terça-feira, 15 de julho de 2025

O jihadista português cuja família é da zona da Figueira da Foz foi mesmo condenado a prisão perpétua!

O terrorista português Steven Duarte, filho de emigrantes portugueses no Luxemburgo e cuja família é da zona da Figueira da Foz, estava a ser julgado à revelia no Luxemburgo. Não estando presente uma vez que, segundo o que se sabe, continua preso na Síria, enfrentava uma pena de prisão perpétua.

Pena essa que se confirmou. Steven Duarte, de 38 anos, foi mesmo condenado à pena de prisão perpétua, na manhã desta segunda-feira, num tribunal daquele país do centro da Europa.

Steven Duarte assumiu-se membro do Daesh, com o nome Abu Muhadjir Al Andalousi. Veio a arrepender-se anos depois. Quando o Daesh foi desmantelado, na Síria e no Iraque, o luso-luxemburguês foi detido e ainda permanece numa prisão curda. Já avançou com um pedido de regresso ao Luxemburgo, país onde diz querer cumprir a pena.

Apesar da ausência do arguido, o Ministério Público acusou-o de oito crimes, o mais grave dos quais terrorismo. Ao fim de praticamente um mês de julgamento, um tribunal da capital luxemburguesa condenou-o à pena perpétua, a mais severa no código penal daquele país.

A condenação é passível de recurso.

(Fonte: Correio da Manhã)

Praias da Cova Gala e Costa de Lavos vão ter algumas limitações de acesso devido às obras de reposição de areias!

A empreitada de alimentação artificial de praia no troço costeiro a sul da Figueira da Foz (Cova Gala – Costa de Lavos) vai limitar o uso de algumas daquelas praias, de modo faseado, ao longo das próximas semanas. Segundo um edital da Agência Portuguesa do Ambiente, “face à magnitude da empreitada e tipologia de intervenção, encontra-se em risco a segurança de pessoas e bens na área de intervenção”.

O uso da praia será assim suspenso progressivamente em alguns troços consoante o andamento da obra, mas sempre a sul da Praia do Hospital e da Praia da Cova Gala Norte, que são as mais frequentadas.

E vai ser criado um site pela APA com atualização praticamente diária para informar sobre as diferentes limitações...

(Foto nossa / Fonte: Diário de Coimbra)

Hospital da Luz Clínica da Figueira da Foz abriu hoje ao público com serviços de imagiologia, análises e pequenas cirurgias

A clínica vai trazer à região uma oferta de serviços de saúde bastante mais ampla e robusta.
Uma das valências marcantes desta unidade vai ser o facto de ter um serviço de imagiologia completo, com ressonância magnética, TAC, mamografia, RX e ecografia. Esta nova oferta vai aumentar significativamente a capacidade de diagnóstico. Para além desta nova oferta, destaca-se a existência de uma unidade de análises clínicas que terá convenção com o SNS.

A clínica da Figueira da Foz terá, também, uma consulta médica no próprio dia sem marcação, que funcionará entre as 09h00 e as 21h00, de segunda a sexta-feira. E terá uma sala de pequena cirurgia, onde já será possível realizar um leque denso de pequenos procedimentos cirúrgicos.

Haverá também um reforço significativo do corpo clínico nas diversas especialidades médicas, para além de passarem a existir novas consultas, que até agora eram inexistentes na localidade, como, por exemplo, cirurgia maxilo-facial, cardiologia pediátrica, nefrologia, oncologia e hematologia. Esta nova unidade passará a disponibilizar aos seus clientes um vasto conjunto de exames, nomeadamente nas especialidades de urologia, oftalmologia, ginecologia, etc.

O Hospital da Luz Clínica da Figueira da Foz será uma unidade de saúde que irá oferecer aos seus clientes uma oferta de serviços de saúde bastante completa, em estreita articulação com o Hospital da Luz Coimbra, nomeadamente, no que se refere aos exames de gastroenterologia e à componente cirúrgica. 

(Fotos de Ana Machado >> Saber mais no site do Hospital da Luz Clínica da Figueira da Foz)

Município e Enatur vão assinar o contrato da Piscina Mar que fará um investimento no complexo de seis milhões de euros!

O Município da Figueira da Foz e a Enatur deverão assinar esta sexta-feira o contrato de concessão do complexo turístico piscina-mar, segundo revela hoje o Diário As Beiras.

O equipamento municipal será explorado pela empresa público privada durante 40 anos.

O protocolo abrange a reabilitação do edificado, incluindo a antiga estalagem, e será aumentada a capacidade de alojamento. Para o efeito, a Enatur fará um investimento inicial de seis milhões de euros.

(Ilustração nossa / Fonte: Diário As Beiras de hoje onde pode ler a notícia completa)

Provedor Joaquim Sousa doou à Misericórdia Obra da Figueira uma valiosa coleção de medalhas!

A coleção de 123 medalhas, datadas do período entre 1946 e 2008 (ver relação anexa em baixo) ficaram expostas em dois expositores de parede especialmente construídos e iluminados para o efeito, respetivamente com 63 e 62 medalhas.

De notar que algumas destas medalhas são extremamente valiosas, designadamente a que foi oferecida ao Provedor pela “Voice of America” durante uma entrevista que concedeu a esta estação emissora de âmbito mundial durante a sua visita aos Estados Unidos em 1977.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Estátua 'Preguiça' no Espelho d'Água vandalizada -Apedrejada deslocada e partida!

A nossa leitora C. Inês, numa das suas habituais caminhadas, deparou-se este fim de tarde com um cenário que “a tirou do sério”! A estátua “Nu Feminino” do escultor Laranjeira Santos (que doou mais de uma centena de obras à autarquia figueirense) e que pelos figueirenses foi apelidada de “A Preguiça”, estava vandalizada!

São visíveis várias pedras da calçada à sua volta, indiciando que foram retiradas da calçada e atiradas contra a estátua!

A foto inicial mostra a fratura provocada numa perna! E na foto lateral pode ver-se que a obra foi deslocada do seu sítio, e à sua volta algumas das pedras que lhe atiraram!

C. Inês não sabe há quanto tempo este ato de vandalismo terá acontecido, mas recorda que já há cerca de três semanas tinha vistos uns rapazolas a “arrumar” umas pedras pelo Espelho d'Água para as ver saltitar pela água... tendo-lhes chamado a atenção que isso podia causar danos à estátua! O que não terá sido este o caso, que denota ter sido mesmo malvadez e direta e propositadamente apedrejada!

Golfinhos ficam presos em redes arte xávega na Praia da Leirosa mas pescadores cortaram logo as redes sem olhar aos prejuízos e rapidamente os devolveram ao mar >> Reportagem e vídeo SIC!

No domingo à tarde, na Praia da Leirosa, na Figueira da Foz, seis golfinhos vieram presos nas redes da arte xávega. 

A ação rápida dos pescadores, que cortaram as redes sem olhar a prejuízos próprios, permitiu devolvê-los ao mar sãos e salvos!

Os pescadores já se tinham apercebido da presença dos golfinhos junto às redes depois de os terem avistado a acompanhar um barco.O navio acabou por parar perto da boia de sinalização e os mamíferos entraram, quem sabe, em busca do peixe que continham.

A ação rápida filmada por quem assistia à cena na areia acabou por ajudar os golfinhos. Os pescadores cortaram as redes (apesar do prejuízo) e conseguiram devolver os animais ao mar.

As toninhas - como são conhecidos pelos pescadores - são os mais pequenos cetáceos, que podem atingir até 1,80 metros. Com o hábito de se aproximar bastante da costa, acabaram dentro das redes, mas a história acabou por ter um final feliz para todos os envolvidos.

(Ver aqui a reportagem com vídeo da SIC)

domingo, 13 de julho de 2025

APAFF em dificuldades para continuar a ajudar os cerca de 100 cães e 50 gatos que alberga e pode ficar sem terreno onde quase metade dos animais foram lá postos pelos serviços camarários!

A Associação de Proteção Animal da Figueira da Foz (APAFF) é uma associação sem fins lucrativos que se dedica á proteção e cuidado de animais abandonados. Foi constituída por escritura pública a 15 de maio de 2001 por cinco pessoas que quiseram fazer algo pelos animais errantes que deambulavam pelo nosso concelho, tendo sido considerada Instituição de Utilidade Pública em agosto de 2012.
Neste momento a APAFF alberga cerca de uma centena de cães e de 50 gatos, não sendo possível à prestigiada associação receber mais animais devido à grave situação de poderem ficar sem o terreno.

Almeida Sousa, vice presidente da Assembleia Geral da APAFF, explica:

“O proprietário do terreno, que desde sempre nos pôs á vontade com a sua utilização, faleceu, e os herdeiros, não sendo tão sensíveis á causa animal, têm o terreno á venda por 65 mil euros e já há um interessado em adquiri-lo! Estamos sem saber o que fazer. A reunião com a Autarquia pouco nos adiantou até agora, apesar de compreenderem o problema. Resta acrescentar que temos um protocolo com a Autarquia que muito nos ajuda...”

