Cargueiro sem comandos sem leme e à deriva está a navegar a 7 milhas da Figueira da Foz de marcha à ré só para se segurar!
O comandante da capitania da Figueira da Foz, Paulo Salvado Pires, garantiu em conferência de imprensa pelas 16h00 desta segunda-feira, que o cargueiro que se encontra à deriva ao largo da barra da cidade, não corre o "risco significativo" de naufragar.
"O navio encontra-se neste momento a sete milhas a sudoeste da barra do porto da Figueira da Foz, a praticar uma velocidade de dois nós, e neste momento não oferece qualquer perigo, nem para a navegação nem para a guarnição que se encontra a bordo", afirmou.
Embora não possa prosseguir viagem para a Alemanha, o seu destino inicial, o cargueiro "pode continuar a afastar-se da costa e navegar em segurança", acrescentou.
Sobre o perigo de naufrágio do cargueiro, dado o agravamento do estado do mar que está previsto para as próximas horas, o comandante garantiu que "não há um risco significativo, uma vez que o navio consegue posicionar-se de forma a fazer face às condições de mar adversas".
O comandante confirmou que o navio de carga geral Eikborg, de bandeira dos Países Baixos, está sem comandos, sem leme e à deriva, a navegar só para se segurar, de marcha a ré.
Espera por rebocadores, que não existem na Figueira da Foz ou em Aveiro e que terão de se deslocar por isso do porto de Leixões, ou do norte de Espanha, adiantou ainda Paulo Salvado Pires...
(Foto nossa / Extrato de notícia que pode ler completa em RTP Notícias)
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário