sábado, 20 de abril de 2024

Piscina Mar vai reabrir já este verão e Grande Hotel da Figueira agora Vila Galé abriu esta semana!

A “novidade” da reabertura da Piscina Mar já este verão foi adiantada este sábado pelo Diário As Beiras, citando declarações de Santana Lopes. O jornal acrescenta:

 “O equipamento municipal está encerrado desde o anterior mandato autárquico.À margem da reabertura da piscina-mar, decorrem conversações entre o município e o Grupo Vila Galé tendo em vista o privado assumir a explorações do imóvel municipal.

Se houver acordo, o privado deverá aumentar a zona de alojamento. Por seu lado, a piscina passará a complementar a oferta do antigo Grande Hotel da Figueira da Foz, agora explorado sob a insígnia Vila Galé.

Contudo, o equipamento continuará a estar aberto ao público, afiançou Santana Lopes.”

….............................................

Já o Grande Hotel da Figueira, agora gerido pelo grupo hoteleiro Vila Galé, foi reinaugurado esta segunda-feira, com a designação de Vila Galé Collection Figueira da Foz.

Com 102 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior e Satsanga Spa & Wellness, trata-se um imóvel histórico, ex-libris da Figueira da Foz pela sua forte presença arquitetónica e estética pós-modernista dos anos 50. Assinado pelo arquiteto Inácio Peres Fernandes e com pinturas de Thomaz de Mello e outros artistas, foi inaugurado em junho de 1953 como Grande Hotel da Figueira e está classificado como imóvel de interesse público desde 2002.

9 comentários:

Anónimo disse...

Três observações: primeiro, é bom para a Figueira o grande hotel continuar a ser uma referência; segundo, questiono porque desapareceu a designação “Grande Hotel da Figueira” por cima da entrada principal?; terceiro, vamos ter piscina aberta ao público, mas com preços acessíveis ou só para “convidados”?

Anónimo disse...

Não posso acreditar que tiraram o lettering do hotel? Mas este edifício não era suposto ser de interesse público? O lettering “Grande hotel da Figueira…” fazia parte da arquitetura do edifício!!! Não se compreende, só sabem estragar!!!

Anónimo disse...

Hoje, fui ver se era verdade. E desapareceram as letras “Grande Hotel da Figueira”. No seu lugar colocaram vasos com flores. Inacreditável. Tanta conversa com a manutenção do estilo e traça do hotel e vai logo apagar o “lettering” que sempre identificou o edifício. Vergonha, Vila Galé e CM, que aprovou esta falha.

Anónimo disse...

Tenho que passar por lá. Só vendo. Vasos?

Anónimo disse...

Os comentários chamara-me a atenção e também por lá passei. Realmente não cabe na cabeça de ninguém retirar uma referência histórica do edifício. E foi aprovado! A vila galé não perde a sua identidade comercial por manter as letras. O hotel Astoria de Coimbra pode ser comprado por um milionário e será sempre o Hotel Astoria. É uma falta de respeito pela Figueira terem apagado o “Grande Hotel da Figueira”. E gostava de ver mais gente a falar sobre isto.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com os anteriores comentários!!! Porquê tirar o nome de Grande Hotel da Figueira???!!!

Anónimo disse...

As letras já devem estar no sucateiro. O hotel é da figueira. Merecia melhor.

Anónimo disse...

Diz a notícia que o edifício é de interesse público desde 2002. E pelo que li nos comentários está “bem protegido”.

Anónimo disse...

O que por aqui vai só demonstra que o passado, a história, a memória, na Figueira da Foz é um ar. O “Grande Hotel da Figueira” é apagado e as feiras medievais podiam ser feitas na lota, sei lá!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------