População organizou manifestação exigindo o encerramento de suinicultura em Carvalhais de Lavos e até Santana Lopes marcou presença!
Dezenas de pessoas exigiram o encerramento de uma exploração agropecuária no concelho da Figueira da Foz por motivos ambientais e de salubridade numa manifestação que contou com o apoio do presidente da Câmara.
A população de Carvalhais de Lavos, na freguesia de Lavos, exigiu esta quarta-feira o fecho imediato da suinicultura existente naquela localidade há cerca de 40 anos, que devia ter encerrado a atividade a 21 de agosto.
Em fevereiro, uma comissão decisória envolvendo diversas entidades, entre elas o Município da Figueira da Foz e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, aprovaram o encerramento da unidade, que não foi concretizado após a empresa interpor uma providência cautelar.
“Temos muitas queixas, desde odores fortíssimos, praticamente permanentes, até aos gases e aos efluentes que não são tratados e que vão diretamente para a rede doméstica”, disse à agência Lusa Carlos Quialheiro, que integra a Associação Ambiental de Lavos, que convocou o protesto.
Segundo afirmou, a situação ambiental tem-se agudizado nos últimos 15/20 anos, ao ponto de, atualmente, a população sofrer “um atentado ambiental” com cheiros nauseabundos e contaminação das linhas de água, a que é preciso colocar um ponto final.
O presidente do Município da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, marcou presença no protesto e apelou aos tribunais para olharem para situações como a de Carvalhais de Lavos...
(Extrato compilado de publicação que pode ler completa em Campeão das Províncias)
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário