Eis a planta de como vai ficar o Pátio de Santo António após as obras que decorrem a bom ritmo > as quais irão repor a beleza e harmonia de 1948!
As obras no Pátio de Santo António arrancaram ainda na primeira quinzena de junho.
No momento, dois meses depois, é notório que as obras decorrem a bom ritmo e bem avançadas dentro do prazo de execução de nove meses, referindo-se que há mesmo a previsão de virem a ser finalizadas antes daquele prazo.De notar que já foram realizados até agora muitos trabalhos de subsolo, com a mudança / substituição / instalação de esgotos, cabos, tubagens e etc, sempre com as obras na superfície a decorrerem, sem atrasos nem quaisquer outros impedimentos.
Na altura da assinatura do Auto de Consignação de execução dos trabalhos que constituem a empreitada de “Intervenção Regularização no Cruzamento do Topo Leste na Av. Joaquim de Carvalho e Requalificação do Pátio de Stº António”, adjudicada à firma Gratuitema SA pelo valor de 385.745, 93€ mais IVA com um prazo de execução de nove meses, o provedor da Misericórdia Obra da Figueira, Joaquim de Sousa, quis sublinhar que “esta empreitada vem resolver um problema que tem 76 anos e que teve origem em 1948, ano em que a Câmara da altura resolveu substituir o layout do Pátio que condizia com a fachada da Igreja, a fachada mais antiga da Figueira da Foz (1524)”.
Já o presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, referiu que esta intervenção “visa ultrapassar o desleixo e abandono em que está há muitos anos. Há décadas que o Largo Silva Soares (Largo de Santo António / Misericórdia Obra da Figueira) aguarda por um arranjo urbanístico bem como da substituição de todo aquele muro que mais parece uma fortaleza, e que regresse à beleza e simplicidade do que existiu até ao final dos anos 40!”
Quanto ao espaço e passeio lateral ao muro do antigo terminal de camionagem - e futuro local do Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz – onde estavam três árvores que foram derrubadas, duas das quais visivelmente deterioradas, vão passar para o dobro, ou seja, vão ser plantadas seis (do tipo I).
E em frente à entrada do Lar, no Largo de Santo António, onde se encontrava o freixo, árvore centenária, também dobra, ou seja, vão ser plantadas duas árvores (identificadas como do tipo II).
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
2 comentários:
Se ficar como dizem dou o meu aval!
O Provedor, Dr Joaquim Sousa, não brinca em serviço. Tem alma figueirense!
Enviar um comentário