sexta-feira, 29 de julho de 2011

Piscina Praia sem complexo...

...há 50 anos atrás!

Mercado Municipal = Que grande merca!

Dirigida ao diretor e com pedido de publicação. recebemos via e-mail a seguinte missiva da nossa leitora Maria R.S.Santos (foto e título nosso):
"Tenho seguido esta “saga” da remodelação do Mercado Municipal da Figueira da Foz, que parece ser de agrado de todos menos do tal Custódio Cruz, que se diz estar à frente da Comissão de Comerciantes do Mercado.

Ora o dinheiro existe e vem da Europa, e se não fosse agora aplicado, perder-se-ia. O mercado vai ficar renovado e consertado para o futuro. Vai continuar como até agora com os comerciantes nos mesmos locais. Parece que a “guerra” encetada por aquele comerciante só visa protestar contra a instalação provisória do mercado no Parque das Gaivotas (e qual será o problema!!?) e interessa a ele próprio para se auto-promover!
E na Figueira da Foz é sempre assim: quando não se faz, critica-se. E quando se faz, também se critica!
Neste particular, o tal “de Custódio” é coerente: Insurgiu-se aos gritos contra o presidente da câmara(PS), contra Miguel Almeida (PSD) e contra Daniel Santos (Figueira 100%)!
Mas se as obras não se fizessem agora, daqui a meia-dúzia de anos iriam ser uma urgência fazê-las. E depois quem as pagaria? O tal Custódio Cruz!?"

Made in Portugal... + Turquia... + EUA... + Indonésia(?)...

ALGARVE SOUVENIR
Apreciem a etiqueta do cesto, onde ficamos a saber que há uma fabriqueta em Torres Vedras que compra figos secos a granel à Turquia e também amêndoas descascadas à carrada aos Estados Unidos, embala tudo muito bem embalado num cesto, sei lá, talvez feito na Indonésia…
…e obra pronta, vende-a a bom preço no Algarve, terra de figueiras e amendoeiras. Isto na altura em que o País está sem dinheiro e aquela gente que nos governa anda a ganir para, mesmo que sejam mais caros, comprar produtos nacionais!

=================================
Novidades nas páginas d'O PALHETAS NA FOZ:
Página ARTES, ARTISTAS E EXPOSIÇÕES: O Porto da Figueira no CAE - Fotos antigas; EVENTOS E EXPOSIÇÕES: Drácula pelo Vórtice Dance e o Verão no CAE; Página EMPRESAS/FIRMAS/NEGÓCIOS: Veja o cartaz do Beefeater London no Complexo Piscina mar; DESPORTO, LAZER E TEMPOS LIVRES: Os campeões do bodyboard Mafalda Peixoto e Miguel Adão, e ainda este e Beatriz Morgado no AWGames em Inglaterra, a Regata Portos do Centro 2011, os cursos de vela do CNAFF, o Portugal Rowing Tour 2011, e mais uma distinção nos Estados Unidos da América para a basquetebolista figueirense Ticha Penicheiro; Página DIVERSIDADES FIGUEIRENSES: A Feira dos Livros e das Artes no Meeting Point, a Feira Industrial e Agrícola de Maiorca (Findagrim), cinema no Jardim Municipal, folclore em Carvalhais de Lavos e a Figueira da Foz mais uma vez em direto na RTP 1; Divertimentos para descontrair na página EXTRAS & ORDINÁRIOS; E noticias de outros pontos de Portugal em ZONA ABERTA.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Infantilidades...

Durante mais de um ano este parque infantil das Abadias ostentou um letreiro rezando que, por não ter ainda sido feita a vistoria, continuava com acesso proibido. Por isso não poderia ser frequentado.
Claro que, como se via que estava tudo “au point”, ninguém ligava importância, e os miúdos lá se iam divertindo.
Mas desde que, há poucos meses, o parque foi, finalmente, vistoriado (ufa!!) e a placa proibitiva retirada, é agora a vez de o piso de acesso ao dito estar de tal maneira degradado que quase impede a passagem! Um carrinho de bebé não passa mesmo ali! Ou então só com muita dificuldade!
Mas ainda não vimos ali um letreiro rezando que, por não se terem ainda feito obras de pavimentação, o acesso continuava proibido!!
Resta-nos continuar a rezar. Pode ser que um dia…

Colunas 'turísticas' sujas

Estas colunas, logo ali no acesso à esplanada Silva Guimarães, portanto num dos locais mais calcorreados do verão na Figueira, bem que poderiam ser lavadas!
A nossa câmara farta-se de propalar que ‘está tesa’, que não tem dinheiro! Então mas não tem um ‘serviço de limpeza’ citadino ativo!!?

Snifadela!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Terá sido inaugurada uma nova fonte!?

Não. Foi apenas um cano de água que rebentou ontem na Rua Rancho das Cantarinhas, junto à Piscina do Ginásio, e que resultou nesta beleza. E não fosse o desperdício de água até podia ficar sempre assim. Lindo!

domingo, 24 de julho de 2011

Música no coração... da cidade!

Vidros caiem e causam perigo!

Do primeiro andar deste prédio, e quando faz vento – que até agora tem sido ‘o pão nosso de cada dia’, isto para além das nortadas, muito figueirenses, que irão surgir em Agosto – ouvem-se as portas e as janelas a bater que se fartam, o que ainda ‘é como o outro’.
O problema é que, com o bater, os vidros partem-se e caiem. Podem mesmo cair em cima ‘dos outros’, o que já não ‘é como o outro’, que passam cá em baixo! Na tarde da passada 5ª feira, uma senhora viu vários vidros caírem-lhe à frente, o que foi por nós próprios testemunhado.
Tanto quanto soubemos, no rés-do-chão deste prédio vivem duas pessoas. E no ‘tal’ primeiro andar, ninguém!
Portanto será melhor alguém avisar o(s) proprietário(s) que “aquilo” é um perigo para as pessoas que circulam no passeio, ou então algum responsável da cidade terá que agir.

Repuxo sim, repuxo não!

Há poucos dias, o repuxo da Praça 8 de Maio, junto à estátua de Manuel Fernandes Thomaz, foi limpo e posto a funcionar! Deve ter sido porque daqui a um mês, a 24 de agosto, comemora-se no local a Revolução Liberal de 1820, e várias entidades camarárias ali irão estar presente. Compreende-se e os adultos agradecem.
Há mais de três anos que o repuxo do jardim, ali perto do parque infantil, bem refrescante e brincalhão, não é limpo nem posto a funcionar. Deve ser porque para ali não está prevista nenhuma comemoração em agosto! Não se compreende e os ‘miúdos’ não agradecem!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A cidade vista do ar

Uma foto aérea, tirada pelo paramotor mais antigo de Portugal, no momento com 73 anos.

Figueira da Foz na TVI24

A TVI 24, na sua rubrica 'Estrada Nacional', dedicou um programa à Figueira da Foz. Tem a duração de três minutos e meio, o suficiente para percorrer alguma da nossa história.
Para ver o vídeo, clique no 'logo'.

Vidros caiem na via pública!

Do 1º andar deste prédio, na rua Fernandes Coelho, junto à Casa Mortuária da igreja de S. Julião, e devido ao forte vento que se tem sentido por todo o país nos últimos dias, a janela central da varanda bateu forte, os seus vidros partiram-se e quase iam atingido uma senhora que ia no passeio… e que apanhou um susto que não vos digo nem vos conto! Foi ontem, 5ª feira, pelas 16h00. De notar que neste degradado prédio vivem somente duas pessoas no rés-do-chão. O 1º andar está desabitado. Mas bem que podia lá ir alguém fechar devidamente as janelas, antes que…

O Palhetas na Foz Jornal Online = Novidades nas outras páginas

Página ARTES, ARTISTAS E EXPOSIÇÕES: Jose Antonio del Castillo - Artista plástico espanhol expõe uma vez mais na Magenta. Galerista Ana Ferreira no Hotel Welligton e o porto da Figueira em fotografias no CAE.
Página EVENTOS E ESPECTÁCULOS: A homenagem ao maestro António Victorino d'Almeida nas Abadias e a Canção de Coimbra no CAE.
EMPRESAS, FIRMAS E NEGÓCIOS - Os apoios da ACIFF e o CircoLândia em Buarcos.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Autistas... (perdão!), autocaravanas!

Um associado do CPA (Clube Português de Caravanismo) escreveu ao jornal ‘A Voz da Figueira’ uma carta, de onde retiramos, com a devida vénia, algumas linhas que considerámos de importância aqui reproduzir.
A carta dava conta que ele e outro colega foram informados, por uma patrulha da PSP vinda numa viatura, para “passarem a palavra uns aos outros” que tinham de sair dali (Parque das Gaivotas) porque "a autarquia não vos quer por cá”!
Eis uma (mais uma!) belíssima forma de promover o turismo e o comércio na nossa cidade!
Entretanto o vice-presidente da câmara Carlos Monteiro salientou ao prestigiado semanário que “não se trata de serem bem vindos” (ufa!) e que estão “a tratar do assunto”, que se encontram “em conversações com o Instituto Portuário do Centro para regular aquele espaço.
Pode ser que fique regulamentado em Setembro, quando começar o Outono!!

À boleia...

...também se põe a leitura em dia!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mercado electrizante!

O mercado Eng. Silva irá para obras em Setembro, dizem da câmara. Até lá, utentes e comerciantes, convivem com o perigo!

Na foto, Custódio Cruz aponta para um cabo de electricida
de que cruza aquele espaço do chão ao teto.

E vá lá vá lá que, há poucos dias, “isolaram” melhor o cabo envolvendo-o, num determinado ponto (cerca de 10 centímetros!) com fita autocolante!

Passeio "despasseirados"!

Claro que pela nossa ‘edilidade’ ouve-se muito dizer que não arranjam “as coisas” porque não tem conhecimento das anomalias.
É que antigamente existiam ‘fiscais’ que visualizavam e alertavam para ‘estas coisas’, mas agora…
Ora o intuito deste jornal online, desde os seus primórdios em 1975 (com outra designação e claro que em papel) tem o intuito de alertar para o que não está bem na Figueira da Foz. Já lá vão 36 anos!
Assim, hoje damos conta de quatro passeios públicos onde o desempedramento alastra. Pedra a pedra saltada, vai alargando a buracada.
Isto na expectativa que alguém responsável leia estas linhas (se é que os ‘blogspot’ já não estão ‘bloqueados’ na internet camarária) e mande arranjar estes passeios.

domingo, 17 de julho de 2011

Figueira da Foz – Tarde de domingo - Arte (1) com o Forte à vista!

Lilite Martins, jovem licenciada em Artes Plásticas, vai pintar ao vivo, até fins de agosto, em frente à Magenta, todos os sábados, domingos e feriados.
Nesta galeria pode ver também uma exposição de reconhecido pintor espanhol Jose Antonio del Castillo (ver reportagem mais desenvolvida na página ARTES, ARTISTAS E EXPOSIÇÕES.)

Figueira da Foz – Tarde de domingo - Arte (2) …um ‘mimo’ no Bairro Novo!

… para alegria dos mais pequenitos… e dos papás!

Figueira da Foz – Tarde de domingo - Arte (3) Dão-nos música. Ao menos isso!

A filarmónica da SBU Alhadense anima a cidade com o agradável timbre das suas interpretações musicais.

Buarcos – Proibido assar sardinha na rua!!

Recebido via ‘facebook’ e e-mail de uma nossa leitora (Isabel R.):
“Na rua dos Pescadores, em Buarcos, o que os buarcosenses, figueirenses e veraneantes mais gostavam era de passar e de ver (e depois cheirar e saborear) a sardinha da nossa costa a ser assada ao ar livre… e que para além disto ajudava ao bom funcionamento dos estabelecimentos da zona.
Agora a nossa câmara disse que era proibido! Ora eu apenas queria assar as sardinhas ao ar livre durante o verão! Como até fazem no Algarve e noutras zonas de veraneio!
Aqui na Figueira, desde que me fizeram retirar o fogareiro já tive uma quebra de 50%! Ainda por cima já fui fiscalizada pela câmara e estou, supostamente, em vias de receber uma multa!!
Com tantas restrições, qualquer dia mais vale fechar as portas! Mais uma vez se apura que só os “grandes” da Figueira é que têm tudo ao dispor.
Não entendo porque é que se querem acabar com as tradições da nossa cidade! Esperava que esta nossa nova presidência tivesse mais mentalidade para estas coisas, mas afinal…”

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Figueira da Foz

O Mar, o Céu...
...as traineiras e as gaivotas!
(Foto Sena Cardoso)