E remata:

“Ora, atendendo que quase metade dos animais foram lá postos precisamente pelos serviços camarários, o ideal seria a Câmara apoiar-nos com uma verba condizente, uma vez que um terreno também é solução mas implicará igualmente custos elevados iniciais de infraestruturas!

Aproveito para aqui também sensibilizar a população para este problema que julgo não ser do conhecimento de todos.”

sábado, 12 de julho de 2025

Sábado algo complicado com colisões nos Vais em Buarcos e em Lírio nas Alhadas e carro a arder no sentido Figueira-Coimbra!

Um ferido leve foi a consequência de uma colisão entre uma viatura ligeira de mercadorias e uma veículo pesado na localidade de Vais em Buarcos.
O alerta foi dado por volta das 12h00 e para o local foram acionados o Corpo de Bombeiros Sapadores e os Voluntários da Figueira da Foz, assim como a autoridade, que tomou conta da ocorrência.

A vítima do acidente, um homem de 74 anos, foi transportada para o Hospital Distrital da Figueira da Foz para uma avaliação mais pormenorizada do seu estado de saúde.

…......................................

Entretanto, pelas 12h05, nos Lírio, Alhadas, um colisão entre dois veículos provocou um ferido leve, que não necessitou de ser transportado para qualquer unidade de saúde.

…......................................

Já esta noite por volta das 21 horas, uma viatura, que seguia no sentido Figueira da Foz – Coimbra começou a arder na A14, próximo da saída para Montemor-o-Velho. 

As operações de combate às chamas envolveram os bombeiros voluntários e Sapadores da Figueira da Foz, uma Brigada da GNR e uma equipa da Brisa, num total de 15 operacionais apoiados por 5 viaturas. Não houve vítimas a lamentar.

(Ilustrações nossas / Fonte: Diário de Coimbra)

Entretanto na Praia da Claridade (Relógio) comprova-se que os animais não sabem ler... e os cães também não!

Não é a primeira vez que um ou outro nosso leitor nos contacta para dar conta dos cãezinhos que os donos levam para a praia... ou melhor, dos seus cocós!

Ainda na semana passada a nossa leitora J. Ana nos contactou indignada dando conta dos excrementos que vieram “colados” nos pés da sua filhita de 7 anos, provenientes de três canídeos, dois de porte grande, que o seu dono tinha levado para uma zona do areal sensivelmente situada em frente à Torre do Relógio. Não se preocupando com os cocós que os cães fizeram, desviando a cara fingindo não estar a olhar enquanto eles faziam as suas necessidades!

Acrescentou no seu escrito, a terminar e algo irónica, que “os animais não sabem ler... e os cães também não!

Pois...
Já hoje mesmo o nosso leitor Paco enviou-nos estas duas fotos, mostrando mais dois cãezinhos na praia a acompanharem os seus donos, e do que consta no cartaz situado no acesso a esta zona do areal!

Com um breve comentário: “Ninguém vigia, ninguém evita...

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Centro Comercial Foz Plaza vai quase duplicar de tamanho com investimento de 30 milhões de euros permitindo um acolhimento de 83 unidades comerciais >>> Veja como vai ficar!

O centro comercial Foz Plaza na Figueira da Foz vai aumentar a sua área bruta locável para quase 25 mil m², com novas lojas, zona de restauração e esplanada panorâmica.

Segundo divulga hoje o site Echo Boomer, a ampliação traduzir-se-á num aumento da área bruta locável dos atuais 14.870 m2 para 24.962 m2, permitindo o acolhimento de 83 unidades comerciais, entre lojas e quiosques. O início das obras está previsto para o último trimestre de 2026, com conclusão apontada para o primeiro semestre de 2028. A operação implicará não só a expansão lateral do edifício, como a reconfiguração das áreas interiores, incluindo uma renovação completa da imagem do centro comercial tanto no exterior como no interior.

Entre as principais alterações destaca-se a criação de uma nova zona de restauração no piso superior, que incluirá uma esplanada panorâmica virada para a cidade. A nova área comercial, com cerca de 10.000 m2, destina-se sobretudo a lojas-âncora no segmento da moda, bem como a insígnias de média e pequena dimensão.
Durante o período da obra, o centro continuará aberto ao público, com a gestão a garantir medidas para minimizar os impactos nos lojistas e visitantes.

A apresentação pública do projeto está marcada para a próxima quarta-feira, 16 de julho. Na próxima semana serão também divulgadas as primeiras imagens do projeto arquitetónico...

(A foto inicial mostra como vai ficar, e a última foto mostra como é hoje em dia. Fonte e onde pode ler a notícia completa: echoboomer.pt)

********************************

 ADENDA:

Entretanto, Pedro Santana Lopes já garantiu que “...no horto e no Parque de Campismo ninguém toca”. (NR – Pelo que é dado ver, o crescimento será em altura e uma zona confinante com a avenida. E como consta da notícia, e aqui repetimos, “a apresentação pública do projeto está marcada para a próxima 4ª feira, 16 de julho, com as primeiras imagens do projeto arquitetónico”!

Cresce o investimento imobiliário do estrangeiro no concelho da Figueira da Foz!

A Remax, a maior rede imobiliária a operar em Portugal, registou um crescimento de 59% no investimento imobiliário estrangeiro na região Centro nos primeiros cinco meses de 2025.

Este aumento no número de transações de compra e venda reflete um reforço do interesse por parte de investidores internacionais com destaque para os concelhos da Figueira da Foz, Penamacor e Leiria.

Apesar da estabilidade no mercado de arrendamento, com uma média inferior a 30 transações mensais, o segmento de compra e venda tem demonstrado uma tendência de expansão, aproximando-se de uma média mensal de 30 transações originárias de investidores estrangeiro.

Os dados revelam que a preferência dos investidores se concentra em terrenos e lojas, sendo que os terrenos correspondem a mais de 70% das operações associadas a atividades empresariais.

Além disso, a Remax intermediou transações com cidadãos de 25 nacionalidades diferentes, destacando-se os mercados brasileiro, francês, britânico, ucraniano, polaco e norte-americano...

(Extrato de notícia que pode ler completa em Jornal Económico)

Obras do Big Shot já estão em curso entre a Cova Gala e a Costa de Lavos

Já decorre o processo de alimentação artificial tendente à transposição de 3,3 milhões de metros cúbicos de areia (big shot) de norte para sul da barra da Figueira da Foz, mais concretamente no troço costeiro entre a Cova Gala e a Costa de Lavos, no montante de 21 milhões de euros.

(Fotos de CMFF)

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Faleceu com 104 anos Maria Antonieta a proprietária da antiga Casa Guimarães no Bairro Novo encerrada em 2001


Faleceu serenamente na madrugada desta quarta-feira Maria Antonieta, que esteve à frente da antiga e conhecida Casa Guimarães no Bairro Novo (na esquina onde se situa hoje em dia a Balvera Perfumarias) desde 1957 até ao seu encerramento definitivo em maio de 2001.Carminda Coelho deu a notícia no seu mural do Facebook:

“Com muito pesar, venho informar a partida da minha mãe do coração, Maria Antonieta Ferreira Barbosa Coelho... nunca imaginei ter a graça de poder partilhar tantos anos de sua companhia, amor, cuidados...”

Em conversa telefónica acrescentou que “ela cuidou de mim desde os três anos, e nos últimos anos fui eu que cuidei dela.

Na madrugada de ontem, estava ao seu lado, quando me agarrou na mão... e assim ficou uns minutos até partir serenamente!”
 

Maria Antonieta faleceu em Estarreja onde desde os 96 anos estava aos cuidados de Carminda Coelho.

Faleceu esta quarta-feira, dia 9 de julho, de madrugada. Encontrar-se-á em Câmara Ardente amanhã, sexta-feira, a partir das 14 horas, na Capela do Cemitério de Buarcos. Após as exéquias fúnebres o seu corpo será inumado em Sepultura de Família.

(Leia aqui o historial da Casa Guimarães)

Prontos para serem reinstalados os 24 painéis de papel chinês no Paço de Maiorca após longo processo de conservação e restauro

Antes (foto de José AS Teixeira) e depois (fotos de CMFF)
A rara coleção de papéis pintados do século XVIII de produção chinesa e adquiridos na época pela família senhorial de Maiorca representam cenas naturalistas orientais com árvores floridas, aves exóticas, insetos e paisagens idealizadas, compondo um dos mais relevantes conjuntos de chinoiserie autênticos existentes em território nacional.

A sua reabilitação constitui um marco no processo de valorização patrimonial do Paço.

A par desta devolução histórica, está em curso o restauro do retábulo renascentista e dos azulejos da Capela do Paço, sob responsabilidade da empresa Quadrifólio, com sede na própria freguesia de Maiorca...

=Saiba mais no site da CMFF=

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Um bebeu a mais e dois conduziam com documentação a menos e todos foram detidos ontem em Buarcos!

A PSP andou ativa e detetou ontem três condutores em infração todos em Buarcos.Assim, na rua das Tamargueiras, elementos policiais detiveram esta terça-feira, pelas 17h15, um homem de 61 anos por conduzir um automóvel com uma taxa de álcool no sangue de 2,27 gramas por litro.

