terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Cargueiro sofreu rombo em rochas e com sinais de adornamento atracou ontem ao fim da tarde no porto comercial da Figueira da Foz >> Trabalhos de reflutuação estabilizaram hoje o navio!

Um cargueiro correu risco de afundamento depois de ter sofrido um rombo no casco após ter ontem chocado com uma rocha perto do porto comercial da Figueira da Foz. O alerta foi dado esta segunda-feira pelas 20 horas.

Segundo declarações ao Diário As Beiras, o comandante da Capitania do Porto da Figueira da Foz, Pedro Cervaens, referiu que “já chegou ao Porto Comercial da Figueira da Foz com o rombo no casco, porque já estava meio adernado quando atracou. Se o rombo acontecesse longe da Figueira da Foz, não teria conseguido chegar a este porto”.
A embarcação transporta quatro mil toneladas de vidro que ainda se encontram no porão, e navegava com 12 tripulantes de nacionalidade turca.

Entretanto e já este fim de tarde a Autoridade Marítima Nacional publicou a seguinte nota:

“A Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, acompanhou os trabalhos de reflutuação de um navio de carga, com bandeira de Barbados que se encontrava no porto da Figueira da Foz a em situação de adornamento.

Na sequência de um alerta recebido pelas 20h00 de dia 2 de dezembro, a informar que um navio atracado no porto da Figueira da Foz estava a adornar, foram de imediato ativados para o local elementos da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, bem como da Administração do Porto (APFF) e dos Bombeiros Sapadores e Voluntários da Figueira da Foz.

Durante a realização dos trabalhos para equilibrar e estabilizar o navio de carga, foi colocada uma barreira de contenção pelos elementos da administração portuária para prevenir eventuais focos de poluição. Foram ainda efetuadas operações de mergulho para identificar focos de entrada de água no navio, tendo sido detetado um rombo no casco.

O armador foi notificado e só poderá rebocar o navio após concluídas as operações.”

(Fotos de autor desconhecido e de CM)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------