domingo, 26 de setembro de 2021

Sondagem RTP indica que Santana Lopes vence na Figueira

Pedro Santana Lopes vai voltar a presidir ao município que liderou entre 1997 e 2001, agora como independente. 
Nas projeções da Universidade Católica para a RTP, a candidatura do antigo presidente do PSD, “Figueira a Primeira”, consegue uma clara maioria e deverá recolher 41 a 46 por cento dos votos e quatro a cinco lugares na vereação. A confirmarem-se as projeções para a Figueira da Foz, os maiores prejudicados com estes resultados são o social-democrata Pedro Machado, que deverá conseguir apenas oito a 11 por cento da votação e cuja candidatura “Figueira do futuro” perde dois dos três cargos de vereação ganhos pelo PSD há quatro anos, e o PS, que perde a Câmara e cujo candidato, Carlos Monteiro com “Figueira, mais qualidade de vida”, fica em segundo lugar com 33 a 37 por cento dos votos conseguindo três ou quatro vereadores. 

Bernardo Reis, da CDU, deverá conseguir dois a quatro por cento dos votos e o quarto lugar na Figueira da Foz, o candidato do Bloco de Esquerda, Rui Curado da Silva, um a três por cento dos votos e Miguel Mattos Chaves, do CDS-PP, um a dois por cento. 

Nenhum destes três candidatos consegue qualquer mandato. 

Ficha técnica: Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP no dia 26 de setembro de 2021. O universo alvo é composto pelos votantes nas eleições Autárquicas no município. Foram selecionadas seis freguesias do concelho de modo a que as médias dos resultados eleitorais das eleições autárquicas de 2013 e 2017 nesse conjunto de freguesias (ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma) estivessem a menos de 1% dos resultados dos cinco maiores partidos ao nível do concelho. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente à saída dos seus locais de voto e foi-lhes pedido uma simulação de voto em urna. Foram obtidos 2695 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 86%.

1 comentário:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------