domingo, 20 de abril de 2025

Os tais 'degraus' da Avenida 25 de Abril a fazer de lombas 'dão cabo' das colunas vertebrais e as 'tremideiras' que provocam só prejudicam os carros e 'assustam' quem conduz e nada resolvem!

Já todos se aperceberam dos trepidantes e incomodativos “degraus”, apelidados de “lombas”, que foram “arrumadas” para antes e depois de duas passadeiras para peões situadas na Avenida 25 de Abril, uma em frente ao Sweet Atlântic Hotel & Spa, e a outra já perto da Rotunda Prof. Pires de Azevedo (antiga rotunda do Galante).
Começa que, mesmo à velocidade de 30km/hora - fizemos a experiência - e como não são visíveis, o “choque” do contacto dos pneus com estas protuberâncias produzem um inegável mal-estar a quem conduz e a quem segue no carro, e também uma preocupação acrescida se pneus ou amortecedores não ficaram com danos! Quem já ali passou sabe do que aqui se fala e que não há exagero nenhum.

Depois, como só são visíveis já mesmo “em cima”, não há como preparar ali a passagem!

Exemplificamos: Repare-se aquela grande lomba, de um lado e do outro da Avenida do Brasil junto à Rotunda do Pescador em Buarcos. É grande, talvez mesmo a maior do concelho, mas ninguém “refila”! Vê-se ao longe, não é trepidante, é alta mas proporciona transposição suave e tranquila, e cumpre as funções para o fim pelo qual foram ali implantadas: a diminuição de velocidade.

Pressupostos que – nenhum deles – se aplica a estes “degraus” da Av. 25 de Abril!

10 comentários:

Anónimo disse...

Sempre achei as lombas de um modo geral um abuso. Bem sabemos que nem todos comprei as regras de trânsito. Mas não haveria outra maneira de chamar atenção aos mais esquecidos?! A primeira vez que passei por uma lomba, a noite, julguei que tinha atropelado alguém. Parei o carro mais à frente e fartei-me de procurar a possível vítima. Foi um susto Enorme.

Anónimo disse...

Esta situação que se verifica na Avenida 25 de abril é sinceramente uma tristeza para uma grande parte dos Figueirenses. Sendo esta Avenida considerada um dos incons nobres da cidade, perdeu todo o encanto, virou uma entrada de socateiro, ficou sem espaço, a praia da claridade ficou baça.

Anónimo disse...

E agora os ciclistas da prova internacional sprintam na praia? Ah ah ah

Anónimo disse...

Estas coisas que dizem ser lombas não cumprem as normas em vigor. O iluminado que projectou isto deve ser um cromo de todo tamanho. Como é que existem ainda pensamentos destes.

Anónimo disse...

No Largo Padre Arménio Marques, sentido descendente, deviam eliminar os passeios, que a malta que os usa para estacionamento, queixa-se de riscos nas jantes ao subir os ditos.

Anónimo disse...

Vê-se a praia e não os intermináveis estacionamentos.
Aliás acho que se não duplicou os estacionamentos pouco falta. Mas agradar a todos é uma luta quase impossível de se vencer.

Anónimo disse...

Lombas para Buarcos? Ok e muitas. Lombas para os Srs doutores? Nem uma!

Anónimo disse...

A segurança em primeiro lugar!

Anónimo disse...

Vantagem: como todos vão andar devagar, vão ter oportunidade de rever as letras “Grande Hotel da Figueira” !

Anónimo disse...

As lombas não devem de ser de mais de 10 cm ...

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------