domingo, 26 de maio de 2024

José Ledesmo Criado faria hoje 90 anos >> o poeta salamantino manteve relação profunda com a Figueira da Foz!

O espanhol José Ledesma Criado (1926 - 2005) faria hoje 98 anos se fosse vivo! Natural de Salamanca onde foi professor universitário e advogado, publicou mais de duas dezenas de livros de poesia ao longo da vida. Teve casa de férias na Figueira da Foz desde 1962, onde vinha frequentemente e onde frequentava tertúlias culturais e convivia com os amigos.Alguns dos seus poemas têm como tema o mar, a praia e a vida cosmopolita da cidade.

João Pedrosa Russo, que lembrou a data nas redes sociais, refere a dado passo do seu escrito: “Orgulho-me de ter convivido bastas vezes com ele e sua mulher Pilar”!

….........................................
A Figueira da Foz tem uma praceta com o seu nom, ao sul da Esplanada Silva Guimarães, e onde se encontra um memorial sobre a sua vida. Na inauguração do mural (16 de agosto de 2012) da autoria do seu filho o artista plástico Fernando Ledesma, este referiu que “...utilizei elementos que recriam o imaginário e as paixões de meu Pai”, tendo o então presidente da Câmara, João Ataíde, referido-se a esta homenagem como “um agradecimento da cidade”.

José Ledesma Criado adorava a cidade, que retribuía com o bem receber e de braços abertos este autêntico “embaixador cultural da comunidade espanhola”!

2 comentários:

Regina Traveira disse...

Grande amigo da cidade e grande amigo da minha família.No próximo dia 23 de junho será a data do centésimo aniversário (1924-2021)de seu amigo e companheiro de letras Raúl Esteves Traveira,meu sogro,homem de saber imenso,Figueirense discreto, que tanto amava a sua cidade.
Homens que partiram mas que pelo seu saber e humildade,ficarão para sempre na memória,dos que com eles tiveram a felicidade de privar!!!!

Anónimo disse...

Grande amigo da cidade. Merecido elogio. Mas há os esquecidos, dois exemplos, Carlos Carranca e Joaquim Namorado. Este, até já deu o nome a um prémio literário da cidade. Quem o terminou?

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------