terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Depressão Kristin que chega na próxima madrugada vai entrar pela Figueira da Foz e apresenta semelhanças com a tempestade Leslie! Cuidado!

Desde o início deste ano de 2026 que Portugal vem acolhendo depressões atrás de depressões. Primeiro foi a depressão (ou tempestade) Francis, depois a Ingrid, seguiu-se a Joseph, e esta madrugada chega a depressão Kristin, caracterizada por um sistema intenso com forte cavamento (sinónimo de ventos muito fortes) que em termos de impacto e dinâmica atmosférica apresenta semelhanças com a tempestade Leslie (outubro de 2018) embora a evolução final dependa de pequenos ajustes na trajetória e intensidade do sistema nas próximas horas.

As primeiras informações de hoje davam conta de a sua entrada em território nacional se faria numa zona entre a Figueira da Foz e Vila do Conde. No entanto já ao início da noite a previsão era que entrasse “ligeiramente mais a sul”, ou seja, podendo o seu centro entrar de novo pelo concelho da Figueira da Foz com aconteceu com o Leslie!
Segundo o IPMA, esperam-se ventos de grande intensidade em que as rajadas podem chegar até aos 180 quilómetros/hora o que poderá provocar grandes estragos. Recorde-se que o recorde oficial da maior rajada de vento em Portugal continental é de 176,4 km/h e foi registada na Figueira da Foz em 13 de outubro de 2018 durante a passagem do furação Leslie.

Ora, na sequência das previsões meteorológicas extremas previstas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o território nacional, decorreu esta tarde nos Paços do Município uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, tendo o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz determinado a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, nos termos da lei em vigor.

Resumindo: Prevê-se um episódio meteorológico adverso caracterizado por vento forte a muito forte e precipitação por vezes intensa, e queda de neve acima dos 600/800 metros, entre as 03 horas e as 06 horas da próxima madrugada.

Entretanto, a barra da Figueira da Foz está fechada à navegação e Montemor-o-Velho corre o risco de novas cheias.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------