Mosteiro de Seiça está quase recuperado e prestes a reabrir!
Depois de décadas ao abandono, está quase a reabrir o Mosteiro de Santa Maria de Seiça na Figueira da Foz, recuperado com apoio de fundos europeus.
Obra comparticipada em 85% pelo Programa Operacional CENTRO 2020 e um prazo de execução até dezembro de 2023, que deverá ser estendido devido ao facto de as obras terem estado paradas mais de dois meses devido a trabalhos de arqueologia.
A intervenção tem por objetivo a recuperação e reutilização deste monumento nacional de elevado valor patrimonial e cultural, devolvendo a sua identidade à população e ao visitante, permitindo a fruição deste espaço, e o desenvolvimento da cultura e do conhecimento histórico, através da sua preservação e sustentabilidade futura.
Os trabalhos de consolidação da fachada monumental da igreja, em ruínas, e reabilitação do edifício monástico adjacente foram consignados em dezembro de 2021 por 2,7 milhões de euros.
…........A SIC emitiu também uma reportagem que passou este sábado no âmbito de outros trabalhos da estação televisiva sobre fundos comunitários aplicados à recuperação do património.
Pedro Santana Lopes, Saul António Gomes, Maria Rosa Anttonen e João Campos deram o seu contributo a esta peça jornalística, que mostra como estava o Mosteiro em 2015 e como está agora =VER AQUI=
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1 comentário:
Excelente notícia. Mas que a história não esqueça quem sempre lutou pelo restauro…
Enviar um comentário