sexta-feira, 12 de julho de 2024

Câmara informou que na Figueira da Foz não precisa de gastar dados móveis pois existem vários pontos de wi-fi gratuitos! Pois é, mas devia ter acrescentado “exceto no Mercado”...

Que apesar das várias queixas e alertas continua na mesma com (e sem) a lesma do wi-fi

Na página do Facebook do Município da Figueira da Foz foi publicada há poucos dias a informação que “na cidade não é preciso gastar dados móveis, pois existem vários pontos de wi-fi gratuita que pode utilizar” os quais de seguida enumera:
Paços do Município (abrange a Zona da Praça da Europa e Fonte Luminosa), Torre do Relógio (abrange a Esplanada Silva Guimarães), Casa do Paço (abrange o Largo do Carvão e zona ribeirinha até ao Jardim Municipal), Mercado Municipal Engº Silva, Estruturas TOMI (Zona Sul do Jardim Municipal e Esplanada Silva Guimarães - zona inferior),Núcleo Museológico do Mar (abrange a zona do Largo Maria Jarra), Centro de Artes e Espectáculos, Biblioteca / Museu Municipal e Parque Municipal de Campismo.

O que não é verdade de todo, pois no mercado essa disponibilidade é uma enorme falácia que perdura há vários anos!

Segundo conseguimos apurar junto de comerciantes e meros utentes do Mercado Eng. Silva, a instalação e colocação em funcionamento do wi-fi em outubro de 2019 foi feita com recurso a equipamentos de baixo custo, e daí sempre deu problemas de deficiente e mesmo inexistente captação, como é o caso destes últimos dias, em que o wi-fi não vai nem dá um ai... zero!

Nem o código de acesso ao wi-fi (MFF-Mercado) aparece nos telemóveis ou computadores!

As razões são várias! Note-se que existem 6 pontos de difusão da rede espalhadas pelo amplo espaço, mas depois também o caricato de as três operadoras principais estarem presentes. Chama-se uma delas, resolvem  ou dizem que resolveram um terço da situação (a maioria das vezes nem isso)... e fica tudo na mesma! Ora nós, que não percebemos nada disto – os engenheiros são os “outros” - perguntamos se não seria melhor entregar a gestão de espalhar o “sinal” a uma só operadora, com a óbvia exigência de haver resultados mais palpáveis, ou seja de wi-fi mesmo a sério e para todos!

Os utentes querem consultar e comparar preços, ou outras situações, e não conseguem! Os comerciantes querem enviar ou receber aquele email importante, ou enviar um ficheiro com urgência, mas “nickles”!...

Portanto o melhor é mesmo não dizer "que há o que não há" e estar a dar informações incorretas.

Ou então mandar corrigir o que está mal e do qual todas as entidades responsáveis têm sido constantemente informadas ao logo dos anos, mas que vão soprando o wi-fi para o lado!

Sem comentários:

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