Tiveram ontem início em Lares as obras da tal nova ponte sobre o Rio Mondego que vai ligar Vila Verde a Alqueidão
Começaram ontem as obras da nova ponte sobre o Rio Mondego no concelho da Figueira da Foz. Os trabalhos iniciaram-se com as terraplanagens, na margem direita, em Lares.
A ponte ligará as duas margens através de Alqueidão e Vila Verde, sul e norte, respetivamente.
A obra custa mais de sete milhões de euros, tendo um prazo de execução estimado em 441 dias.
Duas ações judiciais movidas por um dos concorrentes preteridos no concurso internacional para a construção da ponte, uma providência cautelar e uma ação principal, levou o Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra a suspender o início das obras.
Vários meses depois, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra levantou a suspensão, após o Município da Figueira da Foz ter fornecido documentos que comprovam o cofinanciamento da obra por fundos europeus, o que impede as instâncias judiciais de suspender empreitadas.
Entretanto, o queixoso não recorreu da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra e a empreitada pôde, enfim, começar.
Quando teve a notícia de que as obras podiam avançar, na segunda quinzena de junho, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, celebrou-a nas redes sociais: “Depois de muitos bloqueios, vários concursos, muitas manobras, uma grande alegria: a obra vai começar”, exultou o autarca.
Ontem, para confirmar que as obras começaram mesmo, Santana Lopes deslocou-se a Lares e constatou que, desta vez, a ponte vai começar a materializar-se.
No final daquele mês, Santana Lopes recebia outra boa notícia, desta vez da ministra do Ambiente. Numa sessão pública realizada no salão nobre dos Paços do Concelho da Figueira da Foz, Maria da Graça Carvalho anunciou que a construção da ponte será integralmente financiada pelo Fundo Ambiental, desonerando o município de encargos financeiros...
=Publicação que pode ler completa na edição impressa de hoje do Diário As Beiras=
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário