quarta-feira, 29 de julho de 2015

APAFF: Albergue / canil de Caceira superlotado. Novo espaço será no Ervedal

Agora com muitas pessoas a irem de férias o abandono de animais aumenta. E muitas pessoas vão até ao canil de Caceira, da organização sem fins lucrativos da Associação de Protecção de Animais da Figueira da Foz, julgando ali poder deixar os seus cães ou gatos durante “apenas uns diazitos”. 
Mas a APAFF não é um “hotel” daqueles adaptados para os receber. No entanto as pessoas são informadas que existe um local onde podem deixar o seu cão, onde será tratado e alimentado a preceito. Muitos não entendem (ou não querem entender) a explicação, e ao retirarem-se deixam mesmo os animais à porta. E o canil está superlotado há já algum tempo. Comporta mais de 200 cães e, apesar de não ter gatil, presta assistência a mais de uma centena. 
Muitos voluntários, o que se louva, vão lá prestar ajuda, dar a comida, fazer umas ‘festinhas’… mas quando chega a altura das limpezas, que até são simples e rápidas, desaparecem! 
Entretanto estiveram previstos dois novos lugares para albergar a APAFF, um no Ervedal junto a uns antigos estaleiros, e outro na Marinha das Ondas perto da Lusiaves. Sabemos que há já uns meses foi escolhido pela edilidade figueirense a cedência do terreno no Ervedal, mas até agora nem sequer a escritura se fez. 
E quanto mais o tempo se arrasta, mais sofre o pessoal por não poder fazer mais, e também mais sofrem os animais por terem os cuidados limitados. 
Não há milagres, mas poderia haver mais preocupação por parte de quem de direito para esta associação sem fins lucrativos que procura zelar pelos cães e gatos em dificuldades pelo nosso concelho desde 2001. Que vive dos associados, e terem mais seria o ideal, até porque a cota é de somente 25 euros anuais. 
E quem quiser adotar um dos ‘melhores amigos do mundo’ pode fazê-lo aos sábados das 14h00 às 16h00.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------