quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Edifícios das oficinas da Estação estão degradados há mais de meio século e desativados desde 2011 e Santana Lopes pressiona

O presidente da Câmara da Figueira da Foz quer uma solução para o edificado devoluto da zona da estação de comboios. Os imóveis estão degradados e a estética arquitetónica não se enquadra na requalificação da principal entrada da cidade que Santana Lopes pretende realizar.

“Vamos ter de pressionar [a Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal] sobre o estado dos imóveis na zona da estação”, adiantou o autarca figueirense, falando numa reunião de câmara.

O ministro das Infraestruturas e Habitação sabe que os imóveis em causa estão degradados e devolutos. No dia 1 de agosto de 2024, aproveitando a presença no governante na cidade, Santana Lopes levou Miguel Pinto Luz àquela zona da cidade, para ver o estado em que aquele património do Estado se encontra.

“Este é um passivo toxico da cidade e, portanto, tem de sair. O senhor ministro diz que o caminho mais adequado é passar para a câmara e a câmara fazer o que entender. Eu pus duas hipóteses: vir abaixo ou passar para a câmara se a transferência for não onerosa.”

Há muito que os edifícios das antigas oficinas da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, encerradas em 2011, apresentam sinais de degradação. “Já quando estive presidente da Câmara da Figueira na primeira vez [1997 - 2001] este edificado todo estava em estado complicado”, recordou Santana Lopes...

(Ultima foto é a do projeto qualificado em 1º lugar no Concurso Público de Conceção Simplificado da Zona de Entrada da Cidade da Figueira da Foz - Fonte da notícia: Diário As Beiras de hoje)

1 comentário:

Anónimo disse...

Passivo tóxico, sem dúvida. Neste caso é a câmara tomar a decisão unilateral. A cidade aguarda uma entrada decente, desde quando ?

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------