A cobardia do anonimato

É de bom tom não ligar a comentários anónimos, já que são de quem não se assume e, portanto, não são credíveis, indiciando ter ‘coisas’ a esconder. Mas por vezes não resistimos.
Ora, numa das fotografias que tirámos e publicámos no dia 8 de julho (uma 6ª feira) dando conta que o lixo, constituído por restos de comida putrefacta oriunda, ainda, da Feira das Freguesias que já tinha encerrado no passado dia 3 de julho (domingo anterior), um nosso leitor mandou-nos um comentário com a seguinte pergunta: “-O autor do post e fotografias telefonou para a Câmara a perguntar porque não tiravam dali o lixo? (Anónimo - 15.07.011)”.
Ora o autor do post e fotografia fui eu próprio, António Flórido / O Palhetas na Foz Jornal Online, sempre e corretamente identificado.
Eu, que entendo ser da responsabilidade de uma câmara municipal, seja qual for e de que partido for, cumprir as ações necessárias para uma sã vivência pública, entre as quais se enquadra o providenciar a limpeza das suas ruas e de outras ‘sujidades’, em especial as causadas por iniciativas levadas a efeito por eles próprios, não, não me ocorreu “telefonar para a câmara a perguntar porque não tiravam dali o lixo”. Não me ocorreu, não senhor, perguntar aquilo é óbvio e de obrigação uma câmara, que se quer continuar digna, fazer.

Entendo é que uma câmara que não faça executar um serviço tão básico e necessário como este terá de ser, necessariamente, uma entidade não competente, para não a apelidar de incompetente. E apesar de já ter faltado mais, ainda não a quero considerar como tal.

Alhadas - Piscina vai deixar de ter aulas de natação

Circula no Facebook (António Flórido / O Palhetas na Foz Jornal Online / Amigos) que a piscina das Alhadas vai deixar de ter aulas de natação uma vez que não possuem verbas para o aquecimento da água. A informação termina com um desabafo: “-Aqui está mais um investimento público a ir por água (fria!) abaixo!”

Quais passeios, estradas ou circuitos!

Para pedalar à vontade nada melhor que ir à praia!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Correios ‘fecham’ (aínda mais!) o Bairro Novo…

Fechou o posto dos CTT do Bairro Novo, situado na rua Miguel Bombarda. Estava aberto desde 1963, ou seja, há 48 anos!
Quem vai ‘pagar as favas’ são os turistas que tinham ali um serviço perto das suas unidades hoteleiras, e os muitos idosos que habitam na zona, e que da zona do Viso até à esplanada ali demandavam.
O aviso na porta é bem explícito: “-A partir do próximo dia 4 de julho os serviços desta estação de correiospassam a ser prestados na estação de correios da Figueira da Foz…”
Este encerramento configura, sem sombra de dúvida, mais uma ‘machadada’ na notada desertificação do Bairro Novo!

…e câmara elimina Campo de Férias de Verão para as crianças!

Mas há mais outras coisas que acabaram na nossa cidade:
Há já uns bons 12 anos (desde a presidência do dr. Pedro Santana Lopes) que se realizavam, na época de Verão, o Campo de Férias na Cova Gala.
Dezenas de crianças da Figueira da Foz e arredores tinham acesso a vários dias de distração, com direito a almoço no parque de merendas, jog
os de praia, visitas pedagógicas à Serra, Aquapark, Parque Aventura, etc.
Os pais pagavam uma mensalidade e a câmara providenciava o transporte e assalariava os professores.
Este foi mais um serviço - que era muito bem aceite pela população - que acabou na nossa cidade.

Páginas d'O Palhetas na Foz com novidades

Na página ARTES, ARTISTAS E EXPOSIÇÕES os caricaturistas do 'Eugeniaturas - Os portugueses, esse grandes filhos da mãe, pá!' Em EVENTOS E ESPECTÁCULOS a peça de teatro "Creeps", na Chã, e os 'Permallets & Friends' no CAE. Página EMPRESAS/FIRMAS/NEGÓCIOS: a programação do Complexo Piscina Mar para julho e agosto. DESPORTO, LAZER E TEMPOS LIVRES: 3º Troféu José Mendonça, uma organização do CNAFF. A página DIVERSIDADES FIGUEIRENSES com noticias sobre o workshop intensivo de Teatro de Verão no Auditório Municipal, as actividades do mês de julho do Núcleo Museológico do Mar, do Museu e da Biblioteca municipais. E também os fados nas escadarias do Paço de Maiorca. E na página ZONA ABERTA, o êxito da campanha "Sangue - Dar é salvar", e a adjudicação do Edifício Vinci, em Coimbra.

domingo, 10 de julho de 2011

Mas querem tudo alcatroado ou só metade!!?

A Rua da Liberdade despertou com várias placas com estes dizeres. Um mail enviado ao nosso jornal (M.A.) dava conta de tal situação, e perguntava: “Será porque a Rua Miguel Bombarda (onde vive o Sr. Presidente) foi já alcatroada?”
Aqui, ficámos na dúvida: Qual presidente!? Dos bombeiros!? Dos escuteiros!? De uma banda sinfónica!? De uma associação!? De um clube!? De uma confraria!? De um grupo de sueca!? De…
Além disso, um erro: a Rua Miguel Bombarda só foi meio-alcatroada!
Que coisa!!

Da escada ao Ténis Clube... e vice-versa!

Quem procurar aceder ao forte de Santa Catarina subindo por estas escadas, acautele-se, pois os seus dois únicos degraus estão partidos, carcomidos, e com os pregos ferrugentos à vista!! Quem procura descer, obviamente que ‘idem’! Aliás, foi por ter observado uma queda de um septuagenário inglês, há cerca de 15 dias, e que procurava descer, que um nosso leitor (G.C.) nos contactou e nos deu conta desta noticia.
Acrescenta mesmo que “se ali não é para se passar, então porque lá estão os degraus!? Se é para se passar, então arranjem-nos!”
Que aquilo não dignifica a cidade, isso é um facto!

G'andas máquinas!!

(Este Domingo, em Buarcos e na Figueira da Foz = A família das vespas!)

Moody's ou Moody B.!?

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mari... nada! (1)

O passeio que acompanha a marina beneficiou de obras profundas para permitir a passagem dos colectores de água e esgotos que agora unem a Ponte do Galante à Praça da Europa.
Assim, foi quase todo ‘desempedrado’. Verdade, e ainda bem, que foi empedrado quase que logo a seguir. O problema “destas coisas” são os “mas”!...
…mas acontece que o chão está sujo e ‘polvilhado’ de areia e de terra! Porque é que aquilo não é varrido!? Estão todos ’tesos’, tá bem, mas será que os próprios varredores da Câmara levarão dinheiro extra para fazer aquilo para que foram contratados!? Então!?...
Para além disto, é triste ver também, e já, as próprias pedras a 'soltarem-se´!! Encontrámos cerca de uma dezena de situações igual à que a foto mais pequena evidencia!
E ainda só passou, quê!? Um mês? Pois é!...

Mari... nada! (2)

Mas concordamos com a eliminação desta passagem, que estava muito bem empedrada mas que… não levava a lado nenhum. Ou seja, levava a um ponto da estrada sem passadeira! E pelo que se apercebe pela foto, irá desaparecer. Aliás, já desapareceu. Calculamos nós que agora irão relvar toda aquela passagem… não se sabe é em que ano… perdão, quando!!

Portugal (e Europa) com lixo... (1)

Portugal baixou ‘4 pontos’ no ‘rating’, sendo considerado lixo por uma empresa ‘idem-aspas’ que, na sua “dôr-de-cotovelo” e luta contra o euro, ‘penalizou’ sem nexo… também, e pelo que se tem ouvido hoje, ninguém lhes deu razão nem lhes ligou importância!
Mas na Figueira da Foz descobrimos que a Europa (a praça, em frente à Câmara Municipal) tem lixo, literalmente falando.

Portugal (e Europa) com lixo... (2)

Hoje 6ª feira, montes de lixo, excrementos e restos de comida já em decomposição e, obviamente, a exalar aquele característico cheiro nauseabundo, ainda ali continuavam em “exposição”.