Um pouco depois às 18h25 na rua Afonso IV, um homem de 45 anos foi detido devido a ter sido detetado a conduzir um automóvel sem nenhum título de condução válido.

E já à noite, às 22h10 na rua Várzea, um homem de 33 anos foi intercetado a conduzir um ligeiro de passageiros também sem estar legalmente habilitado.

(Compilação de Notas de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

terça-feira, 8 de julho de 2025

Judiciária deteve homem de 44 anos na Figueira da Foz na posse de mais de 100 mil ficheiros de pornografia infantil!

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve, em flagrante delito, na Figueira da Foz, um homem, de 44 anos, que se encontrava na posse de mais de 100 mil ficheiros com conteúdos de abuso e exploração sexual de menores, maioritariamente com menos de 10 anos.

Os factos em investigação tiveram origem na sinalização realizada por entidades internacionais, relativa à partilha de conteúdos envolvendo pornografia de menores em plataformas da Internet, efetuada a partir de acessos registados no nosso país.

No âmbito de diligências de recolha de provas, designadamente a realização de uma busca domiciliária, a PJ confirmou a existência dos referidos ficheiros nos equipamentos informáticos do suspeito.

A investigação prossegue para o apuramento integral dos factos.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

(Ilustração nossa - Fonte: Site da Polícia Judiciária)

Duas colisões de motociclos com carros esta manhã: Às 11 horas em Lavos e ao meio-dia na Figueira da Foz em frente à câmara!

Uma colisão entre um motociclo e uma viatura ligeira provocou um ferido hoje de manhã em Lavos.

O alerta foi dado pelas 11 horas, e para o local deslocaram-se os Bombeiros Sapadores e Voluntários. 

Segundo foi possível apurar, o condutor do motociclo sofreu ferimentos ligeiros.

 …..................................................

Pouco depois, e por volta do meio-dia, registou-se outro acidente, na Figueira da Foz, em frente à Câmara Municipal, igualmente entre um automóvel e um motociclista.

Esta colisão, com algum aparato, ocasionou ferimentos, considerados graves, também no condutor do motociclo, um jovem de 18 anos.

Compareceram no local 13 operacionais, entre a PSP, Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários locais.

A circulação automóvel esteve mesmo condicionada numa das vias.

(Ilustração nossa - Fontes: Várias net)

segunda-feira, 7 de julho de 2025

PSP avisa os aceleras / apanha ébrio de madrugada / e divulga atividade operacional semanal

Através da sua habitual campanha de informação denominada “Quem o avisa...” a Polícia de Segurança Pública informa dos locais onde, entre outros, irão efetuar as suas habituais operações de Controle de Velocidade – Radar.

No concelho da Figueira da Foz vão ocorrer duas, mas só na segunda quinzena de julho, a saber... e não se esqueça:

-Dia 17 quinta-feira, das 09h30 às 12h30 na Av. Francisco Sá Carneiro;

-Dia 25 sexta-feira, das 15h30 às 18h30 na Av. Mário Soares.

E saiba onde vão estar instalados em todos os locais de Portugal.

….......................

Operacionais da PSP da Figueira da Foz, no âmbito de operações de fiscalização de trânsito, detiveram na madrugada desta segunda-feira, pelas 02h50, um homem de 29 anos na Rua de Santa Catarina, por conduzir um automóvel com uma taxa de álcool no sangue de 1,48 gramas por litro.

…........................

Por sua vez, a PSP distrital divulgou a sua atividade operacional semanal, respeitante à semana de 30 de junho a 6 de julho.

Neste período a efetuou 26 detenções na sua área de responsabilidade (Coimbra e Figueira da Foz) destacando-se seis por suspeita de tráfico de estupefacientes, cinco através de mandados de detenção, dez por infrações rodoviárias (condução sob influência de álcool e sem habilitação legal) duas por resistência e coação (agressões e injúrias a polícias) duas por furto em estabelecimento comercial e uma por posse de arma proibida.

No que respeita a sinistralidade, em igual período, foram registados 33 acidentes de viação dos quais resultaram 13 feridos ligeiros.

Nesta mesma semana, no âmbito de ações de prevenção de sinistralidade e fiscalização rodoviária, foram fiscalizadas 577 viaturas e realizados 120 testes de alcoolemia, tendo sido autuados 168 automobilistas que não cumpriram o código da estrada, tendo sido também controladas através de radar 2458 viaturas.

