quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Administração Central quis fechar 'enforca cães' logo depois de inaugurada por causa da pedreira... que está inativa há anos!

A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) quis interditar a Estrada “enforca cães” dias depois de ter sido reaberta ao trânsito, após vários meses de obras de requalificação, avançou ontem o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, ao Diário As Beiras. Mas o autarca entrou em contacto com diversos membros do Governo e o assunto ficou resolvido.

“Na semana passada, tive um grande contratempo: a Administração Central quis fechar a “enforca cães”, revelou Santana Lopes. O autarca soube da decisão através do detentor da exploração de cal no Cabo Mondego, que havia sido notificado pela DGEG de que a estrada teria de fechar “por causa da pedreira”. De imediato, o presidente entrou em contacto com o ministro da Economia, António Costa Silva, “e outros membros do Governo, incluindo o secretário de Estado João Galamba, de origem figueirense”.

A estrada, frisou o autarca, foi lançada no mandato anterior, foi financiada por fundos da Administração Central, teve o acompanhamento do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a participação desta mesma DGEG.

Em março, Santana Lopes foi contactado pela DGEG, indagando-o sobre quem iria ficar responsável pela estrada.

Na resposta, disse que, se assim o entendesse, podia ser aquele organismo do Estado. “Não me responderam”, garantiu.

Santana Lopes “quis saber, imediatamente”, se a decisão da DGEG fora tomada por questões de segurança, lembrando que a exploração de cal está inativa há vários anos...

Entretanto, o ministro atalhou caminho e, no mesmo dia, após conversas telefónicas com o autarca figueirense e a DGEG, a crise ficou sanada.

“O ministro foi excecional e tratou, imediatamente, do assunto. Telefonou-me a dizer: Senhor presidente, esteja descansado, que vai ser dada ordem para a pedreira encerrar imediatamente e a estrada vai ficar sob a responsabilidade do município, como é natural”, contou Santana Lopes.

(Extrato de artigo de hoje do jornal Diário As Beiras onde pode ler a notícia completa)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------