quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Esplanada para todos – figueirenses e turistas - precisa toda de reparação!

A esplanada Silva Guimarães é, todos o sabemos, um dos locais mais movimentados e apreciados da cidade!
Não só pelo seu desafogo e ar puro, como também pela sua soberba vista de 180º, que abarca desde a zona sul do concelho, à foz do Mondego, forte, espelho de água, parque de diversões “das gaivotas”, o oceano Atlântico, as praias da Claridade e de Buarcos, a Serra da Boa viagem... e aquele incomparável céu azul, por vezes mesclado de nuvens, que só existe na Figueira da Foz!Mas... (há sempre uns mas...) para além das idílicas vistas e no que diz a questões mais palpáveis, é possível constatar-se que (1) a estrutura que indica “Figueira da Foz, para todos” está a necessitar de alguma manutenção e pintura;

Por sua vez o seu piso, que foi colocado precisamente há 20 anos, em 2003, revelou-se desde o seu início de muito fraca qualidade, feito de uma qualquer matéria tão esponjosa que, com tal, absorve e embebe toda a sujidade (2) que depois fica entranhada e se torna difícil de sair!

Piso cujas lajes se estão a desunir e a partir nalguns locais (3 e 4) tornando-o irregular.

Conjunto de situações às quais se juntam os bancos de madeira a necessitar de pintura e talvez mesmo substituição por outros mais adequados e resistentes, algumas grelhas soltas, e a falta de papeleiras.

Em suma, e resumindo e concluindo: Então agora que se fala tanto em turismo - que até tem um bem organizado Posto de Turismo na Esplanada - e em cativar os turistas, só falta mesmo arranjar e alindar este espaço... turístico!

2 comentários:

Anónimo disse...

Passem pela rua Direita do Monte!

Anónimo disse...

O problema é muito bem colocado. Na verdade, a “sala de visitas” da Figueira é muito pobre. Em mobiliário urbano e em manutenção ( limpeza e chão). E ainda outro factor: o estacionamento livre de automóveis. Um figueirense já aqui chamou a atenção para a falta de manutenção da pintura “Alma”. Também já aqui lo que um corrimão central nas escadas para a zona da praia seriam um apoio a famílias com filhos menores e idosos. Tudo boas ideias. Mas, quem permitiu que na praça Ledesma se transformasse num parque de estacionamento durante Agosto? Há que melhorar os equipamentos e a imagem da cidade. O texto deste blog é um bom contributo.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------