domingo, 3 de setembro de 2023

'Acabou de morrer em um acidente' -A nova fraude já corre pelos murais de muitos utilizadores do Facebook na Figueira da Foz!

As mensagens têm surgido nas páginas dos utilizadores da maior rede social do mundo.
As fraudes das redes sociais continuam a aumentar. Depois das burlas pelo WhatsApp ("Olá, mãe"), surge um novo tipo de tentativa de fraude, desta feita na maior rede social do mundo, o Facebook.

No perfil das vítimas surge uma publicação onde se lê "Acabou de morrer em um acidente", seguido de uma hiperligação, como pode ver na imagem no mural do Facebook de uma “facebookiana” figueirense. O objetivo é levar as pessoas a clicar nessa hiperligação, sendo que muitas vezes são identificadas dezenas de pessoas na publicação, para que a mesma chegue a mais pessoas. Outra modalidade também utilizada é enviar a mesma mensagem, mas utilizando a opção de mensagens privadas (através do Messenger).

A hiperligação utilizada assemelha-se a um link noticioso, o que acrescenta ainda mais credibilidade ao esquema. E quando a pessoa clica no mesmo, é reencaminhado para uma página onde se pede que introduza o seu nome de utilizador e password, no que parece ser uma página do Facebook. É aqui que está o esquema, já que depois de introduzir os dados, os mesmos são enviados para o autor do esquema que altera as credenciais de entrada e utiliza a conta para enviar a mesma mensagem a mais pessoas.

Dados de contas de Facebook são bastante valiosas já que as pessoas partilham dados como passwords, emails, números de telefones e listas de contactos. Estes dados podem depois ser vendidos na dark web.

A fraude em questão é um esquema de phishing que tem como objetivo roubar as informações das contas de Facebook ou então instalar vírus no computador do utilizador.

(N.R. = Assim, se encontrar uma mensagem destas no seu mural do Facebook ou enviada pelo messenger, faça o óbvio: Não a abra e apague-a imediatamente!)

(Foto nossa - Extrato de notícia compilada da Revista Sábado que pode ler na integra AQUI)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------