'Com Aguiar de Carvalho foram os 15 anos negros da história da Figueira...' refere a dado passo Joaquim de Sousa em entrevista ao Campeão das Províncias!
Joaquim Manuel Barros de Sousa nasceu a 22 de Outubro de 1936 – há 88 anos e uns dias, portanto – em Coimbra, mas é indiscutivelmente da Figueira da Foz, como o são a Torre do Relógio, a Praia da Claridade ou, por que não? os gelados da Emanha e os passeios no Picadeiro. É um ex libris da cidade, do Concelho, melhor dizendo, e se não figura em postais, bom, é porque, ao contrário de outros, muitos, por esse mundo adentro, não é dado nem ao auto-elogio nem à auto-homenagem disfarçada, tantas vezes mal, de preito de gratidão alheia esculpida em estátua de pedra ou placa toponímica.
E podia, já que se Joaquim de Sousa nunca foi, para usar um termo por demais conhecido, «o dono disto tudo», a verdade é que foi quase tudo na Figueira da Foz: presidente da Câmara (1980 a 1982), administrador do IPTM (2002 a 2007), presidente, entre muitas outras coisas, do Ginásio Clube Figueirense (GCF) e (ainda é) Provedor da Misericórdia-Obra da Figueira (MOF), entre muitas outras atividades, funções e cargos desempenhados em diversas instituições públicas e associativas. Isto, fora o que foi no país: deputado à Assembleia da República e Secretário de Estado, entre outros cargos de nomeação.
Tudo isto ininterruptamente e praticamente desde que começou a ter consciência de si.
(…/...)
"-Na câmara, geri-a três anos, sem maiorias nem minorias. Reuni os vereadores, sete na altura, até porque não são precisos nove para nada, e disse que estava disposto a dar pelouros a todos e a nomear dois vice-presidentes. E assim foi, três PS, três AD e um CDU, e correu bem. Depois, bom, já o escrevi no livro, com o Aguiar (de Carvalho) foram os 15 anos negros da história da Figueira..."
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1 comentário:
Ohhh
Enviar um comentário