Condutores ao engano pagam estacionamento que é gratuito em zonas onde essa cobrança apenas se aplica na época balnear!
Há zonas na Figueira da Foz onde a cobrança de aparcamentos apenas se aplica durante a época balnear. Só que há quem se queixe de falta de informação nesse sentido (n.r. - apesar de indicado nos letreiros como mostra a foto).
Segundo publicação do Diário de Coimbra de ontem assinada pela jornalista Diana Claro, são várias as zonas de estacionamento taxado e de tempo limitado na Figueira da Foz, tendo a seguinte duração: nos dias úteis das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. Só que há exceções e é nestes casos que surgem os sentimentos de “descontentamento” e de “frustração” por parte de quem se apercebe que está a pagar estacionamento que, afinal, é gratuito durante os meses de época baixa.
De acordo com o edital n.º 258/2024, divulgado pela Câmara Municipal a 10 de julho de 2024, estas exceções dizem respeito à Avenida 25 de Abril (190 lugares), à Avenida de Espanha (626 lugares para veículos ligeiros e 96 para pesados), e na zona em frente ao parque de campismo (61 lugares), cuja cobrança só se aplica entre 15 de junho a 15 de setembro.
“Estou na cidade há poucos meses e nem fazia ideia que umas vezes se pagava, outras não… Se vejo que a máquina funciona vou pensar o quê? Que é para pagar, certo?” criticou Fernanda Brandão, revelando que só soube depois de ser alertada por alguém que passava na rua, mas já tinha colocado as moedas no parquímetro. Após comentar o sucedido com pessoas próximas ficou a perceber que, afinal, não foi a única a sentir-se “enganada” e considera que deveria existir mais informação. “Ou a máquina não deveria estar funcionando quando não é para pagar ou deveria ter um aviso lá”, advertiu.
Da mesma opinião partilha Tiago Ribeiro que reside em Leiria e se desloca várias vezes à Figueira da Foz em trabalho. “Tenho o hábito de beber um café quando chego e, mesmo sendo algo por breves instantes, sempre paguei o estacionamento na zona da Avenida 25 de Abril. Só quando me cruzei com um colega é que ele me alertou que não se paga no inverno” comentou, revelando o seu sentimento de “frustração”.
Também um morador local, que não se quis identificar, garantiu que todas as semanas alerta condutores de que o aparcamento não é taxado naquela zona nesta altura do ano. “Não interessa informar as pessoas porque é uma forma de continuarem a encher os bolsos”, julgou. A verdade é que, nestas zonas que são exceção, existe sinalização vertical com a informação de que a taxação só se aplica nos meses referentes à época balnear. Só que esta está apenas no início dos locais de aparcamento taxado e de tempo limitado e refira-se que a placa que está em frente ao hotel Vila Galé Collection nem sequer é bem percetível. Já os parquímetros instalados nestes locais não têm qualquer esclarecimento nesse sentido...
(Foto nossa - Publicação que pode ler completa na edição em papel deste sábado 25 de janeiro do Diário de Coimbra)
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário