quinta-feira, 31 de março de 2022

PSP deteve dois homens: Um por suspeita de crimes e roubos na cidade e outro por condução sem carta na Fontela!

Ontem pelas 18h00, e no cumprimento de um Mandado de Detenção, a Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 35 anos para comparecer junto de Autoridade Judicial competente.

O indivíduo foi indiciado como suspeito de ser o autor de vários crimes (Crime de Furto Qualificado e Roubo) perpetrados na cidade. 

…........................ 
Também ontem e por volta da mesma hora, na Rua da Vidreira na Fontela, foi detido um homem de 36 anos, por ter sido intercetado a conduzir um ciclomotor sem habilitação legal para o efeito.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustrações nossas)

Andam a circular emails falsos em nome da PSP a exigir “multa criminal” por pornografia cibernética!

O Comando Distrital da PSP de Coimbra alerta que anda a circular um email falso em nome da Polícia de Segurança Pública:

“Informamos que a mensagem em causa é falsa e completamente alheia à PSP, devendo por isso ser eliminada de imediato.

Se receber um email desta natureza, tenha especial atenção à proveniência.

Aconselhamos ainda a não abrir ou descarregar qualquer link e/ou ficheiro anexo que acompanhe a mensagem, sob pena de poder danificar o seu sistema operativo e divulgar os seus dados pessoais.”

quarta-feira, 30 de março de 2022

Fóssil que foi encontrado na Figueira da Foz revela nova espécie de planta conífera!

(Também encontra-se por cá cada coisa!)

Em artigo publicado em março no periódico “Review of Palaeobotany and Palynology” pesquisadores detalharam a descoberta de uma nova espécie de conífera datada do Cretáceo Inferior, que corresponde ao período entre 145,5 milhões e 99,6 milhões de anos atrás.

O achado ocorreu a partir de um fóssil encontrado no “tronco fóssil” do qual faz parte a Formação da Figueira da Foz, a centro-oeste de Portugal, que mostrava ter características morfológicas típicas de espécies que se desenvolveram em clima semiárido. 

(Pronto, foi só para ficarem a saber)

terça-feira, 29 de março de 2022

Imóveis degradados que ameacem perigo de ruína vão começar a ser demolidos! Os primeiros serão na Figueira e Tavarede...

A demolição de imóveis devolutos e degradados vai iniciar-se no espaço de um mês, avançou o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, ao Diário As Beiras. Se os proprietários não acatarem a notificação do município, será este a assumir a empreitada, enviando-lhes, depois, a conta. Alguns dos cerca de 10 edifícios já sinalizados estão abandonados há várias décadas. As demolições não atingem apenas a sede do concelho (…/...) 
“As construções que ameacem perigo de ruína ou ofereçam ameaça à segurança e à salubridade, mas atendendo, também, à estética da cidade, os valores, portanto, que importa preservar, têm de ser resolvidas. E, em alguns casos, só com a demolição!”

Dois dos imóveis para demolir são da promotora imobiliária Vidor. Trata-se das “Freirinhas”, conjunto de edifícios situado junto ao Mercado Municipal, e um prédio de apartamentos que começou a ser construído, há várias décadas em Tavarede mas que não foi concluído (…/...) “Eu não posso inaugurar as obras do Jardim Municipal e ter ao lado casas onde estive, na semana passada, e o chão furou”, defendeu o presidente da câmara, referindo-se às “Freirinhas”.

Este conjunto de edifícios será o primeiro a ser demolido, avançou, porque “é exemplar, também”. “O particular vai ter os seus direitos, mas não é por os imóveis virem abaixo que terá mais direitos”, garantiu o presidente.

Pedro Santana Lopes defendeu que os proprietários deviam colaborar com a autarquia. “Os privados que tenham algumas posses deviam ajudar no sentido de termos a Figueira num brinquinho, pintada, arranjada e até, se for possível, ter flores à janela”... 

(Extrato de notícia compilado de Diário As Beiras que pode ler completa na sua edição impressa de hoje)

segunda-feira, 28 de março de 2022

Mais um detido do grupo de furto de catalisadores na Figueira da Foz e prisão preventiva para treze dos arguidos!

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública informou hoje que a Operação 'Palladium' é o culminar de cerca de 1 ano de investigação realizada sob coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, por suspeita da prática dos crimes de furto qualificado e recetação (catalisadores), branqueamento de capitais, tráfico de estupefacientes, tráfico de pessoas, associação criminosa, simulação de crime e detenção de arma proibida (…/...) tendo sido dado cumprimento a 30 mandados de busca domiciliária e inúmeros mandados de busca não domiciliária.

