segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Grande entrevista de Pedro Santana Lopes ao Diário As Beiras - destaques - Acho que faz sentido recandidatar-me... mas não tenho a certeza se vai ser possível!

*Há três meses, o meu sentimento era diferente, mas agora estou mais tranquilo e satisfeito em relação ao desenvolvimento do concelho, àquilo que está feito neste mandato, para cumprir aquilo a que me comprometi. Acho que o essencial, que é muito, está em curso, e a questão é tornar-se irreversível...

*A Figueira tem muita coisa muito bonita e muita coisa única. Tem condições extraordinárias, [mas] o sentimento de inveja em Portugal é forte, e não se aplica apenas às pessoas. Nunca me esqueço de quando tiraram daqui a [sede] da Região de Turismo do Centro com a conivência de pessoas da Figueira...

*Há muitas pessoas da Figueira que, para fazerem parte das constelações de poder, não estou a dizer que o fazem deliberadamente, prejudicam a Figueira, ao participarem em determinados tipos de situações!

*Não foi só na década de 1960 que a Figueira deixou de ser a Rainha das Praias de Portugal, com o emergir do Algarve. A Figueira já teve [duas] universidades privadas, e deixou de as ter. Não agarrou essas oportunidades. Se as universidades foram embora, por alguma razão foi...

*A Figueira vive com estes dramas, permanentemente, de querer ser o que já foi ou de querer ser o que não é e esquecer-se de trabalhar o presente naquilo que tem à sua mão!

*O problema da Figueira (…/...) são aqueles que se julgam donos disto tudo e julgam que podem decidir sobre aquilo que é da comunidade nos termos que eles consideram que é o mais adequado, muitas vezes não se importando com os deveres de quem é eleito para decidir (…/...) aqueles que têm a mania que nasceram ungidos de algo especial e que podem mais do que os outros... que têm um certo tipo de poder, ou que já tiveram!

Acho que faz sentido recandidatar-me... mas não tenho a certeza se vai ser possível. O mundo, hoje em dia, está tão agitado que não fazemos ideia do que vai acontecer amanhã...

(Extratos da entrevista do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, dr. Pedro Santana Lopes, ao Diário As Beiras, que pode ser lida completa nas suas edições impressa e digital de hoje dia 05/08/2024)

8 comentários:

Anónimo disse...

Serei candidato? Naturalmente que sim! Ganharei com maioria? Claramente que sim! Levo de arrasto o PPD que o resto (oposição) esta moribunda. Universidade, piscina, etc e tal… pois, mas afrontar os tais “donos da Figueira” é só conversa. Onde estão as letras “Grande Hotel da Figueira”? (por exemplo)

Anónimo disse...

Oh meus... E a darem lhe com a porra das letras do " Grande Hotel" sinceramente as pessoas têm é falta do que fazer!!!

Anónimo disse...

“Porra” para a história desta terra? Sinceramente.

Anónimo disse...

O Dr Santana é um exímio comunicador. Mas, quando olhamos à lupa, questionamos: areia que vai ser colocadas Sul. Muito bem. Mas, voltamos a dar milhões ao negócio da draga e das areias. Os tais poderosos, não é? Entretanto, a solução do grupo SOS Cabedelo vai para a gaveta. Ainda, a questão das letras do hotel não é uma birra. Eu, sou figueirense ha 70 anos e o grupo vila galé chegou há um ano. Quem chega deve um sinal de Respeito pela Figueira. E, por isso concordo com os que aqui têm escrito na defesa dessa reposição.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a resposta do anónimo!

Anónimo disse...

Dar tal relevância a uma simples designação de um empreendimento hoteleiro, e a mobilização que gera em algumas pessoas, até quase que nos leva a crer, que a cidade não se desenvolve por esse "grave lapso" !!
Seria interessante, digo eu, preocuparem-se com "assuntos" que, efetivamente, contribuíam para o desenvolvimento da cidade, e, não menos importante, do Concelho.

Anónimo disse...

O comentário peca por injusto. E pergunto: se alterassem o Mercado Municipal, o Touril ou o Palácio Sotto Mayor o comentador ficaria indiferente? Como uma pessoa aqui escreveu ( subscrevo) não é uma birra, é História, é Património, é sentir a sua terra.

Anónimo disse...

Desculpem ser bruto e directo: algum figueirense gosta de ver o seu hotel com vasos no lugar onde sempre esteve “Grande Hotel da Figueira”? Respondam!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------