A militar figueirense da Força Aérea Portuguesa Ana Baltazar nascida em Tavarede é a primeira mulher Oficial promovida ao posto de Major-General das Forças Armadas Portuguesas!
A Força Aérea deu a conhecer em comunicado a promoção, esta segunda-feira dia 21 de outubro, da primeira mulher Oficial ao posto de Major-General das Forças Armadas Portuguesas.
A cerimónia, que decorreu no Estado-Maior da Força Aérea, foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, representando mais um ato histórico na Instituição militar ao ser promovida ao posto de Major-General a Engenheira Aeronáutica Ana Baltazar.A Major-General Ana Baltazar ingressou no quadro permanente da Força Aérea em 1991 na especialidade de Engenharia Aeronáutica. Ao longo da carreira desempenhou diversas funções com destaque a docência na Academia da Força Aérea, as funções de representante do Comando da Logística da Força Aérea na OGMA, Adida de Defesa em Berlim e a de Subdiretora da Direção-Geral de Política da Defesa Nacional, cargo que exerce atualmente.
A Força Aérea foi o primeiro ramo a incorporar mulheres nas suas fileiras, tendo atualmente uma representação de 21% de militares do género feminino no efetivo, a percentagem mais alta das Forças Armadas.
Por sua vez o Diário As Beiras acrescenta na sua edição de hoje que Ana Baltazar é filha de Simões Baltazar, ex-presidente da Junta de Tavarede e controlador de tráfego aéreo na Base Aérea de Monte Real na reforma. Foi o controlador do voo do avião que o Papa Paulo VI utilizou na sua visita a Fátima no dia 13 de maio 1967.
Simões Baltazar, em declarações ao jornal, reconheceu que as histórias contadas por ele e pelos antigos camaradas militares acabaram por influenciar a escolha da filha pela carreira militar.Simões Baltazar também escreveu na sua página do Facebook: “Hoje é dos dias mais felizes da minha vida... a minha filha Ana Baltazar e o meu genro João Nogueira foram promovidos a Majores Generais Engenheiros Aeronáuticos da Força Aérea Portuguesa... sendo que a minha filha é a primeira mulher Major General das Forças Armadas Portuguesas”!
E Ana Baltazar publicou ontem igualmente naquela rede social: “Que hoje foi um dia importante para mim e para os “vários” meus. Os anos passaram… pareceu rápido… às vezes pareceu difícil… às vezes não é fácil… mas estamos cá e estamos a querer estar. E estamos a dar tudo. Estamos sempre. E até é fácil quando se gosta. Quando se quer. Continuemos...”
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário