A ponte, o rio >>> e a remoção do telhado de amianto da antiga Fábrica do Gelo que servia o mercado!
Nesta foto - de autoria do nosso leitor J.A.C. e tirada há cerca de uma semana - é retratada a ponte e o rio Mondego, e na qual é possível ver-se também as obras que decorreram durante dois ou três dias no “esventrado” interior da antiga Fábrica do Gelo da Figueira da Foz.A chamada Casa Frigorífico ou Fábrica do Gelo, destinada para o serviço público mas essencialmente para manter os produtos do Mercado Eng. Silva frescos e nas melhores condições até serem vendidos, foi inaugurada em 1948.
Recorde-se que, à data, os frigoríficos caseiros eram raros, só as famílias mais abastadas os tinham. Só se começaram a expandir nos finais da década de 50. E a Casa Frigorífico (foto ao lado) chegou a produzir 12 mil quilos de gelo por dia!
Esta recente movimentação de maquinaria no interior do decrépito edifício terá sido para a retirada de parte do telhado de amianto que ainda não tinha caído por si. E a foto mostra, em baixo do lado esquerdo, o portão que fazia a ligação ao mercado e que desembocava no local onde hoje se situam os sanitárias!
Já agora, veja o historial da Casa Frigorífico ou Fábrica de Gelo AQUI.
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário