segunda-feira, 30 de setembro de 2019

A morte de dois pescadores junto à Ponte dos Arcos na Justiça há 12 anos e meio... e vai continuar!

"É uma vergonha, já andam nisto há 12 anos e meio", protesta a viúva Maria Elisabete Imaginário, contra a lentidão do sistema de Justiça na resolução do processo-crime destinado a apurar as responsabilidades de sete arguidos e três entidades demandadas pelo naufrágio que matou dois pescadores, em 19 de março de 2007, junto da Ponte dos Arcos, na Figueira da Foz. 
Maria Elisabete Imaginário é viúva de uma das vítimas do naufrágio, associado a obras naquela ponte que complicaram a navegabilidade do braço sul do Mondego. A mulher queixou-se da morosidade da justiça após o encerramento da sessão de julgamento, na sexta-feira à tarde, onde o Tribunal de Coimbra deveria ter ditado a sentença, mas decidiu adiá-la, para data incerta! 
Numa sala de audiências grande e com má acústica, Maria Imaginário não percebeu a razão do adiamento... 
(Compilação de Jornal de Notícias online de hoje que pode ser lida na totalidade por assinantes)

domingo, 29 de setembro de 2019

O pintor, poeta e emigrante figueirense Juliano Amargo está de visita à sua cidade!

Emigrante na Alemanha há 25 anos, o artista plástico Juliano Amargo está de visita à Figueira da Foz, a sua terra natal, onde nasceu há 67 anos na antiga Casa da Mãe. 
Para além da sua reconhecida veia artística, menos divulgada em Portugal devido ao quarto de século ausente, Juliano Amargo tem-se dedicado também à poesia, tendo mesmo aprontados os rascunhos para editar um livro, dizendo mesmo já ter contactado a chefe da Divisão de Cultura da CMFF para o apoio a uma possível edição do referido livro denominado "Poesia Popular - Poeta Observador", de 150 páginas, escrito e elaborado nos dois últimos anos. 
Da extensa obra da sua faceta de artista plástico publicamos duas das sua obras, retratadas de fotografias pois foram todas vendidas há muito.
Dentro de dias o polifacetado artista plástico e poeta Juliano Amargo vai deixar Buarcos - onde se encontra de férias - voltando para a Alemanha, para onde os desígnios da vida o fizeram emigrar. Mas os figueirenses são assim: Não conseguem passar sem cá voltar... de vez em quando! (Pinturas "Viúvas do Mar" e "Peixeira de Buarcos" = Clicar nas imagens para melhor as visualizar)

sábado, 28 de setembro de 2019

Homem foi resgatado com vida depois de ter caído nas rochas do molhe norte!

Hoje de manhã um homem de 60 que se encontrava a pescar num dos pontos do molhe norte na Figueira da Foz, ter-se-á sentido mal e com tonturas e caído para as rochas que ladeiam aquele pontão entre o rio, o mar e a praia.
Apesar do aparato e da perigosidade do local, foi resgatado com vida, com o socorro a ser feito pelos Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz, Capitania do Porto e Cruz Vermelha. (Fonte: Jornal de Notícias)

Marcha lenta contra as lombas de Maiorca à Figueira da Foz!

Decorreu hoje de manhã uma marcha lenta no percurso entre Maiorca e a Figueira da Foz contra o facto de se terem construído treze (13!) novas lombas em menos de dez quilómetros na Estrada Nacional nº 111 no referido troço. 
Segundo um dos membros (F. Manuel) da página do Facebook "Movimento contra as lombas na N111" estas novas lombas não obedecem à lei". Assim, esta página pretende ter em conta os seguintes aspetos: Legalidade das mesmas / saber se algum estudo foi realizado / opinião das entidades que prestam socorro como Bombeiros, Cruz Vermelha, INEM... / e a opinião de quem mora perto delas.
A manifestação terminou em frente à Câmara Municipal da Figueira da Foz onde foram exibidos vários letreiros, com o principal tendo escrito: "Lombas Não, Segurança Sim"!

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Carro incendiou-se nas Abadias!

Uma viatura incendiou-se ontem, pelas 10 horas da manhã, quando circulava na Avenida Gaspar de Lemos, tendo o condutor ainda conseguido encostar à berma, no estacionamento junto à Casa da Criança de S. Julião, não tendo sofrido ferimentos apesar da rápida propagação das chamas que envolveram o motor. 
Compareceram no local os bombeiros Sapadores e Voluntários e a PSP.  
(Fotos de Sapadores Bombeiros)

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Complicódromo: FigueiraSea / FigueiraCia / FigueiraMar!

