Faleceu Filinto Viana notado artista plástico da Figueira da Foz
Filinto Viana nasceu na Figueira da Foz em 1956, tinha 69 anos. A notícia hoje do seu falecimento ecoou pela cidade, de tal modo que ele era dado a amizades e a conviver com quem conhecia. Pintor autodidata, desde a década de 90 que começou por estar representado em diversas exposições.
Muitas têm sido até ao momento as menções e manifestações de pesar nas redes sociais pelo seu falecimento, e as duas associações de arte da cidade, das quais era muito próximo, não deixaram de o recordar:
Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa:
Partiu o nosso Filinto Viana, renomado pintor da Figueira da Foz, amigo e associado da Arte Galego Portuguesa.
Autodidata, começou a pintar depois dos 30 e nunca mais parou. Recebeu orientação de nomes como Michael Barrett e Mário Silva. Criativo, original e apaixonado pela cor, inspirou-se em nomes como Modigliani e Chagall, mas criou sempre com identidade própria. Resultou uma obra marcante e uma presença que vamos sentir falta.
Magenta – Associação dos Artistas pela Arte:
É com profunda tristeza que a Magenta comunica o falecimento de Filinto Viana, artista plástico, sócio e membro fundador da Associação.
A sua dedicação à arte e à cultura local marcou de forma indelével a história da Magenta e de todos os que tiveram o privilégio de partilhar com ele o caminho da criação e da amizade.
A sua partida deixa um vazio, mas também um legado inspirador que permanecerá vivo nas obras, nas memórias e no coração desta associação.
…................................................
O seu corpo encontra-se no Centro Funerário Oliveira a partir das 10h30 de amanhã, segunda-feira dia 07 de julho. As cerimónias fúnebres serão realizadas pelas 14h30 seguindo depois para o cemitério Oriental onde será sepultado.
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário