segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PSP informa sobre cidadão detido com 4 doses de haxixe e alerta para ‘phishing’ por cibercriminosos

PSP informa = Foi ontem detido perto da meia-noite, na rua Infante D. Henrique na Figueira da Foz, um cidadão residente na cidade por posse de estupefaciente que, após análise, deu positivo para haxixe, num total de quatro doses individuais. 
………………………………………… 
PSP alerta = Phishing – Cuidado! Eles andam aí! Phishing: Método usado por "cibercriminosos" para ter acesso às suas informações confidenciais (nome, endereços de email, números de identificação pessoal, número de cartão de crédito, etc.) fazendo-se passar, por exemplo, por uma entidade legítima (banco, rede social ou entidade pública). 
Normalmente fazem-no através de email pedindo para atualizar os dados pessoais da sua conta corrente através de um "clique" num link. 
Mantenha-se alerta e não "clique":
-Se receber e-mails aparentemente de bancos ou serviços conhecidos com mensagens tipo: problemas de segurança e privacidade, problemas técnicos, mudanças na política de segurança, promoção de novos produtos, vales de desconto, prémios ou presentes e desativação do serviço ou iminente cessação; 
-Se houver erros gramaticais; 
-Se for forçado a tomar uma decisão em poucas horas; 
-Se os emails forem enviados a partir de um endereço @gmail.com ou @hotmail.com. 
Se receber uma mensagem de phishing: 
-Remova o email e não avance; 
-Não responda ao e-mail e entre em contato com a empresa para verificar as informações; 
-Não aceda aos links fornecidos e não faça download de anexos.

Cais da Sardinha nunca existiu, mas sim a Praia da Sardinha!

Perante a notícia que ontem publicámos (e partilhada no Facebook) sobre a inauguração de uma escultura metálica intitulada “Cardume – memória ao antigo cais da sardinha” (ver em baixo) muitos figueirenses se têm insurgido, naquela rede social, contra o “desconhecido” objeto de homenagem. 
É que, afirmam, nunca existiu naquele local, nem na Figueira da Foz, nenhum Cais da Sardinha, mas sim uma denominada, concorrida e saudosa Praia da Sardinha! 
Vá, a estrutura ainda podia ter a designação de “Homenagem aos Cais Desconhecido”! 
Alguém até escreveu: "-Uma ideia que só pode mesmo ter partido de alguém pseudamente de cá que pseudamente incompetente não se informou devidamente! Os “sabem-tudo” são assim!"

domingo, 30 de outubro de 2016

Alhadas: Idosa de 80 anos encontrada morta em poço

Uma idosa de 80 anos foi este sábado de manhã encontrada morta num poço, nas Alhadas. O alerta foi dado cerca das 09h00 por um cunhado. 
O INEM, ambulância do VMER do Hospital Distrital da Figueira da Foz e Bombeiros Municipais estiveram no local, um poço situado a cerca de 300 metros da habitação. 
A GNR de Quiaios tomou conta da ocorrência, não encontrando quaisquer indícios de crime. 
(Noticia compilada do Diário de Coimbra de hoje onde pode ler a notícia completa. Ilustração nossa de arquivo)

Escultura Cardume inaugurada hoje junto ao passeio da marina

Em memória ao antigo local designado por “Cais da Sardinha” na Figueira da Foz, foi hoje à tarde inaugurada uma escultura da autoria de Aquilino Ferreira. 
Para além da escultura de oito metros de comprimento e três de altura, pode ver-se numa placa anexa uma imagem antiga desta zona e ler-se: “Cardume – memória ao antigo cais da sardinha”. 
Esta é sem dúvida uma zona privilegiada da cidade que ficou enriquecida com este belíssimo monumento. O autor Aquilino Ferreira, natural de Vieira de Leiria e sócio da Arte Galego Portuguesa, tem vindo a afirmar-se em arte monumental, tendo já outras obras na cidade. 
Assistiram à cerimónia dezenas de entidades oficiais entre os quais a Ministra do Mar drª Ana Paula Vitorino e o presidente da edilidade figueirense dr. João Ataíde. (Compilação de texto enviado por Conceição Ruivo, presidente da AAAGP) -Clicar nas imagens para melhor as visualizar -

Uma tarde destas nem em agosto, ouviu-se dizer!

Cálida, sem vento, ameno, serena - Não é um pôr de Sol, 
é um pôr de tarde na Figueira da Foz!

sábado, 29 de outubro de 2016

Liga dos Bombeiros Portugueses reune-se em janeiro na Figueira da Foz - Vão estar presentes cerca de 800 congressistas!

Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses 
realiza-se a 28 de janeiro de 2017 
na Figueira da Foz 
Lídio Lopes, Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, publicou esta tarde na página do Facebook da instituição a seguinte nota:
“-Apresentei proposta, em Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, para que o próximo Congresso de Janeiro fosse realizado na Figueira da Foz. A proposta foi aprovada por unanimidade por parte de todos os conselheiros nacionais. 
Vamos receber bem os cerca de 800 congressistas na nossa terra, os Bombeiros de Portugal, contando com a Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra, com os Figueirenses, com a Câmara Municipal e, claro, com os Bombeiros Municipais.”

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Cheiro a queimado este início de noite pela cidade!

Fim de tarde / inicio da noite de hoje, e um ténue cheiro a fumo queimado a fazer-se sentir pela Figueira da Foz. O que se passa? Um incêndio!? 
Nada disso. Tão somente algumas ‘queimadas’ a rodear a cidade postas a arder ao mesmo tempo e com conhecimento dos bombeiros. Juntou-se a isto a um pôr de tarde sem vento, ocasionando assim que algum fumo e cheiro a queimado se tenha acumulado nalgumas zonas.

Deste sábado para domingo muda a hora!

E vai poder dormir uma horazita a mais, já que na madrugada deste domingo 30 de outubro, a Hora Legal muda do regime de Verão para o regime de Inverno. 
Em Portugal continental e na Madeira, às 02h00 horas da manhã atrasam-se os relógios 60 minutos, passando para a 01h00 hora da manhã; Nos Açores, passa da 01h00 hora para a meia-noite. 
» » » » » » » » » » » » »

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Será que a Figueira da Foz não tem população que justifique o serviço de uma Ressonância Magnética!?

Estou a pensar que deve ser muito difícil ser pobre em Portugal e não ter acesso a determinados cuidados de saúde. 
Se um utente do Serviço Nacional de Saúde necessitar de uma Ressonância Magnética, que custa muito dinheiro, esta não é comparticipada pelos Serviços, tendo o doente que a pagar do seu próprio bolso. 
Mais. Mesmo se tiver dinheiro para a efectuar, tem que gastar mais dinheiro ainda e tempo para se deslocar, por exemplo, a uma das diversas clínicas de Coimbra que executam este exame conclusivo, pois, pasme-se, na Figueira da Foz, não o fazem (pelo menos esta foi a informação que me deram no local onde anteriormente se efectuavam). 
Será que a Figueira não tem uma população que justifique ter um serviço destes à disposição dos utentes? 
(Texto de autoria de Luiz M. Gaia Braz que tornou público este desabafo no seu mural do Facebook e que aqui - com a devida vénia e pela sua importância e oportunidade - reproduzimos. - Ilustração nossa)

Ameaça para levar a sério!

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Jardim descomplicado… mas às escuras!

Uma ‘descomplicação’ ocorreu ontem, com o atempado corte das copas de uma árvore que começou há pouco tempo a inclinar perigosamente. 
A segunda ‘descomplicação’ aínda está para vir (se é que vem). Várias pessoas que passam no jardim queixam-se da escuridão a partir do fim da tarde. "-Aquilo mete medo!" Isto porque não há luz suficiente por causa dos candeeiros de iluminação pública desligados devido à atualmente incompreensível “poupança energética promovida pela Câmara Municipal” isto segundo rezam os papéis (ainda por cima inestéticos) colados nos ditos cujos às escuras. 
E incompreensível porquê!? 
Bem, agora que as lâmpadas “led” – as tais de muito baixo consumo e boa iluminação – baixaram também substancialmente de preço na generalidade (num super mercado local as caseiras já se encontram a menos de 3 euros cada) não há razão para que tal poupança aconteça, pelo menos com a profusão de postes desligados não só no jardim mas também por outros locais e que assim tornam a cidade ‘escura’!

Navio Escola Sagres de novo na Figueira da Foz no próximo fim de semana

Aberto a visitas com entrada livre no Cais Comercial. 
Horários: 
6ª feira, 28 de outubro = 13h00 - 22h00; 
Sábado, 29 de outubro = 10h00 - 22h00; 
Domingo, 30 de outubro = 10h00 - 13h00. 
(Do perfil do Facebook 
da Marinha Portuguesa – 
Foto nossa de arquivo)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Novos quiosques na Figueira da Foz!

Como aqui noticiámos no passado mês de abril, alguns dos quiosques da cidade vão ser renovados e outros construídos de raiz e com um visual uniforme. Destes, já hoje há tarde se podia visualizar a estrutura do primeiro, situado no espaço poente do edifício dos Pilotos da Barra. 
Os restantes irão ser construídos na rotunda da Ponte do Galante junto à praia, na Tamargueira no parque de estacionamento de autocarros, na avenida Dr. Joaquim de Carvalho junto ao Parque Infantil das Abadias, na rua Joaquim Sotto Mayor no parque de estacionamento junto ao Coliseu Figueirense, e na Praça Quinta da Borleteira próxima do Centro Escolar de S. Julião/Tavarede.

Bombeiros Municipais da Figueira da Foz foram a 4ª melhor equipa do Mundo na Manobra Standard no WRC Brasil

Terminou o Desafio Mundial de Resgate (WRC) ou Campeonato do Mundo de Trauma, que este ano teve lugar na cidade de Curitiba, no Brasil, onde estiveram presentes várias equipas portuguesas nas várias modalidades, entre as quais as da Cruz Vermelha Portuguesa de Maiorca e dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz.
A página do Facebook dos BMFF indica que a sua representação ficou em 12º na geral, entre 30 equipas, e classificada em 4º lugar como a melhor equipa do Mundo na manobra Standard!
(Clicar nas fotos para melhor as visualizar)

domingo, 23 de outubro de 2016

Prédios sem manutenção ou em ruína descaracterizam (aínda +) o Bairro Novo

Não basta haver lojas, restaurantes e cafés fechados, não haver cinemas, não haver bilhares, ou seja, não haver animação de espécie alguma (por exemplo, noutros anos já se viam um ou dois carrinhos a assar castanhas junto ao Casino, este ano nem vê-los!...)!  
Enfim, a isto junta-se agora a falta de pintura nalguns prédios (na 1ª foto um exemplo em pleno ‘picadeiro’) ou a ruina de outros (na 2ª foto) na rua Miguel Bombarda, onde já se adivinha a continuação de futuras quedas de pedras, que fazem perigar, para além dos carros que ali estacionam, também as pessoas que por ali possam estar a circular. Se um destes casos acontecer, depois de quem é a culpa? Do “xêdas”!? (Não liguem a esta coisa do “xêdas”, é calão antigo dos tempos da Escola Comercial e Industrial da Figueira da Foz)! 
E estes são “só” dois meros exemplos de um todo! Há mais por aí!

Maria Leal no DDT - Donos Disto Tudo

Maria Leal: Entrevista na TVI no programa da Cristina Ferreira e do Luis Goucha imitada na DDT "Donos Disto Tudo" da RTP1
« « « « « «
VER AQUI

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Agentes da PSP da Figueira da Foz tiveram de chamar reforços para deter indivíduo agressivo

Ontem pelas 23h50 foi detido por agentes da Polícia de Segurança Pública da Figueira da Foz um indivíduo de 18 anos na Rua João António da Luz Robim Borges (junto à Estrada de Mira). 
A detenção surge motivada por uma denúncia de que o indivíduo, suspeito da prática de um outro crime cujo julgamento se encontra em curso, não estaria a cumprir os termos impostos pela medida de coação – Obrigação de permanência na habitação. 
Durante a abordagem o suspeito adotou uma postura agressiva, pedindo até o auxílio de outros familiares no sentido de constrangerem a ação policial, tendo havido a necessidade do recurso a reforços para efetivar a sua detenção. 
Feita uma revista de segurança detetou-se que o indivíduo trazia consigo, no bolso do casaco, alguns pedaços de cor castanha, que mais tarde se veio a confirmar ser haxixe, num total de 5 doses individuais, tendo esta substância sido apreendida. (Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Ilustração nossa de arquivo)

Estúpestacionamentos!

1) Num passeio da Praça Nova; 2) No estacionamento do mercado; 3) Mal estacionamento – de quem vem da Rua da Liberdade - obriga a pisar traço contínuo e propicia acidentes se vem de lá outro carro; 4) Esquina da Bernardo Lopes com a Francisco Diniz: A mania de pintarem ‘passadeiras’ por debaixo dos carros!

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Detido em Tavarede com 90 doses de haxixe

Foi ontem à tarde detido, na Avenida Sá Carneiro, junto a Tavarede, um homem de 20 anos com residência na zona de Ferreira-A-Nova, pelo crime de tráfico de estupefacientes. 
A detenção surgiu na sequência de uma ação da PSP da Figueira da Foz durante a qual o indivíduo se tornou suspeito, motivo pelo qual lhe foi feita uma revista de segurança, tendo-lhe sido encontrado no interior de um bolso uma embalagem plástica com 2 pedaços de uma substância de cor castanha suspeita de ser estupefaciente. 
Após análise foi possível confirmar que o produto encontrado se tratava haxixe, num total de 90 doses individuais.
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Ilustração nossa de arquivo)

Eu também, eu também!...

vejo 
grátis 
dos 
20 
aos 
30 
anos!
AQUI)

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Assalto a casa na Figueira da Foz por escalamento e através de janela aberta

A PSP local recebeu ontem uma denúncia que, na nossa cidade, desconhecido(s) se introduziram ilicitamente na sua residência através do método de escalamento, tendo entrado por uma janela aberta. 
O crime terá ocorrido no período de horário laboral entre as 08h40 e as 17h45. 
Do interior da residência, e após remexerem diversas divisões e móveis, furtaram uma quantia monetária que se encontrava num cofre escondido no guarda fatos, três computadores portáteis e alguns vestidos de cerimónia.
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Ilustração nossa de arquivo)

Hoje quentinho, mas vem aí borrasca!

Vai haver alteração do tempo a partir de sábado com a passagem de várias superfícies frontais.
No domingo, e para a Figueira da Foz, vai haver chuva, vento e frio! Na Serra da Estrela pode mesmo nevar! 
Como vai ser um fim de semana “daqueles”, olhe, relaxe e beba uma bejeca!

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Homem detido em Maiorca por tráfico de droga

Militares do Núcleo de Investigação Criminal da GNR detiveram ontem um homem de 34 anos por tráfico de droga em Maiorca, na Figueira da Foz. 
A detenção decorreu no âmbito de um processo de investigação criminal por tráfico de droga, tendo sido realizada uma busca domiciliária, na qual foram apreendidas: sete plantas de cannabis com alturas compreendidas entre os 1,5 e 2,2 metros; 266 doses de folha de cannabis; 5,9 quilos de pernadas de plantas; Uma arma elétrica (‘taser’); E um telemóvel. O detido foi presente ao Depart. de Investigação e Ação Penal da Figueira da Foz. (Noticia constante do ‘site’ da GNR)

Policia Marítima fiscalizou hoje de manhã redes majoeiras na Figueira da Foz

O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz desenvolveu hoje, entre as 09h00 e as 14h00, duas operações de fiscalização ao longo de toda a orla costeira, uma a Sul da Figueira da Foz de Pedrogão até à Leirosa, e outra a Norte da Figueira da Foz até Mira. 
Foram detetadas e fiscalizadas 68 redes de emalhar (majoeiras) das quais 32 se encontravam em situação ilegal. Estas últimas foram apreendidas por não se encontrarem identificadas/sinalizadas ou terem medidas irregulares (medidas regulamentares: Comprimento: 10 m x Altura: 02 metros). 
Das infrações foram levantados 10 autos de contraordenação no Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz. 
Nas operações, para além dos meios humanos envolvidos, foram utilizadas três viaturas todo-o-terreno. (Noticia constante do ‘site’ da Autoridade Marítima Nacional)

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A Figueira da Foz citada por aqui e por ali!

Verificámos que hoje de manhã, ainda com tempo nublado mas sem - ou com pouca – chuva, muitas pessoas optaram por dar uma volta por algumas ruas da cidade e aceder ao comércio tradicional. 
Mas ao fim da tarde pôs-se mais escuro e logo a seguir a chuva deu para a caír densa e... "molhada"! 
Assim muitos (as) foram até a um centro comercial. E no caso de terem ido até ao Jumbo, é de lembrar que este iniciou uma campanha de venda de sacos reutilizáveis em cartão, cuja venda reverte a favor dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
 …………………………………………………. 
1500 euros por noite para ficar a 30 km de Fátima e do Papa! Pela Figueira da Foz, apesar de tudo, ainda não há registo ou rumores de situações semelhantes.
LER AQUI.
 ………………………………………………… 
As mais estrambólicas decisões dos magistrados 
*Beber álcool ajuda e ter cornos não é problema* 
Magistrados que dedicam dezenas de páginas de acórdãos a discutir o significado de palavrões, insultos que deixam de ser crime para constituírem um ato de simples má educação ou até vítimas que são apontadas como culpadas. A história da Justiça portuguesa tem de tudo um pouco. Nos últimos anos os tribunais brindaram-nos com algumas decisões que, no mínimo, podemos considerar inusitadas. E não é necessário recuar muito no tempo. 
(…/…) Em 2010, por exemplo, o Tribunal da Relação de Coimbra recusou condenar um homem de 40 anos que deu duas bofetadas na mulher com quem foi casado durante 14 anos, em Buarcos, Figueira da Foz. Os juízes consideraram que "dar duas bofetadas não é violência doméstica"… 
(Reportagem de hoje do Correio da Manhã que pode ler na íntegra AQUI)
 ……………………………………………….. 
Tintin n.º 1 publicou-se há 70 anos!
O comerciante Oliveira da Figueira (o Oliveira da Figueira da Foz) é uma das muitas personagens secundárias das aventuras de Tintim e também uma das mais pitorescas.
Lançado em 1934, em Os Charutos do Faraó, o português consegue convencer Tintim a comprar até o que não precisa… 
……………………………………………….. 
Só há uma jogadora europeia nas 20 melhores do basquetebol americano. E é portuguesa… e figueirense! A nossa Ticha Penicheiro! (In Sapo/Desporto)

'Eish'!... Mas que estranho dia este! Miguel Almeida / José Elísio / Diogo Serôdio

O Miguel Almeida já não nos vai brindar mais com aqueles pequenos mas acutilantes e inteligentes textos (nr-As Beiras) que, tal como um "sniper social", iam direitinhos ao alvo; 
 O presidente da junta de freguesia de Lavos, José Elísio, demitiu-se da Assembleia Municipal; 
O Diogo (Serôdio) pede a demissão das funções de Conselheiro para a Igualdade. 
Como dizem os meus amigos moçambicanos: "Eish...(Publicação de hoje de António Durão nu seu mural do Facebook)

domingo, 16 de outubro de 2016

Tudo acontece à Naval até ter jogado hoje para a Taça no campo de treinos devido a ‘problemas com água e luz’!

O embate entre Naval e Marítimo (0-4) desta tarde na Figueira da Foz não se realizou no Estádio Municipal José Bento Pessoa mas sim no campo de treinos, ao lado, devido a “alegados problemas relacionados com… água e luz”! 
Até os jornalistas tiveram que improvisar locais de trabalho para acompanhar o embate… 
(Notícia do site desportivo zerozero que pode ler na íntegra AQUI)

Figueirense no Luxemburgo dedica pintura ao 'seu' povo da Cova Gala, onde nasceu!

“-Desde já dedico esta obra arte ao povo da Cova Gala. Quando era catraio brincava muito junto à borda do rio com os meus amigos. Então decidi pintar este trabalho do local onde ocorriam as minhas brincadeiras de infância, no qual existia a ponte da gala, os palheiros dos pescadores, os botes onde nos atirávamos para a água, as estacas de amarração dos barcos, etc. 
Fica a recordação de algo que não existe mais e que nos fez a infância feliz. Apesar de estar longe, a Cova Gala estará sempre no meu coração”. (Pintura de Nelson Santos)

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Policia Judiciária faz buscas na Figueira da Foz / Três polícias e militar traficavam armas na net

Nas 30 buscas efetuadas no Porto, Maia, Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Caldas da Rainha, Grande Lisboa e Setúbal, a PJ apreendeu três metralhadoras, entre as quais uma Kalashnikov que foi comprada pela internet e enviada por via postal para Portugal. Esta veio inutilizada mas rapidamente foi posta a funcionar. No mercado negro podia ser comprada por cerca de 2 mil euros. Armas não identificáveis e muitas vezes usadas no crime violento, roubos e homicídios. 
A PJ apanhou ainda pistolas, revólveres e armas de alarme – inutilizadas mas capazes de fazerem fogo real se alteradas. Três dos detidos tinham a perícia para modificar as armas com as peças importadas do estrangeiro. Foram também apreendidos aerossóis, bastões extensíveis, soqueiras, armas elétricas, coletes balísticos, miras telecópicas, silenciadores e munições. As peças de armas eram compradas no site de uma empresa num país europeu… 
(Exclusivo Correio da Manhã. Ver notícia / vídeo AQUI)

Rapidinhas figueirenses

Forte de Santa Catarina - A partir de amanhã, sábado 15 de outubro, o Forte de Santa Catarina vai estar aberto ao público aos fins-de-semana e feriados, das 14h00 às 17h30 com entrada gratuita.
Neste dia de abertura pelas 15h15 vai ser exibida a peça “Comédia da Marmita”, pelo Grupo Fatias de Cá, que conduz os espetadores cena a cena pelo interior do Forte. 
…………………………… 
Edifício “O Trabalho” - Vai ser arranjado!... A sério, escusam de rir! Ou seja (pois, lá vem um ‘mas…’) segundo nos contou JMS que efetuou váris contactos para saber o que se passava, o edifício, que agora pertence à Companhia de Seguros Açoreana, já foi vistoriado e, em breve (mas não disseram quando) vão colocar um painel à volta por questões de segurança, pois têm caído pedaços de pedra, madeira, plástico e cimento para a via pública. E que depois (mas não disseram quando) iríam começar obras de remodelação e renovação. 
Quer isto dizer que, apesar de ainda não se ver nada, pelo menos fala-se!...
.....................................................
Navio Escola Sagres – O famoso veleiro português vai regressar à Figueira da Foz no fim deste mês. Ficará acostado junto à Praça Europa e estará aberto à visita do público durante cerca de uma semana. 

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------