Já após o fim da operação foi ainda possível proceder à detenção de outro suspeito, totalizando assim a realização de 21 detenções em cumprimento de Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito.

Nos últimos dias decorreram os primeiros interrogatórios judiciais de arguido detido, tendo sido hoje aplicadas as seguintes medidas de coação:

A 13 detidos foi aplicada prisão preventiva; Aos restantes foi aplicada apresentações periódicas.

Com esta vasta operação o Comando Distrital de Coimbra acredita ter desmantelado um grupo que, com algum nível de organização, procedeu ao furto de catalisadores com elevada mobilidade, nomeadamente nos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra (Figueira da Foz), Castelo Branco, Leiria e Lisboa.   

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Acusado de furtos na Figueira da Foz foi detido para cumprir prisão efetiva

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > 

Um homem de 45 anos foi detido no concelho da Figueira da Foz, pelas 16h40 da transata sexta-feira, para cumprimento de pena de prisão efetiva de 80 dias.

O detido foi acusado de ser o autor da prática de crimes de furto, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Coimbra.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >

domingo, 27 de março de 2022

Jardim quase pronto... mas então os sanitários ficam assim ao estilo "retrete"!?

Segundo o plano inicial estava previsto a sua conclusão até finais de janeiro, e na verdade nessa altura ficou quase que tudo pronto até com a abertura de algumas áreas ao público, com exceção da cobertura do coreto cuja entrega sofreu atraso de algumas semanas. Com a sua chegada e aplicação, partiu-se então para o arranjo e consolidação do piso envolvente, que está quase concluído, devendo assim estar para muito breve a abertura de todo o jardim. 

O parque infantil já está pronto.Mas onde não se vêm obras é no edifício dos sanitários do jardim (foto em baixo) nem estranhamente se lê em nenhuma parte que estejam previstas! E que até tem algumas deficiências bem visíveis!

Retratado do lado dos semáforos, o edifício evidencia falta de pintura; do lado esquerdo encontra-se um inestético caixote de ferro que ninguém sabe para que serve; do lado direito está uma casota, de contadores de água, com a tampa arrancada; o piso nesta área está mal cuidado; e nota-se a falta de um sinal indicando “Sanitários”, pois muita gente passa ali e não se apercebe que edifício é aquele! E da estação até ali não há outros sanitários públicos!

E lá dentro, o espaço é antiquado, tem alguns pontos a merecer manutenção, e um espelho que se encontra partido há mais de um ano!

Será que o jardim municipal vai ficar com uma “retrete” ao invés de “sanitários”!?

Draga continua dragando!

Não a distraiam. Que assim continue...  

(Foto e texto de Município Figueirense) 

sábado, 26 de março de 2022

Apareceram ossadas nas obras que prosseguem no Convento de Seiça!

Foram descobertas ossadas nas obras do Mosteiro de Seiça que o município figueirense está a realizar, e que foram consideradas achados arqueológicos de “importância relevante”.

Entretanto os trabalhos de reabilitação e conservação continuam com acompanhamento de arqueólogos.

Segundo revela o Diário As Beiras, o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, deslocou-se ao local com o objetivo de reunir-se com a empresa responsável pela obra “no sentido de fazer um ponto da situação dos trabalhos, bem como ouvir algumas matérias sobre as quais têm de ser tomadas decisões umas vez que no local, e para além das ossadas, ocorreram outros achados arqueológicos”. 

As obras têm por finalidade estabilizar e reparar as ruínas da igreja (que será visitável) e a demolição e a reconstrução das partes do mosteiro que não são reabilitáveis. Será ainda criado um espaço museológico interpretativo e expositivo alusivo à história do convento.

ATENÇÃO que de hoje para amanhã vai dormir uma horazita a menos... aquela que dormiu a mais em outubro passado!

À 1 hora da madrugada deste domingo os relógios devem ser adiantados para as 2 horas, passando assim para o regime de verão. Consequência imediata: Os dias vão ficar maiores!


sexta-feira, 25 de março de 2022

Sapataria Quaresma de 1922 a 2022 = Conceituada empresa familiar figueirense torna-se centenária!

Muitas são as histórias que nestes 100 anos fizeram parte do quotidiano da empresa, como os clientes que lá foram pela mão dos pais e que agora trazem os próprios filhos, ou os colaboradores com 20 e 30 anos de casa que fazem parte da família alargada, até aos fornecedores que se tornaram amigos!
Hugo Quaresma é o atual proprietário, que segue na quarta geração à frente da sapataria.