(Compilação de Notas de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Acidente de manhã na ponte Edgar Cardoso fez parar o trânsito

Segundo publicação no grupo do Facebook “Ocorrências em Coimbra (Oficial)”, com foto de Marco Eduardo Tae, ocorreu esta manhã, pouco antes do meio-dia, um acidente na ponte Edgar Cardoso na Figueira da Foz no sentido sul-norte, na parte da faixa única.

Durante largo período de tempo não deu para passar, só após serem retiradas as viaturas.

Para que sirva de alerta >> Homem morreu este sábado após ser picado por vespas!

Um homem de 52 anos morreu na tarde de sábado, 5 de julho, após ter sido picado por vespas.

Publicamos esta notícia constante do site Alto Minho TV para que sirva de alerta, já que é uma situação recorrente em vários locais de Portugal.

O caso aconteceu na na freguesia de Agualonga, no concelho de Paredes de Coura. O alerta foi dado pelas 16h44 e, de imediato, foram mobilizados para o local várias forças de socorro. A notícia não especifica se se tratava da espécie da “vespa asiática”.

Apesar das manobras de reanimação realizadas no local pelas equipas de emergência, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local.

O corpo da vítima foi posteriormente transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

As circunstâncias exatas do incidente não foram ainda detalhadas pelas autoridades.

=Para saber o que fazer em caso de ser picado por abelha ou vespa CLICAR AQUI=

domingo, 6 de julho de 2025

Morreu esta madrugada um homem que circulava numa scooter elétrica proibida na autoestrada e também sem o capacete entre a Figueira da Foz e Coimbra!

=Vítima mortal foi projetada cerca de 50 metros e os destroços visíveis até cerca de 250 metros=

A vítima mortal do acidente esta madrugada na A14, na zona de Montemor-o-Velho, circulava numa scooter elétrica e sem capacete, quando foi atingido por uma viatura ligeira, que seguia no sentido Figueira da Foz - Coimbra.

Segundo o subchefe Nobre, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, a vítima mortal não trazia consigo qualquer tipo de identificação e o facto de a viatura também não ter matrícula dificulta ainda mais perceber de quem de trata. Contudo, e segundo a mesma fonte, foi possível perceber que se trata de um cidadão relativamente jovem e de nacionalidade estrangeira. Trazia consigo um saco de pão.

Na viatura ligeira seguia um homem de 39 anos, que sofreu ferimentos ligeiros e foi transportado ao Hospital Distrital da Figueira da Foz. Segundo relatou aos bombeiros, o homem disse que não se apercebeu da presença do outro veículo, tendo em conta que circulavam numa zona escura da autoestrada, e só deu conta no momento do embate.

O acidente, segundo o subchefe Nobre, teve alguma violência, tendo em conta que a vítima mortal foi projetada cerca de 50 metros e os destroços da colisão eram visíveis até cerca de 250 metros do local do embate. A viatura ligeira, de resto, acabou por se despistar e capotar na faixa direita da autoestrada.

O alerta para o acidente aos Bombeiros de Montemor-o-Velho foi dado às 4h17, via CODU. A colisão foi registada ao quilómetro 21,9, no sentido Figueira da Foz - Coimbra. A via direita da autoestrada foi cortada à circulação automóvel que, enquanto decorreram os trabalhos de socorro e limpeza da via, se fez pela via esquerda.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, com duas viaturas e sete operacionais, a VMER do Hospital da Figueira da Foz, com dois tripulantes, a Brisa, com três viaturas e seis elementos, e a GNR da Mealhada, com dois veículos e três operacionais.

(Ilustração nossa - Fonte: Diário de Coimbra)

Detida na Figueira da Foz uma mãe e que vai para a prisão por estar fugida com a filha durante dez anos!

O Tribunal de Braga condenou, na passada terça-feira, uma mulher, que residia em Barcelos, a quatro anos e oito meses de prisão efetiva por crimes de subtração de menor e de violência doméstica agravada.

Cristina C, hoje com 61 anos, fugiu para Barcelona em 2011 com a filha de sete anos, desobedecendo ao Tribunal de Família e Menores de Barcelos que lhe retirara a guarda da criança e a atribuíra ao pai.

(…/...)

O acórdão dá como provado que o pai e a mãe viveram juntos mas, em 2003, separaram-se, ficando a menina com a mãe e a avó. Em 2004 foi regulado o poder paternal: a menor ficou entregue à mãe e passaria fins de semana alternados com o pai que poderia ainda visitá-la entre as 17 e as 21 horas e passar quatro semanas de férias com ela.

O acórdão de Braga diz que o regime de visitas começou por ser cumprido “pois o pai queria estar com a filha” que se mostrava “alegre, curiosa, brincalhona e de trato fácil”.

