quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Aviões Canadair abasteceram na foz do Mondego > Já há falsos peditórios > São 74 os detidas por crimes de incêndios florestais > E cancelados eventos da elevação da Figueira da Foz a cidade!

Quatro aviões Canadair abasteceram ao início da tarde de hoje no Rio Mondego na Figueira da Foz, despertando a atenção e a curiosidade de quem assistiu.Segundo testemunhos, vinham do sul, e depois de abastecerem seguiram rumo ao norte do país!
Apesar dos fogos mais graves terem hoje diminuído de intensidade, mantém-se a situação de risco elevado nas próximas 48 horas.

No total e até agora foram registadas 150 vítimas, entre elas 12 feridos graves, cinco vítimas mortais, 65 ligeiros feridos ligeiros e 68 assistidos.

Segundo a Proteção Civil, há neste momento 59 pessoas (11 em Águeda, 15 em Carregal do Sal e 33 em Castro Daire) temporariamente desalojadas devido aos incêndios.
PEDITÓRIOS FALSOS

Os Bombeiros de Leça de Balio, em Matosinhos, no distrito do Porto, alertaram hoje para um falso peditório que está a ser feito em nome da associação, salientando que "nada têm a ver" com aquele apelo. 

UMA PÁGINA DO NOTÍCIAS DE COIMBRA

O conceituado diário online Notícias de Coimbra tem acompanhado a preceito a situação dos intensos fogos, em especial os ocorridos na zona centro do País.

Repare-se numa das suas páginas que aqui republicamos: a ser verdade, o que fazer a estes tipos!? Onde é revelado que “setenta e quatro pessoas estão atualmente presas ou detidas em prisões do país à ordem de processos por crimes de incêndios florestais”, segundo informou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

E no qual também é possível ver-se um vídeo, publicado por “Fenix – Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil”, com os Canadair a abastecer na foz do Rio Mondego – VER AQUI.

….......................

CANCELADAS COMEMORAÇÕES DA ELEVAÇÃO DA FIGUEIRA DA FOZ A CIDADE

"O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, informa que, tendo em conta o estado de calamidade decretado pelo Governo para as zonas afetadas pelos incêndios que assolam as regiões Centro e Norte de Portugal Continental e por uma questão de solidariedade e respeito para com todos os agentes de proteção civil presentes no teatro de operações, bem como para com as populações afetadas, familiares e amigos dos bombeiros e outras pessoas que perderam a vida, decidiu, em consonância com o restante executivo municipal, cancelar todo o programa comemorativo do 142º aniversário de elevação da Figueira da Foz a Cidade, que iria ter lugar sexta-feira, dia 20 de setembro.

Aos Figueirenses, Pedro Santana Lopes, deixa um pedido: que todos e cada um pensemos no significado desta data de elevação da Figueira da Foz a cidade, como um marco e uma marca na história da Figueira da Foz e do seu caminho de desenvolvimento, crescimento e afirmação, no contexto regional, nacional e internacional que todos temos o dever de prosseguir e fortalecer."

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------