São Julião da Figueira da Foz voltou ontem a ser Freguesia isto doze anos após a agregação a Buarcos!
Em 2013, após a agregação de Freguesias, a Freguesia de São Julião passou a estar unida à Freguesia de Buarcos, passando a denominar-se unicamente como Freguesia de Buarcos e São Julião.
Ora ontem, 31 de outubro de 2025, e cerca de doze anos depois, realizou-se o Ato de Instalação da nova Assembleia de Freguesia de São Julião da Figueira da Foz, marcando oficialmente o regresso desta freguesia à autonomia.Em nota que nos foi hoje enviada, o executivo da Junta de Freguesia de São Julião Informa:
“É um momento histórico e de grande significado para todos fruto do empenho e da vontade da população que sempre acreditou neste passo.
O executivo agora liderado por Manuel Rascão Marques presidente da Junta de Freguesia, e a Assembleia de Freguesia presidida por Ana Margarida Cunha, iniciam assim um novo ciclo de trabalho dedicado à comunidade.
Nesta nova Assembleia estão representadas as forças políticas: Coligação Figueira a Primeira (PPD/PSD CDS-PP), Partido Socialista, Chega e Coligação Evoluir Figueira.”
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
11 comentários:
Justiça! Foi feita justiça. SJuliao perdeu e muito com a junção. Morador no bairro novo faço votos que a nova junta tenha força política e reivindicativa junto da câmara para nos devolver limpeza, estacionamento, recuperação do jardim escola (o ninho), passadeiras pintadas, passeios sem buracos, assistência aos idosos, espaços verdes, apoio ao comércio e o que desejarem juntar. S Julião perdeu qualidade e há que recuperar.
Buarcos e S.Julião eram um peso morto recíproco.
Santana e Rascão têm um histórico.
Se o Rascão quiser fazer, vai ter de beijar o anel.
Se preferir o confronto, vai ser curioso de observar.
Que seja um dia para celebrar. Não deixou saudades nenhumas. Na minha opinião S Julião perdeu e de que maneira. Só havia olhos para Buarcos.
Vai ter concerteza. Mas espere sentado, e daqui a menos de 4 anos trocamos notas.
Perdeu? A sério? Vamos a factos: Piscina aquecida na praia. Recuperação Piscina-Mar. Largo de Santo António. Hotel Hispânia. Rua da República. Rua dos Bombeiros Voluntários. Rua dos Combatentes. Prédios militares. Estrada de Mira. Campus da Universidade de Coimbra. Novo Health Club Portugal. Ciclovias. Prolongamento das Abadias. Sabe onde ficam estas "obras"? Em S. Julião. Sabe onde está isto escrito? Nos outdoors que foram usados pela FAP para a campanha eleitoral.
Agora, veja o que diz nos mesmos cartazes sobre Buarcos. S. Julião perdeu? O que se perdeu foi o tino, a capacidade crítica e a vergonha.
Na mesma campanha, foi prometido que se iria fazer: Rua José da Silva Fonseca. Bairro Padre Américo. Prédios Militares. Rua da República. Rua dos Cobatentes. Várzea de S. Julião. Antigo Hotel Hispânia. Rua 10 de Agosto. Tudo, em que freguesia? Vê aí alguma obra para Buarcos? Não. Vê uns cromos repetidos, mas para esclarecimento deve perguntar ao Presidente da Câmara.
Prolongamento das abadias? Está feito? 😵💫😂
Está no outdoor, deve ser verdade.
Só vendo!!! E sempre me recusei a escrever Buarcos/Figueira da Foz. Nasci na Figueira da Foz, não em Buarcos, embora não tenha nada contra essa simpática vila, entende-se!!!
E os novos, bonitos e confortáveis cafés de apoio de praia estão na figueira, não é? Não! Estão em Buarcos. E a tentativa de assassinato da festa do pirata na figueira ? Contrariados mas lá tiveram que fazer no forte.
O que são cafés de apoio de praia? Refere-se à barbaridade de se permitir construção de privados em zona que devia estar protegida ( e se calhar está ) por planos de ordenamento? Se dependesse de mim, podiam transplantá-los para S. Julião, já hoje.
A feira pirata começou onde? Quer fotos das primeiras edições?
Ó valha-vos o santo facebook!
Enviar um comentário