sábado, 20 de maio de 2023

Incompreensível! Festas da Cidade da Figueira da Foz “perdem” a Festa da Sardinha! O que não “lembrava ao diabo, lembrou a alguém”! Mas como vem o Toy... pode ser brincadeira!

Com um cartaz e programação adequada, a programação das Festa da Cidade / S. João da Figueira da Foz consegue “borrar a pintura” com a mudança da típica Festa da Sardinha para o lado de lá do rio, para o Portinho da Gala em... S. Pedro!

Ora estas são as Festas da Cidade da Figueira da Foz, cujos festejos de S. João se comemoram desde os finais do século XIX, tendo sido deliberado em 1929 que, e devido a isso, o dia de S. João se passasse a assinalar a 24 de junho, data do seu nascimento, passando a ser o feriado municipal da Figueira da Foz – cidade! Assim, é incompreensível que nestas Festas da Cidade da Figueira da Foz 2023 a sua Festa da Sardinha se vá realizar... noutra freguesia, em S. Pedro, ainda por cima com os seus próprios festejos bem organizados e recheados de agradáveis tasquinhas já com muita sardinhada e com o seu Santo do mesmo nome: S. Pedro!

E logo numa altura em que a Ponte Edgar Cardoso se encontra em obras e, consequentemente, com vários condicionamentos para a circulação automóvel!

Com tantos sítios na nossa cidade adequados para a sua realização, esta é uma decisão muito lamentada pelos figueirenses.

A concentração das Harley-Davidson junto ao Forte de Santa Catarina prevista para o mesmo fim de semana coexistiria perfeitamente com a Festa da Sardinha junto ao Meeting-Point (local onde se realizou no ano passado) e até se complementariam! Ou então saber conversar e reformular a sua realização no Coliseu Figueirense!

….........................................

Para além desta desconsideração, são anunciadas as atuações de Miguel Araújo e Toy, e a banda 'Os Quatro e Meia' para a noite de S. João a 23 de junho, que eram cabeça de cartaz para a última passagem de ano mas que as condições meteorológicas adversas fizeram cancelar.

Todo o restante programa consta do cartaz, esperando que mais nenhuma dos eventos apresentados vá parar, por exemplo... à Cochinchina!

12 comentários:

Anónimo disse...

“Descentralização de festas” será o conceito que vão apresentar na defesa. Pena é que, neste caso, seja da inteligência.

Anónimo disse...

Espero que não se lembrem de mudar o rio Mondego para as abadias

Anónimo disse...

Acho muito bem também sou a favor da descentralização proponho desde já que a benção do mar passe para Maiorca que a festa de S.Pedro passe da gala para Moinhos da Gandara e que a festa de S.Martinho passe de Tavarede para a borda do campo.

Anónimo disse...

Apoio e sugiro mais que o carnaval passe para os carritos

Henrique disse...

Se o quiserem fazer no outro bairro, então que façam mais um, mas que mantenham o actual. Podem trazer um rali mundial, podem trazer um evento europeu de ciclismo, podem reunir centenas de harleys e enduros, mas não podem manter este festival tradicional e muito mais fácil de organizar? Além disso, este ano a quota de sardinhas foi aumentada. Mais uma razão. Muitas pessoas não têm carro. Muitas pessoas mais velhas não têm transporte próprio e adoram essa festa. Nem os ralis, nem o enduro, nem as harleys, nem o ciclismo são importantes aqui. Eu apoio-os, mas apoio mais, mil vezes mais, o que é verdadeiramente local. Perguntem às pessoas que estiveram aqui toda a vida qual é a festa que preferem.

Bruno Miguel disse...

Carnaval pode ser na figueira está visto que palhaços ursos e macacos ha lá muitos ... Relação a sardinha mudar para a gala é o que é .. não fica assim muito longe .. a sardinha até já está deste lado... Os Figueirinhas que dizem que isto é longe só mostra o alcance cerebral deles .. é pena mas é típico das mentalidades

Anónimo disse...

a pessoa das 19;08 tem razão mas o que diriam desse lado se alguém se lembrasse de deslocar a festa de São Pedro para a Figueira da Foz era fixe meu.

Anónimo disse...

Em 2014 cancelaram 1 festival no cabedelo porque era barulho a mais para a figueira... Tentem o mesmo desta vez liguem ao professor pode ser que ele ainda vos faça o jeitinho outra vez

Anónimo disse...

Calma que segundo disse alguém com responsabilidade isto é a descentralização por isso malta quem sabe se para o ano a festa não é na borda do campo?

Anónimo disse...

“Quem quer festa, sua-lhe a testa”, diz o ditado. Ou seja, querem festa noutro local então tomem a iniciativa, organizem. A feira do Pirata também passou a ser feita em Buarcos e o resultado foi um sucesso! Pensamento largo e não redutor, não vamos a lado nenhum com estas discussões paroquiais.

Anónimo disse...

Pois é tudo o que e para o lado sul e que dá polémica porque se fosse para Buarcos estava tudo bem é não adianta falar mais nada agora até há um barco.

Anónimo disse...

Não percebo tanta indignação.
Este ano é sem dúvida alguma, o ano ideal para deslocar eventos para a margem sul.
Claro, com a ponte a menos de 50% durante o dia e totalmente encerrada depois das 20:30... claro que sim, estão reunidas as condições para um sucesso total.
Será que os organizadores querem mesmo afluência a este evento?
Não passamos mesmo da miséria.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------