Sucede que, a partir de 2005, “a arguida começou a boicotar as visitas [do pai à filha] para que esses laços afetivos quebrassem. Começou, então, a manipulá-la psicologicamente incutindo-lhe ideias falsas e sentimentos negativos para que rejeitasse o progenitor”. Apercebendo-se disso e preocupado com o processo educacional da filha, o pai, em 2006, fez uma exposição à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e pediu a alteração das responsabilidades parentais.

“A partir daí o conflito agudizou-se e a arguida tornou-se mais persistente no propósito de afastar a filha do pai” diz o Tribunal de Braga. A mãe fez um requerimento ao processo, invocando suspeitas de abuso sexual do pai, e requereu a suspensão das visitas. Após a realização de perícias forenses, as suspeitas revelaram-se falsas e o Tribunal de Família mandou retomar as visitas...

(…/...)

Em abril de 2010, sem o conhecimento do pai, a mulher foi com a filha para o Brasil, de onde voltaria em outubro. Quatro meses depois o Tribunal de Família decidiu entregar a guarda da criança ao pai e, face aos problemas diagnosticados, garantir-lhe acompanhamento psicológico. Mas a mãe evitou a entrega da filha, até que, semanas depois, fugiu com ela para Barcelona, onde ficou até 2018. O pai perdeu o rasto à filha e só voltaria a saber dela quando a arguida foi detida, em janeiro de 2021, na Figueira da Foz...

(Ilustração nossa. Extratos compilados de publicação que pode ler completa em Jornal de Notícias

Missa na Igreja Matriz de São Julião transmitida pela TVI e as exibições aéreas na Praia da Tamargueira (vídeo) encerraram comemorações do 73º aniversário da FAP na Figueira da Foz!


Esta manhã, às 10 horas, decorreu a Missa de Ação de Graças e Sufrágio na Igreja Matriz de São Julião, que teve transmissão em direto pela TVI.E à tarde decorreram as sempre apreciadas exibições aéreas, com foco na Praia da Tamargueira, em Buarcos.

Com a cerimónia do arriar das bandeiras junto à Câmara Municipal foi dadas como encerradas as diversas iniciativas que, durante cerca de uma semana, assinalaram as comemorações do 73º Aniversário da Força Aérea Portuguesa na Figueira da Foz. > VÍDEO AQUI <

Faleceu Filinto Viana notado artista plástico da Figueira da Foz

Filinto Viana nasceu na Figueira da Foz em 1956, tinha 69 anos. A notícia hoje do seu falecimento ecoou pela cidade, de tal modo que ele era dado a amizades e a conviver com quem conhecia. Pintor autodidata, desde a década de 90 que começou por estar representado em diversas exposições.

Muitas têm sido até ao momento as menções e manifestações de pesar nas redes sociais pelo seu falecimento, e as duas associações de arte da cidade, das quais era muito próximo, não deixaram de o recordar:

Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa:

Partiu o nosso Filinto Viana, renomado pintor da Figueira da Foz, amigo e associado da Arte Galego Portuguesa. Autodidata, começou a pintar depois dos 30 e nunca mais parou. Recebeu orientação de nomes como Michael Barrett e Mário Silva. Criativo, original e apaixonado pela cor, inspirou-se em nomes como Modigliani e Chagall, mas criou sempre com identidade própria. Resultou uma obra marcante e uma presença que vamos sentir falta.

Magenta – Associação dos Artistas pela Arte:

É com profunda tristeza que a Magenta comunica o falecimento de Filinto Viana, artista plástico, sócio e membro fundador da Associação. A sua dedicação à arte e à cultura local marcou de forma indelével a história da Magenta e de todos os que tiveram o privilégio de partilhar com ele o caminho da criação e da amizade. A sua partida deixa um vazio, mas também um legado inspirador que permanecerá vivo nas obras, nas memórias e no coração desta associação.

…................................................

O seu corpo encontra-se no Centro Funerário Oliveira a partir das 10h30 de amanhã, segunda-feira dia 07 de julho. As cerimónias fúnebres serão realizadas pelas 14h30 seguindo depois para o cemitério Oriental onde será sepultado.

sábado, 5 de julho de 2025

Polícia Judiciária deteve o apelidado “burlão dos telhados” que diz que gastou mais de 100 mil euros no Casino da Figueira!

Publicação no site da Polícia Judiciária desta quarta-feira dia 2 de junho:

“A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Coimbra, deteve um homem, pela presumível prática reiterada de crimes de burla qualificada, pelo menos, desde o ano de 2024, que ascendem a milhares de euros.

O esquema fraudulento consistia em abordar as vítimas, nas suas residências, no qual o suspeito se identificava como empresário da construção civil, oferecendo os seus serviços.

Nesse contexto, convencia as vítimas a efetuar pagamentos antecipados, a pretexto da necessidade de adquirir materiais, com a promessa de efetuar trabalhos, que nunca teve a intenção de concretizar

 É, ainda, suspeito de ter cometido outros crimes da mesma natureza, em diversas zonas do país, que se encontram, atualmente, em investigação.

O detido, de 52 anos, com antecedentes criminais, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.”

…...............................................

Entretanto e uns dias antes, em reportagem da Revista “Sábado” a qual o Canal Now passou a 23 de junho, o apelidado “burlão dos telhados”, de seu nome Luis Antunes residente em Arazede, acedeu em prestar declarações a uma reportagem da Revista “Sábado”, que o Canal Now passou a 23 de junho, dizendo como justificação que “queria limpar o seu nome”.

Nesta reportagem, Luis Antunes afirma que “...gastei muito dinheiro no jogo, nomeadamente no Casino da Figueira da Foz, mais de 100 mil euros...” (VER REPORTAGEM COMPLETA AQUI)

Aviões voam sobre Maior Sunset de Sempre na Figueira da Foz e realizaram exercício de resgate em Buarcos!

Em reportagem, a SIC Notícias escreve e mostra vídeo:“RFM SOMNII arrancou na Figueira da Foz com surpresa (especial) da Força Aérea. A 11ª edição do RFM SOMNII começou esta sexta-feira na praia da Claridade (apelidada “do Relógio”) na Figueira da Foz.

Para além do cartaz que inclui o consagrado Steve Aoki (hoje) há ainda surpresas garantidas pela Força Aérea Portuguesa que está a comemorar os 73 anos na cidade. 
 

=VER VÍDEO AQUI=

…......................................

E a Força Aérea publicou o vídeo completo das Exibições dos meios da Força Aérea na Praia da Tamargueira: Hoje 5 de julho, das 16h00 às 17h15 = VER VÍDEO AQUI =

sexta-feira, 4 de julho de 2025

As 5 exposições da Força Aérea na Figueira da Foz no àmbito do 73º aniversário comemorado este ano na nossa cidade sob lema “Na Foz da mudança voamos o amanhã”!

A FAP tem 5 exposições patentes em vários locais da Figueira da Foz. A mais carismática e que tem despertado mais curiosidade são as duas patentes na Praça da Europa, as quais pode visitar até este domingo.

Mas se não teve nem tem oportunidade de as ver, veja um extrato de todas nesta REPORTAGEM FOTOGRÁFICA.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Proprietário incumpre em limpeza de terreno e Município aplica posse administrativa e coima pesada!

Município aplica coima pesada e posse administrativa para proprietário que incumpria com limpeza de terreno em perímetro urbano!Em comunicado desta tarde o Município da Figueira da Foz informou e explica tudo:

“O Município da Figueira da Foz tomou esta manhã posse administrativa de um terreno, sito na rua Fernandes Tomás, para efeitos de cumprimento de limpeza do mesmo, nos termos do disposto no seu Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos, Ambiente e Salubridade (RGRASM).

Após o incumprimento por parte do proprietário, não restou ao município outra via de ação.

O proprietário foi notificado a proceder à limpeza do terreno no prazo de 30 dias, o qual findou a 10 de janeiro de 2025.

Face ao incumprimento e após ter sido notificado da estimativa de custos da limpeza a efetuar pelo município, a expensas deste, e dado que o acesso ao terreno se encontrava impossibilitado, por cadeado, não foi possível proceder à limpeza, tendo o proprietário sido alvo de nova notificação, para que providenciasse o acesso ao terreno, no dia 5 de maio.

A não comparência do proprietário no local, no dia indicado, deu origem a nova notificação, em junho, com a decisão de tomada de posse administrativa do terreno, cuja audiência prévia durou 10 dias.

Findos os 10 dias e na ausência de qualquer resposta por parte do proprietário, o município procedeu hoje, dia 3 de julho (3º dia útil após audiência prévia), nos termos da lei, à posse administrativa do terreno, cuja limpeza foi de imediato iniciada e que se estima em 110,65€ acrescidos de custos administrativo e de equipamentos necessários para abertura e fecho de portão.

De acordo com o disposto no nº 1 do artigo 68º do RGRASM do Município da Figueira da Foz, encontra-se a decorrer, na Divisão Jurídica e Contencioso, um processo de contraordenação, o qual tem proposta de aplicação de coima no valor de 15 mil euros.”

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------