A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, leva a efeito uma campanha de prevenção do cancro da mama e do cancro da próstata, de outubro a dezembro, que integra os movimentos “Outubro Rosa – cancro da mama” e “Novembro Azul – cancro da próstata”.
O movimento “Outubro Rosa” tem o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. A cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.O mês de “Novembro Azul” pretende alertar e consciencializar para a saúde do homem, muito em especial, a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da próstata que é uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta e assintomática, na qual o aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada. Detetá-lo numa fase precoce é essencial.
Assim e com a finalidade de a todos consciencializar para a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da mama e da próstata, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz pintou uma das suas viaturas administrativas integralmente de rosa e de azul, metade de cada cor, e vai colocá-la, todos os dias, em lugares estratégicos do concelho, na cidade e em todas as freguesias, como forma de chamar a atenção e alertar para a importância da prevenção.
A viatura e o início da campanha foram apresentadas na manhã de hoje na Praça da Europa.
Presentes na apresentação estiveram Lídio Lopes presidente da AHBVFF, ladeado por Rosa Batista presidente da Freguesia de Buarcos e S. Julião, pela vereadora Olga Brás e vereador Rcardo Silva, pelo diretor da LPCC Acácio Marcelo, e por Milú Palaio tesoureira dos BVFF.
Sem comentários:
Enviar um comentário