quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Obras de consolidação e de requalificação do Mosteiro de Seiça vão ser inauguradas amanhã por Marcelo Rebelo de Sousa!

Comprado por Santana Lopes no seu primeiro mandato (1998/2002) quis a história que agora sejam inauguradas no seu segundo mandato!

O Presidente da República inaugura amanhã, pelas 15h00, as obras de consolidação e requalificação do Mosteiro de Seiça, tendo como anfitrião o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes.

(Nesta sua deslocação ao concelho, Marcelo Rebelo de Sousa preside ainda à sessão de abertura do 19º congresso da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que se realiza nos dias 26 e 27 no Pavilhão Galamba Marques. Por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa, preside à sessão de encerramento.)

Desde o início do mandato que o autarca definiu esta empreitada como uma prioridade.

As obras do Mosteiro ou Convento de Seiça foram adjudicadas em dezembro de 2021 por 2,7 milhões de euros, contando com uma comparticipação de 85% do programa Portugal 2020. O concurso público, contudo, foi lançado pelo anterior executivo camarário.

O concelho da Figueira da Foz ganha, assim, mais uma atração turística e um espaço expositivo relacionado com o antigo e histórico mosteiro da Ordem de Cister. Isto ao mesmo tempo que descentraliza a oferta cultural e turística.

A freguesia do Paião passa agora a ter uma oferta turística: o Mosteiro de Seiça juntamente com a capela octogonal da Nossa Senhora de Seiça!

(Fonte: Diário as Beiras de hoje)

….............................................

Neste momento é de todo o merecimento lembrar aqui Maria Rosa Anttonen, a grande e ativa divulgadora da necessidade e interesse histórico em recuperar o monumento, não se coibindo de, à frente da “SMS-Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça” a qual fundou em 2013 e presidiu até 2020, ter desenvolvido vários atos sempre em prol da sua reconversão, onde se destacam as várias Feiras da Bagageira no largo em frente ao Mosteiro de Seiça, as diversas reuniões efetuadas tendentes a não o deixar esquecer e para continuar a alertar e agitar mentalidades, e a efetivação de estudos, de escritos nos jornais e nas redes sociais, na rádio e em tudo que “mexesse” tendo sempre em mente a sua freguesia Paião, as suas gentes e interesses, e o seu Mosteiro. De realçar que também as sucessivas direções e sócios igualmente se esforçaram e contribuíram para o grande evento de amanhã.

E já esta noite a Maria Rosa Anttonen escreveu no seu mural do Facebook:

"Com muitas desculpas da Câmara Municipal da Figueira da Foz acabo de ser convidada por telefone para estar presente amanhã na cerimónia de inauguração das Obras de Reabilitação do Mosteiro de Santa Maria de Seiça.”

Pode ter sido tarde, mas é um convite mais que merecido.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente notícia. Uma importante oferta cultural é a preservação da memória. Quase que faltava memória na câmara, com o convite “em cima da hora”! Não havia necessidade.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------