quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Depois da Sapataria Ritinha há 8 anos encerrou há oito meses a Drogaria Mondego deixando a Praça Velha com menos história!

Desde o início dos anos 60 que, quer a Sapataria Ritinha quer a Drogaria Mondego, abriram portas naquele lugar da Praça Velha, mais concretamente no Largo Luis de Camões, na Figueira da Foz.
A sapataria tornou-se conhecida no seu início, quer ela apresentação do espaço, pelo atendimento, e sobretudo pela adequada e apreciada simplicidade do calçado que disponibilizava, sem grandes “invenções” ou “modernices”. Eram “só” sapatos... e eram do agrado de todos e estavam sempre na moda!

A designação da loja deveu-se à primeira proprietária, de nome Rita, que era uma senhora de pequena estatura, e daí...

Depois do seu falecimento, na década de 70, a funcionária Fernanda continuou com o negócio, até ao encerramento do conhecido espaço há cerca de 8 anos.

Quanto à Drogaria Mondego, também aberta na mesma altura e, curiosamente, irmanadas no mesmo lugar da Praça, passou por três gerações.

Quem abriu a loja foi um comerciante conhecido como sr. Angelo. Alguns anos depois a gerência passou para o sr. Humberto, que esteve à frente do negócio até 1995, ano em que veio a falecer devido a doença.

Neste mesmo ano tomou conta do negócio Horácio Rangel, até então funcionário da Farmácia Garcia, como, aliás, também o tinha sido o sr. Humberto! A Drogaria Mondego subsistiu depois quase 30 anos. Tendo encerrado no final de 2023.

Agora despojadas de tudo, de interior vazio, restam as paredes para fazer recordar um passado recente, saudoso e recheado de tradições, como o facto de só se encontrarem aqueles adequados sapatos de cabedal que só a Ritinha tinha, ou de dar “uma” de conversa agradável com o Horácio e até pedir-lhe a opinião de como e com quê tingir aquela velho casaco de cabedal.

Como se costuma dizer, tudo vai avançando, alterando e modificando... e só resta filosofar: “É a vida”!

Ficam as recordações.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------