segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Mosteiro de Seiça está quase recuperado e prestes a reabrir!

Depois de décadas ao abandono, está quase a reabrir o Mosteiro de Santa Maria de Seiça na Figueira da Foz, recuperado com apoio de fundos europeus.

Obra comparticipada em 85% pelo Programa Operacional CENTRO 2020 e um prazo de execução até dezembro de 2023, que deverá ser estendido devido ao facto de as obras terem estado paradas mais de dois meses devido a trabalhos de arqueologia.

A intervenção tem por objetivo a recuperação e reutilização deste monumento nacional de elevado valor patrimonial e cultural, devolvendo a sua identidade à população e ao visitante, permitindo a fruição deste espaço, e o desenvolvimento da cultura e do conhecimento histórico, através da sua preservação e sustentabilidade futura.

Os trabalhos de consolidação da fachada monumental da igreja, em ruínas, e reabilitação do edifício monástico adjacente foram consignados em dezembro de 2021 por 2,7 milhões de euros.

(Extrato de publicação de Portugal 2020)

…........
A SIC emitiu também uma reportagem que passou este sábado no âmbito de outros trabalhos da estação televisiva sobre fundos comunitários aplicados à recuperação do património.

Pedro Santana Lopes, Saul António Gomes, Maria Rosa Anttonen e João Campos deram o seu contributo a esta peça jornalística, que mostra como estava o Mosteiro em 2015 e como está agora =VER AQUI=

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente notícia. Mas que a história não esqueça quem sempre lutou pelo restauro…

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------