Vem aí a sardinha fresca e prateada da nossa costa!
Esta quinta-feira dia 2 de maio tem início a tão aguardada safra da sardinha.
Mas com alguns limites diários, sendo que o valor máximo de descargas com arte do cerco pela frota portuguesa, para este ano, está fixado em 29.560 toneladas, anunciou o Governo. Que determinou também alguns limites diários para a descarga e venda de sardinhas.
Para embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros, o limite é de 2700 quilogramas (kg) ou 120 cabazes, quando aplicável. As embarcações com comprimento superior a nove metros e inferior a 16 metros têm, por sua vez, um limite de 6750 kg ou 300 cabazes. E nos feriados nacionais é proibida a captura, manutenção a bordo, descarga ou venda de sardinha. (JN)
A este propósito, o armador figueirense António Lé escreveu no seu mural do Facebook:
“Neste dia 2 começa a tão aguardada safra da sardinha.
Há uma ansiedade na lota. Logo mais homens daqui e dali juntam-se para receber ordens que os levarão ao mar imenso, onde depositarão fé e sabedoria nas redes que hão-de lançar.
Depois, bem, depois é vê-los irromper barra adentro, recebidos por dezenas e dezenas de gaivotas - como que adivinhando boa pescaria - onde finalmente irão descarregar o tão desejado peixe, a sardinha, embaixadora das nossas gentes.
Amanhã começa toda uma nova vida na lota da nossa terra, uma vida que se repete safra após safra, sempre tendo no horizonte o sustento de tantas e tantas famílias. Amanhã, é ver pescadores, pessoal da descarga e vendedores e compradores num corropio que - se Deus o permitir - se vai repetir por semanas e mais semanas.
Amanhã vamos fazer melhor do que no passado.
Amanhã vamos com tudo...”
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário