sexta-feira, 18 de junho de 2021

Casa do Paço e famosos azulejos holandeses Delft que os turistas vêm de propósito para ver... afinal não se podem visitar!

"-Já várias vezes nos últimos tempos fui a este Paço para ver os azulejos, e está sempre fechado, mesmo depois de ter sido permitida de novo a abertura dos espaços culturais (.../...) vivo em Coimbra mas sou figueirense, e já pelo menos três vezes nos últimos meses tentei visitar a Casa do Paço da Figueira da Foz, principalmente para apreciar os seus famosos e badalados azulezos holandeses Delft, mas nunca consegui, isto apesar de no site da Câmara Municipal da Figueira da Foz continuar a constar (conferir aqui) os horários: 3ª a Sábado 10h00-17h00, encerrado às segundas, domingos e feriados (o que também não deixa, ou deixaria se assim fosse, de ser estranho, estar encerrado no verão aos domingos e feriados). 
Soube entretanto depois que o Paço à muito que está fechado, e há dias em que ali se realizam julgamentos, uma vez ou duas por semana. Verdade mesmo, pois numa das vezes fui recebida por um segurança que disse que não havia visitas por se estar a decorrer um julgamento... ontem passei e mais uma vez estava encerrada! Soube que há muitas pessoas que vêm de longe, até do estrangeiro e dão com "o nariz na porta"... custa muito colocar uma informação na entrada a dizer que não se fazem visitas? Vão num dia... voltam no outro... que falta de consideração por quem nos visita e quem quer este Paço visitar...

E se decorrem julgamento num ou noutro dia, porque é que nos outros não pode haver visitas!? 

Também me falaram em restauros... mas pessoa ligada à autarquia diz que esses não impediriam as visitas se para tal houvesse um pouco de discernimento... e já agora de respeito pelos visitantes!" 

(Compilação de testemunhos de dois nossos leitores)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------