domingo, 13 de outubro de 2024

Já cheira às quentes e quase boas (e caras) por aí >> a reafirmar que é outono!

Em geral as castanhas costumam aparecer no mês de outubro, ainda que o mês que lhe está associado é novembro, quando se celebra a lenda de São Martinho no dia 11, altura em que se diz que está no “Verão de São Martinho”.

A história tem origem num soldado romano que neste dia dum ano bem distante partilhou a sua capa com dois mendigos durante um dia frio. Diz-se que, em agradecimento, o sol brilhou mais intensamente, proporcionando um dia quente e agradável, conhecido como "Verão de São Martinho".

Pela Figueira da Foz e Buarcos algum cheiro já se faz sentir. Verdade que ainda é “mais fumaça” que cheiro, e o preço ainda se situa nos 3 euros a dúzia! Nada de admirar, ao princípio é sempre assim! Daqui a mais uns dias já cheirará mesmo a castanhas assadas para acompanhar de uma boa jeropiga ou água-pé, conforme os gostos! E claro, o preço irá descer até aos 2,50€ e depois 2€...

Para já e para saciar o desejo, se hoje à tarde passou pelo Teimoso lá terá encontrado a D. Adelaide, a apresentar aquela imagem típica do fumo das castanhas a serem assadas no fogareiro dos tradicionais e apropriados carrinhos!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------