Óculos realidade virtual e 5G deram a tetraplégico da Figueira da Foz a sensação e emoções de voltar a escalar uma Serra!
“Este momento fez-me sorrir muito. Penso que foi a experiência que mais me aproximou de escalar novamente, foi mesmo como se eu estivesse lá”, partilhou João Sousa, tetraplégico há sete anos.
Praticante de escalada desde criança, João Sousa evoluiu nesta modalidade até à alta competição e seguiu esta vocação também no ramo profissional.
Desta paixão ficaram muitos amigos e memórias, reavivadas no fim de semana, através de óculos de realidade virtual com visão 360 graus e a tecnologia 5G da Nos.
Marco Cunha, João Évora e Sérgio Sá foram os três escaladores experientes e parceiros do João Sousa que, devidamente equipados, percorrerem a via número 24 do Penedo da Meadinha, na Serra da Peneda, transmitindo o percurso em tempo real.
A 270 km de distância desse local, no Pavilhão Desportivo onde habitualmente treinava, no Paião, João Sousa acompanhou a subida dos amigos, com som e imagem, numa experiência “muito próxima da realidade”...
(Extrato de notícia de Life Style Sapo – Ilustração nossa e foto do Facebook de João Sousa)
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1 comentário:
Notícia que nos toca e fantástica
aplicação da ciência. Parabéns!
Enviar um comentário