quinta-feira, 4 de maio de 2023

Projeto desenvolvido por casal da Figueira da Foz apoiou 12 mil refugiados ucranianos

Projeto From to Ukraine desenvolvido por um casal da Figueira da Foz, em que a mulher é da Ucrânia, já apoiou 12 mil refugiados ucranianos desde o primeiro dia da invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022.

 David Carvalhão e Kateryna Shepeliuk

“No primeiro dia criámos um ‘site’ que fornecia toda a informação necessária para os refugiados, que lhes permitia viajar dentro da Ucrânia até às fronteiras que estavam abertas, saber como atravessar as fronteiras e como chegar a Portugal e se instalarem cá”, explicou David Carvalhão, de 45 anos, um dos mentores do projeto.

Juntamente com a mulher, Kateryna Shepeliuk, de 32 anos, natural de Donetsk – que viu a sua casa destruída em 2014, aquando da ocupação da Crimeia, e reside em Portugal desde 2017 – criou também no final do primeiro dia de conflito uns formulários com ofertas e pedidos de ajuda.
David Carvalhão explicou que “as pessoas podiam colocar as ofertas das suas casas, alimentação ou viagens” nos formulários, enquanto uma pequena equipa de voluntários recebia chamadas telefónicas e mensagens escritas na rede Telegram e ia ajudando os refugiados.

(…/...)

“Envolvemos no total à volta de seis mil pessoas nestas atividades a nível nacional, ao longo do último ano, com resultados muito positivos”, sublinhou David Carvalhão, criador de empresas ‘start-up’ tecnológicas.

O projeto desenvolvido pelo casal vai continuar a realizar atividades desportivas de integração e a promover aulas de língua portuguesa, sobretudo para os adultos, já que as crianças “acabam por interagir bastante na escola e acabam por aprender português”...

(Extrato de notícia de SAPO24 que pode ler completa AQUI)

1 comentário:

Anónimo disse...

Desconhecia. Aplaudo, pois tudo é pouco para apoiar os refugiados.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------