Um meu amigo figueirense radicado, por motivos profissionais, em Coimbra, telefonou-me ontem: "-Olha, prepara-te, vou aí este fim de semana e vamos almoçar juntos no domingo!" Eu retorqui: "-OK! Mas vem sábado para irmos ver a exposição da FigueiraSea!" 
"-...Figueira CIA!? Mas a polícia americana vai aí fazer uma exposição!?" Lá tive de lhe explicar e soletrar que era FigueiraSea, mas "sea" de mar! 
"-Àààh..." - exclamou com aquela entoação de quem continua sem perceber nada - "...então mas porque não escreveram à portuguesa "Figueira Mar!?" Lá reuni mais paciência e rebusquei que poderia ser para não se confundir com umas antigas exposições que se faziam por cá denominadas FIMAR...
Por outro lado, se conforme reza a notícia que publicámos com toda a programação, horários e atividades (ver AQUI) o Figueira Sea é uma feira vocacionada para o mar, porque é que não se encontram presentes com stands (terão sido convidadas?) as associações desportivas da cidade, como a Associação Bodyboard Foz do Mondego, a Associação de Surf da Figueira da Foz, ou o Clube Náutico da Figueira da Foz? Porque não vimos lá o Núcleos Museológicos do Mar e o Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz!? 
Porque não marcou presença uma representação da Cooperativa de Produtores de Peixe Centro Litoral com sede na Figueira da Foz!? Porque não vislumbrámos as salinas representadas!? 
Se neste contexto a designação SEA é um anglicismo escusado, a palavra Figueira onde quase não existe representações figueirenses é esquisita! 
Alguém ligou o complicódromo dos convites para o FigueiraCIA... perdão, FigueiraMAR... perdão, FigueiraSEA! 
...................................................... 
=FigueiraSea, de 25 a 28 de setembro na Praça do Forte - Figueira da Foz com entrada livre, das 15h00 às 23h00. Reportagem fotográfica AQUI=

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Mas afinal quando começam as obras no jardim!?

As pessoas começam a interrogar-se de quando começam as obras no Jardim Municipal da Figueira da Foz. 
No início de agosto indicámos aqui que teriam início a meados de setembro, informação de fonte não oficial. Mas o que é certo é que, e apesar do prazo das obras ser de menos de meio ano (mais precisamente de 150 dias) começa a levantar-se aquela leve desconfiança que se possam prolongar, quer no seu início quer na sua execução, e que se arrastem e atinjam também a próxima época de veraneio! (...nem se percebe porque pensarão isto!)! Deve ser por causa daquele provérbio do "gato escaldado..." 
Entretanto, como está previsto o anulamento do arruamento entre a farmácia Santana Jardim e o edifício do Tribunal - portanto ficando tudo jardim até aos prédios e a englobar o triângulo ajardinado ali ao lado - pergunta-se: E o prédio decrépito e 'descascado' ali em frente vai depois continuar com aquele aspeto!?

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Chão e passeio escorregadios devido à figueira!

Quando chega esta altura do ano é dito e fei(t)o: Os figos caem de uma figueira na Figueira e as pessoas... também caem! 
Na rua Dr. Francisco António Dinis, quase em frente à entrada para o Mercado Municipal, uma figueira (árvore) encimada nos terrenos das antigas 'freirinhas', começa a ficar carregada dos seus figos e, como não tem ninguém que cuide dela (da figueira árvore!...) estes vão caindo e esborrachando-se no passeio e no alcatrão! 
Para além do mau aspeto que causa, há o pior, que são as várias quedas que vão provocando em várias pessoas, e que nos foi testemunhado por comerciantes da zona. 
E há dois anos uma grossa ramada caiu mesmo em frente a um carro que ia a passar, não tendo havido um acidente devido à rápida travagem do atento condutor, que não ganhou para o susto! Ora não há quem cuide da figueira (da árvore, irra, já aqui o dissemos!) através de uma poda!? Ou o atual dono do terreno ou a própria câmara municipal... porque assim é desleixo e sinónimo de perigo!

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Padre Manuel da Silva foi ontem homenageado no Paião!

Centenas de pessoas compareceram ontem na Igreja Matriz do Paião para prestar homenagem ao carismático e popularmente querido padre Manuel da Silva, de 91 anos, que devido à sua idade avançada e por motivos de doença já tinha sido substituído no cargo pelo padre Fernando Rodrigues no passado mês de maio. 
Recorde-se que o padre Manuel da Silva foi pároco de Quiaios e Paião, passou também por Alhadas e Brenha, foi professor de Religião e Moral na então Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz, capelão da PSP, e atualmente diretor do jornal O Paionense. 
A dado passo do discurso lido pelo doutor Eurico Silva, o mentor da homenagem, extraímos a frase: "-Um homem especial porque se mostra um homem como os outros, uma personalidade simples e natural!" (Fotos de Paião Online)

Apareceu um "bicho" com laço na cauda na praia do Cabedelo!

Testemunha ocular disse ao Notícias de Coimbra que alertou as autoridades, via 112, para "o bicho", e que estas chegaram ao local 30 minutos depois. 
A noticia (que no momento em que compilamos estas linhas se encontra online com a indicação de "em desenvolvimento") adianta que o “bicho tinha um laço na cauda”. 
(N.R. - Pessoa mais conhecedora a quem mostrámos a foto disse-nos tratar-se, muito provavelmente, de um golfinho.) =Fonte: Notícias de Coimbra, foto de Jorge Paulo=

Incêndio na Ilha da Morraceira!

Pouco antes das 13 horas de hoje ocorreu um alerta para um incêndio ativo na Ilha da Morraceira. No local compareceram os Bombeiros Voluntários, os Bombeiros Sapadores e a PSP. As chamas envolveram uma área de silvas e restolho. 
(Fonte e foto: Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz)

domingo, 22 de setembro de 2019

Muitos jovens limparam hoje as cidades de Portugal incentivados por uma jovem figueirense!

Uma simples ideia da designer gráfica Inês Durão, de 19 anos, natural da Figueira da Foz, inspirada por uma notícia que dizia que "tinham sido plantadas mais de 350 milhões de árvores na Etiópia com o objetivo de combater os efeitos das alterações climáticas e da desflorestação da região" e que a terá levado a pensar: "-Se num país com tão poucos recursos se consegue uma coisa destas, porque é que em Portugal não se faz algo semelhante?” 
Em menos de mês e meio lançou a ideia através das redes sociais, que ganhou volume e dimensão nacional, milhares de adesões (mais de 10 mil!) e hoje foi o dia escolhido para essa limpeza que decorreu em vários locais do concelho da Figueira da Foz e, como o título indica, em várias cidades de Portugal que resolveram seguir o exemplo! 
Inês Durão informa hoje no seu mural do Facebook: "-Apesar de todas expectativas que tinha para este dia, altas ou baixas, não estava à espera de apanhar tanto mas tanto lixo, em apenas 6 horas e em menos de 1/10 da cidade. 
Na própria Câmara nos disseram que nem os varredores conseguem apanhar as beatas a cidade tem! Maioritariamente jovens, apanhámos, no total, perto de 80 sacos de 100L de lixo e de beatas..." (Clicar nas imagens para melhor as visualizar)

Ligue para o Atendimento ao Munícipe (BAU) que as coisas não caem em saco roto!

É para o número de telefone do Atendimento ao Munícipe da Figueira da Foz, que agora se denomina de Balcão de Atendimento Único (BAU), que é aconselhável telefonar para dar conta de alguma anomalia que se passe no nosso concelho (um aparte: e no respetivo texto constante do 'site' do Município da Figueira da Foz bem que poderiam estar mais atentos e emendar o erro. Ninguém sabe o que significa "entar"!). 
(Clicar na foto para melhor a visualizar)
Ora na 6ª feira da outra semana dia 13 de setembro (vá, foi dia de azar!) telefonámos para o respetivo número (233403333) dando conta que se encontravam há uns dois ou três dias vários vidros de algum porte colocados, sabe-se lá por quem, na esquina da rua Calouste Gulbenkian com a rua António da Silva Biscaia (foto 1) e que devido ao vento, à malta da noite, ou por outra maneira, se poderiam partir, e daí advir problemas! 
Dez dias depois, hoje domingo dia 22 de setembro, ainda lá continuam! (foto 2) "Tudo na mesma como a lesma"! E nós a pensar que. telefonando para este número de telefone, "as coisas" não iriam cair em "saco-roto"... pois não, agora caem em BAU roto!

sábado, 21 de setembro de 2019

Postal de 1924 enviado do Regimento de Infantaria de Reserva nº 28 da Figueira da Foz para Campo Grande no Brasil!

O professor titular Luis A. V. Carvalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro contactou-nos dando conta de uma curiosidade. Na sua missiva conta que, estando um dia destes procurando documentos, encontrou um cartão postal datado de 05 de junho de 1924 do seu avô Cypriano Carvalho - que serviu no "Regimento de Infantaria de Reserva nº 28" na Figueira da Foz - endereçado para o seu tio-avô José em Campo Grande, no Brasil. 
Numa breve pesquisa nossa pela net encontrámos algumas referências ao Regimento de Infantaria de Reserva nº 28, uma organização do exército de 1911, altura em que o tempo máximo de serviço militar era de 10 anos em tempo de paz. 
Alguém se lembra deste quartel!?

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

PJ deteve suspeito de integrar gangue violento na região Centro!

Homem de 43 anos está acusado de um homicídio, diversos roubos e sequestro, praticados em diversos concelhos entre os quais a Figueira da Foz. 
Os elementos do grupo atuavam encapuçados, por meio de arrombamento de portas ou janelas e, usando armas brancas e bastões, penetravam em casas isoladas, habitadas por pessoas idosas, que eram surpreendidas durante a noite, sendo agredidas de forma gratuita, com extrema violência e depois amarradas. 
O suspeito encontrava-se "a monte" desde setembro de 2018, altura em que a Polícia Judiciária levou a cabo uma operação policial denominada "Operação Sénior", que incidiu em diversos locais da faixa litoral, entre as cidades da Figueira da Foz e a Marinha Grande, na qual foram detidos os outros elementos do grupo...
=Ilustração nossa. Compilação de Jornal de Noticias que pode ler na integra AQUI=

Figueira da Foz de parabéns - comemora hoje o 137º aniversário como cidade!

A 20 de setembro de 1882, completam-se hoje 137 anos, a Figueira da Foz foi elevada à categoria de cidade. 
(Foto da inauguração da Rotunda e da Estátua do Centenário em 1982, com a inscrição: "Um século de cidade, uma cidade para o futuro")

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Vespas asiáticas avistadas em Maiorca causam preocupação!

A nossa leitora C. Carla enviou-nos um texto onde mostra preocupação pelas "bastantes vespas asiáticas avistadas por mim no Largo da Feira Nova em Maiorca". 
Diz esta nossa leitora que se informou como agir, e que foi informada que a Proteção Civil só comparecia nos casos dos ninhos encontrados. O que tem lógica - julgamos nós - pois ir lá constatar que umas vespas asiáticas andam no ar sem saber de onde provêm não resolveria nada! Depois de encontrados os ninhos então sim, irão lá para os destruir! Acrescenta que neste largo elas andam mais à volta de uma árvore com flores, e que já procurou pelos ninhos junto da sua residência mas nada encontrou. 
Entretanto, notícia desta tarde da TVI24 dá conta que "só este ano no distrito de Coimbra foram destruídos mais de 200 ninhos", e que "no momento estão assinalados mais de 100 que serão alvo de destruição nas próximas semanas"
A terminar, C. Carla pede aos maiorquenses para estarem atentos e que mal detetem algum ninho destas vespas asiáticas avisem de imediato a Proteção Civil ou a Junta de Freguesia local.

Monos na rua!

Não, não estamos a vaiar nenhum governante! Mas tão somente a partilhar uma pergunta que B. Elisabete fez questão de publicar, com estas duas fotos, no seu mural do Facebook: 
"-Na rua de Angola as pessoas continuam a pôr os monos na rua. Ainda não sabem que podem informar os serviços camarários para que os recolham!?" 
E já agora nós deixamos aqui o número de telefone e mais informações: Recolha de eletrodomésticos, sofás, ferro, madeira, etc. Recolha ao domicílio através de marcação prévia pelo telefone 233436576, às terças e às quintas.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Dois crimes de burla no distrito de Coimbra depois de acederem a 'link' e darem o número dos respetivos cartões de crédito!

O Comando Distrital da PSP deu conta em comunicado de denúncias por parte de duas pessoas, sem relação entre elas e sem especificar os locais que, em momentos diferentes, foram alvo da mesma burla. 
Os denunciantes relatam que terão recebido uma mensagem escrita no telemóvel por parte de alguém que se fazia passar pelos CTT, informando que teriam ganho um prémio. 
Para o resgatarem deveriam aceder a um link que os direcionou para um questionário que continha um campo para indicação do número de cartão de crédito, bem como outros dados pessoais. Ambos acreditaram no conteúdo da mensagem e acederam ao proposto. 
Mais tarde perceberam que tinham sido feitos, em cada um dos cartões, movimentos não autorizados e exatamente do mesmo valor... 
Uma das características da mensagem era a incorreção linguística. Assim, a Polícia de Segurança Pública alerta para que sempre que receber uma comunicação com este teor (ou outro) se certifique, através dos canais oficiais do remetente, da sua veracidade, e aconselha o óbvio: "Nunca fornecer dados pessoais e bancários, salvo em circunstâncias devidamente fundamentadas e seguras. E que se utilize o bom senso, analisando o tipo de discurso utilizado, não se precipitando, e que se tiver alguma dúvida contacte a secção policial da sua zona".

Dois golfinhos que deram à costa recolhidos pelo CRAM Quiaios

Dois golfinhos deram ontem à costa, já sem vida, na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde. O primeiro "era mais pequeno e estava morto há menos tempo". Já o de Árvore, em Vila do Conde, era de maior dimensão e estava em avançado estado de decomposição. Os dois foram recolhidos pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (Figueira da Foz). 
O fenómeno, disse ainda o comandante dos dois portos José Marques Coelho, é "relativamente comum" nesta altura do ano. 
=Compilação de texto de Jornal de Notícias. Ler completo AQUI=

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Continua obsessão por ciclovias! Agora mais uma que vai custar 3 milhões de euros!

Primeiro construiram-se na nossa cidade vários troços de ciclovias em locais inimagináveis, não só por retirarem espaço ao estacionamento automóvel (que, quer se queira quer não, tende sempre a aumentar) também por serem inúteis, não passando, como já ouvimos dizer, de "meros riscos pintados no chão", e sobretudo por quase nunca se ver ninguém a "cicloviar". 
Depois falou-se que poderia haver uma ciclovia para sul até Leiria, chegando mesmo a constar-se que poderia ir até Fátima! 
Depois era para o centro, daqui até Coimbra, passando por cima "de-tudo-o-que-é-sítio" até mesmo invadindo os campos do Mondego! 
Então e para o norte, nada!? Calma, não vem de Aveiro, mas fala-se agora numa ciclovia que irá ligar atravessar os concelhos de Mira, Cantanhede e Figueira da Foz, num valor estimado de 3 milhões de euros. E mais calma ainda, pois é comparticipada por fundos comunitários! Mas mesmo assim fica a pergunta: Quanto é que, mesmo assim, irá despender o nosso município!? E será só depois das obras de Buarcos e do Centro Histórico da Figueira da Foz concluídas ou com estas ainda a decorrer!? E antes de começarem as obras do Jardim Municipal ou depois!? 
É que os figueirenses perguntam-se: "-Porque é que há dinheiro para estas 'circovias' e não para outras coisas que fazem realmente falta na cidade!?"

A magia da guitarra de Soren Madsen!

Para
 descontrair 
e para 
ouvir 
 Olhe que
vale a pena!

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Quiosques para que vos quero!?

Foram gastos 300 mil euros na construção de seis quiosques. Desses, dois foram - e parece que continuam intemporalmente - para vazias hastas públicas desde 2016. 
E agora por ali continuam a marcar as zonas onde estão inseridos. Gastos escusados, não tanto pela sua construção, mas neste caso mais pelos locais onde foram inseridos, junto ao Coliseu Figueirense e ao parque infantil das Abadias!

domingo, 15 de setembro de 2019

Mulher em dificuldades e buscas por homem desaparecido esta manhã na praia do Orbitur na Cova Gala!

O incidente aconteceu entre as praias da Cova e da Costa de Lavos, numa zona localizada 500 metros a sul da chamada praia da Orbitur e não vigiada.
O alerta tinha sido dado cerca das 11h30 de hoje para a existência "de uma senhora de cerca de 40 anos em dificuldades, em situação de pré-afogamento", que foi retirada da água com vida e assistida por meios do Instituto Nacional de Emergência Médica. 
Além desta vítima "que se encontrava em choque e não falava", as autoridades acabaram por confirmar que havia um desaparecido, tendo sido ativadas para o local duas embarcações da Autoridade Marítima (uma lancha e uma moto de água) e um helicóptero Alouette da Força Aérea Portuguesa, e meios das corporações de Sapadores e Voluntários da Figueira da Foz e uma viatura médica do INEM. Ao fim desta tarde as buscas continuavam. (Fontes: várias na net, fotos de CMTV)
.....................................................
 ADENDA = Corpo desaparecido já foi encontrado depois das 19 horas deste domingo. Trata-se de um homem entre os 35 e os 40 anos. Corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal de Coimbra, desconhecendo-se, para já, qual a relação com a mulher.

A 'Preguiça' em doca seca!

O 'Espelho de Água' e a estátua da 'Preguiça' continuam em doca seca, segundo julgamos saber para limpeza e manutenção. 
Acontece de vez em quando, pelo menos uma vez por ano. Até as gaivotas têm de emigrar!
Porque à noite, e quando tem água e o fotógrafo passa, é assim que se vê!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------