Portugal (e Europa) com lixo... (3)

Todos estes resíduos mal-cheirosos são da Feira das Freguesias que encerrou no passado Domingo, dia 3 de julho. Hoje são 8… e as fotos foram tiradas por volta do meio-dia. Mas passámos na Praça da Europa de novo por volta das 18h30 porque… enfim… podia ter havido um milagre e terem lá ido entretanto! Mas não. Curiosamente estava lá um camião a desmontar as barracas (que, na verdade, também já podiam ter sido desmontadas mais cedo, pelo menos para não estarem ali à entrada da cidade mais um fim-de-semana, à mostra de quem nos visita). Para todos os efeitos note-se que começaram a desmontar mais depressa as barracas do que se predispuseram a retirar o lixo! Cheio de ‘ratings’… perdão, de ratos provenientes do lodo do rio!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Figueira 50% (1)

Ora gaita! (desculpem a imprecação!) Então agora que nós até tínhamos pensado, naquele muito bom sentido que nos é peculiar, que “-…olha, estes gajos perderam a cabeça!! Então não é que estão a alcatroar a rua Miguel Bombarda!!?”, então não é que constatámos que só alcatroaram a metade nascente da ‘dita cuja’!?
O quê, que não há dinheiro!!? Então um ‘banhozito’ de alcatrão que fosse, pelo outro lado, ficava assim tão caro!!?
Mas temos que nos regozijar. Ainda há pouco tempo diziam que esta Câmara só estava a funcionar a 10%. Mentira!! Está aqui a prova provada que está a funcionar nuns altíssimos 50%!!
Uau!!

Figueira 50% (2)

Já na rua Jorge Galamba Marques, só meia rua tem tampas de gás, saneamento, e etc! Consequentemente só meia rua tem valas e buracos “no activo”! Os outro 50% da rua estão bem, muito obrigado!

Figueira 50% (3)

...e no Largo do Carvão só se vê meia passadeira para peões! Com a agravante que, em dias de chuva ou mais escuros, a passadeira mal se vê para os automobilistas que descem a rua do Paço!
Os peões que não passem aqui a 50%! Que passem depressa!!

O Palhetas na Foz Jornal Online = Novidades e Inquérito:

Atenção ao novo Inquérito d’O Palhetas na Foz, baseado na pergunta:
"-Qual a especialidade gastronómica que melhor se adapta à Figueira da Foz?"
Vá aqui ao lado à coluna dos ‘links’, clique em 'Inquéritos' e expresse a sua opinião. Damos 6 opções, solicitamos que vote em duas delas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
AGENDA DOS EVENTOS NA NOSSA CIDADE PARA O 3º TRIMESTRE
DE 2011 - PARA VER CLICAR AQUI

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Na página EMPRESAS/FIRMAS/NEGÓCIOS a noticia do restaurante japonês 'Huang Fu' na nossa cidade e das actividades do Centro Tao para o mês de julho. Em ARTES, ARTISTAS E EXPOSIÇÕES, Carlos Seabra na Magenta. 3D Jazz continua no CAE, ver mais na página EVENTOS E ESPECTÁCULOS. Página DESPORTO, LAZER E TEMPOS LIVRES: A Grande Caminhada do Ginásio Clube Figueirense e o rugby na praia. Diversidades Figueirense: Paintball, o FestiMaiorca, a final do concurso 'Talentos em Palco', mais uma 'Exposição de Artesanato e de Artigos do Comércio Local' na rua dr. José Jardim, e a Biblioteca que também vai à praia e ao jardim! E na página ZONA ABERTA, o remo nas férias em Montemor-O-Velho, a campanha "Sangue-Dar é Salvar" em vários pontos do país, concurso de fotografia em Torres Vedras, e uma expo da AAAGP em Mira. E divirta-se em EXTRAS & ORDINÁRIOS!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Figueira(s), e outras árvores, mais cuidadas!

A Junta de Freguesia de S. Julião contratou um trabalhador desempregado, beneficiário do Rendimento Social de Inserção, para pequenas reparações e obras de manutenção nos Jardins de Infância e algumas escolas, e também para responder a solicitações no sentido de acorrer a correções de pequenas anomalias que se verifiquem na cidade.
Ótimo!

Jardim de borracha (1)

Já agora por ‘jardins’: mas que raio (desculpem a imprecação!) de “relvado” é que andam a semear nas entradas do Jardim Municipal, mais notoriamente pelo lado do Parque infantil!?
Olhem que “assim de repentemente” até parecem tubos de borracha!...

Jardim de borracha (2)

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------