terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Agitação marítima, que pode repetir-se dentro de 7 dias, pôs a descoberto antiga proteção da costa da Figueira da Foz, no Cabedelo

A agitação marítima pode voltar a Portugal dentro de sete dias devido à formação de vários sistemas frontais ao largo do Canadá, disse à Lusa o comandante Santos Martinho, do Instituto Hidrográfico. "Está a formar-se um sistema frontal que ainda se encontra sobre a margem continental do Canadá e EUA devendo depois deslocar-se para leste", explicou. 
Por isso, adiantou, dentro de sete dias pode ou não haver uma situação parecida, consoante as condições que "apanhar pelo caminho". 
Santos Martinho explicou que toda a agitação marítima é gerada pelo vento e, se existirem sistemas frontais que provoquem ventos fortes, vão dar origem a agitação marítima. 
…………………………… 
Entretanto a agitação marítima dos últimos dias pôs a descoberto 100 metros de uma proteção rochosa na praia do Cabedelo, Figueira da Foz, que sustenta uma duna artificial construída no local há cerca de 50 anos. A duna que ladeia a estrada de acesso à praia do Cabedelo foi construída tendo na base um enrocamento rochoso, ali colocado aquando da construção do molhe sul do rio Mondego, na década de 1960. 
A praia do Cabedelo, na freguesia de São Pedro, foi das mais afetadas pelo temporal dos últimos dias, com o mar a passar a duna em vários pontos, provocando danos no muro e na rede de suporte do porto de pesca e destruindo todos os passadiços de madeira de acesso ao areal, constatou a Lusa no local. 
Na Leirosa, a sul, o mar invadiu alguns quintais de habitações situadas junto à costa e, na Costa de Lavos, destruiu igualmente diversos passadiços de madeira e grande parte da duna a sul da povoação, no local onde existe uma linha de água. (Extratos compilados do jornal Correio da Manhã – 07.jan.014 / 20h41)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------