sábado, 10 de abril de 2021

O jardim, obras, podas, radicalismo e deficiente comunicação!

As obras no jardim municipal da Figueira da Foz têm dado que falar por aí, e sido alvo dos mais diversos "bitaites" alguns roçando mesmo o fanatismo. Muito devido, é certo, à deficiente comunicação e ausência de explicações.

Alguma destas explicações foram dadas quase que informalmente há pouco tempo, e referem que "as obras no jardim vão demorar porque as plantações são coisas complexas para serem bem feita (.../...) está a ser retirada terra e a ser colocada 'terra boa' para as novas plantas pois há que lembrar que aquele jardim não é feito na Várzea onde existem metros e metros e metros de terra fértil, aquela era uma praia, era a praia da Fonte... ali foram colocadas terras férteis em cima de areia, é um solo pobre, exaurido, e as fezes das pombas a acidificá-lo! Ou havia ali uma transformação rápida ou amanhã não existia, é um pouco como cultivar no deserto..." 

E assim as pessoas já começam a perceber e a aceitar! 

Afinal, porque é que não se explicou isto assim ao princípio!? Era muito bem capaz de nem sequer terem aparecido aqueles cartazes que foram pespegados nos arames que delimitam as obras do jardim, há cerca de uma semana! (foto ao lado)

A renovação do jardim continua, assim como as podas que serão adequadas (foto1). Certo é que podem haver exageros, claro. Como aquele que refere o técnico agrícola Luis Breda, ao referir "uma estranha poda feita numa árvore central do jardim (foto 2) de grande porte, que viola as técnicas da poda e ofende a sensatez". Explica que a citada árvore (assim como outras duas ali ao lado, felizmente não podadas ou "ainda" não podadas - foto 3) são de classificação "Nobres" pela sua imponência e beleza destacável, que "vivem" em liberdade e crescem livremente! E qualquer destas sem perigo das suas ramadas caírem. 

Por último, há outras situações referente a árvores que mereciam atenção, como uma junto 'Praça Nova' (foto em baixo) a qual apresenta há alguns meses um enorme "buracão" escuro na sua base, aparentando estar podre e seca, até por já não dar folhagem, como é visível até em contraste com as outras de folhagem verde ao lado! 

E esta, se cair, até causa estragos!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------