terça-feira, 18 de junho de 2024

Hotel Vila Galé da Figueira da Foz anuncia 'requinte e tradição' mas anula essa propalada tradição com a retirada do nome de 'Grande Hotel da Figueira' da sua pala de entrada!

Numa das promoções publicadas no Facebook pelo Hotel Vila Galé da Figueira da Foz, pode-se ler:

“Vila Galé Hotéis - Entre no hotel histórico da Vila Galé na Figueira da Foz, onde o requinte se encontra com a tradição num cenário deslumbrante junto ao mar!”

No entanto, o exterior do edifício revela o contrário, perante a retirada das letras da mais que tradicional designação de 'Grande Hotel da Figueira' da pala de entrada do edifício! Que foram substituídas por uns vasos!...

Uma ação que continua a indignar os figueirenses, como aqui já o escrevemos, perante a ensurdecedora indiferença do grupo hoteleiro.

…................................

Sobre este mesmo assunto, o figueirense Miguel Amaral escreveu-nos:

“A exploração do Grande Hotel da Figueira da Foz passou a ser efetuada pelo Grupo português Vila Galé.

O edifício esteve encerrado para obras de adaptação desde outubro de 2023 a abril deste ano, e durante esse periodo foi retirado o "lettering" com a denominação "Grande Hotel da Figueira" localizado na pala da porta principal de acesso ao interior dessa unidade hoteleira.

Gostaria de salientar e relembrar que de trata de edifício classificado e, como tal, está obrigado a manter e a respeitar a fachada, impondo-se a reposição daquela designação. Mais recordo que o referido hotel, quando passou a ser explorado pela cadeia hoteleira que antecedeu a presente (grupo Accor), também nessa altura, apesar de ter sido, igualmente, objeto de obras interiores e exteriores, a referida empresa manteve na pala aquela designação.

Depois desta última intervenção, e numa visita que efetuei ao local, fiquei deveras agradado que, no hall de entrada, o Grupo Vila Galé desse um enorme destaque à historia deste edificio, com fotografias da sua construção, entre outras. Ora é um perfeito contra-senso que, valorizando desta forma este espaço, se tenha retirado um dos elementos físicos que mais caracterizou o Grande Hotel.

São muitos os figueirenses, os amigos e visitantes da Figueira da Foz, que gostariam de continuar a ver aquele hotel com a denominação, pela qual, tem sido conhecido desde a sua inauguração ocorrida nos anos 50 do seculo passado, um edifício que se tornou uma referencia da cidade. Acontece em muitas outras cidades do nosso país e da Europa em que os edifícios emblemáticos, nomeadamente, os hotéis mais carismáticos, independentemente da alteração de entidade gestora, continuam a ostentar na fachada a sua designação inicial.

A cerimónia oficial de reinauguração terá lugar no próximo sábado dia 22 de junho, e até lá faço um apelo à administração de Grupo Vila Galé para que, num gesto de cortesia, de respeito, e consideração pelos Figueirenses, dê o devido e merecido destaque aquele edifício.”

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi AQUI que primeiro se chamou a atenção ao desaforo do grupo vila galé. A história não se apaga e não se reescreve. O grupo vila galé tem demonstrado insensibilidade, arrogância e falta de memória.

Anónimo disse...

E as letras ainda estão no sucateiro?

Anónimo disse...

Em contraste o Hotel Eurostars aumentou o tamanho das letras e renovou o seu logotipo. Basta passar no local e ver.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------