Historiando um pouco, recorda o bisavô José Rodrigues Quaresma que se aventurou em 1922 com a abertura da loja no Cais da Alfândega nº 29, juntamente com a bisavó Hermínia Flora Mendes que foi um pilar no dia a dia, e que após ter ficado viúva assumiu a direção da loja nos anos 40 do século passado até ao início da década de 1960.

Foi nesta data que o avô José Mendes Rodrigues e a avó Luzia passaram a estar aos balcões, atravessando épocas difíceis mas sempre mantendo o negócio e o agrado dos clientes, até 1986.
Neste ano tomaram as rédeas da firma o seu pai António Quaresma e a mãe Goreti, que projetaram a segunda loja na rua 5 de Outubro, junto ao jardim municipal. Com a sua maneira desprendida de atendimento e entendimento, granjearam amizade e confiança entre os clientes, estes fazendo a escalada de “um-puxa-outro”.

Até que em 2010, e depois da sequência de bisavô / avô / pai, iniciou a gerência em 2010 o Hugo Quaresma, respetivamente o bisneto / neto / filho desta unida e consolidada empresa familiar figueirense. 
…................................... 

Com as celebrações dos 100 anos – que decorrem entre o dia 18 de março e o dia 3 de abril, passando assim por cima do exato dia do centenário (22 de março de 1922 / 2022) – as duas lojas da Sapataria Quaresma prepararam um conjunto de iniciativas, as quais estão a decorrer:

Roleta de prémios com descontos, brindes e oferta de artigos aos nossos clientes; Decoração no exterior e interior da loja alusiva ao centenário; Montra especial "100 anos"; Publicidade em jornais diários; Campanha digital "Um século consigo" no Facebook e Instagram; Vinis e tela publicitária nas fachadas das nossas lojas.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Ourivesaria no Largo do Carvão na Figueira da Foz assaltada ontem com alguma violência!

A Ourivesaria Bolito, situada no Largo do Carvão na Figueira da Foz, foi ontem assaltada à hora do fecho, por volta das 19 horas.

Segundo o que o Diário As Beiras apurou junto de fonte policial “dois indivíduos do sexo masculino, aparentando serem jovens, subtraíram o ouro dos tabuleiros que se encontravam expostos, pondo-se, de seguida, em fuga.

Os suspeitos pontapearam uma cliente e proferiram ameaças às restantes pessoas que se encontravam no estabelecimento...”

A vítima foi levada de ambulância para o Hospital Distrital da Figueira da Foz (NR: Segundo informações desta 5ª feira, não oficiais, a senhora terá “uma perna fraturada em dois ou três sítios”).

A PSP esteve no local a recolher testemunhos, dando assim início às diligências investigatórias.

Ora os suspeitos, assim como os clientes e o pessoal de serviço, estavam com máscara, o que poderá dificultar a identificação dos assaltantes.

=Extrato de notícia compilada de Diário As Beiras de hoje e onde pode ler a notícia completa=

Apanhado em flagrante a furtar estabelecimento em Tavarede com tesoura de poda!

Ontem à noite, pelas 23h15, elementos da Polícia de Segurança Pública da Figueira da Foz lograram surpreender em flagrante um homem de 32 anos, quando este se encontrava a furtar a caixa registadora de um estabelecimento comercial situado na rua 1º de Maio, na Chã, em Tavarede, perto do acesso ao Intermarché.

Na sua posse foi encontrada uma considerável quantia monetária, que foi apreendida. O homem tinha também na sua posse uma tesoura de podar, que se apurou ter sido utilizada para forçar o arrombamento de uma janela para assim aceder ao seu interior.

O detido foi presente a Autoridade Judicial Competente.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Detidos dois homens na Figueira da Foz para cumprirem penas de prisão por roubo, burla informática e extorsão!

No decorrer desta quarta-feira a PSP local, no cumprimento de Mandados de Detenção, deteve deteve dois homens, ambos de 22 anos, para cumprimento de penas de prisão efetiva, um de 5 anos e seis meses, e o outro de 6 anos.

De referir que um dos detidos, tinha na sua posse uma faca de abertura automática sendo a sua posse proibida. 

Os dois foram acusados de serem os autores da prática de crimes de roubo, burla informática e extorsão, crimes estes ocorridos na Figueira da Foz. Os dois homens foram conduzidos ao Estabelecimento Prisional de Coimbra.   (Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Poeiras do Saara estão outra vez aí mas agora fraquinhas!

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera o fenómeno provocado pelas poeiras vindas do deserto do Saara regressam hoje a alguns locais de Portugal, mas com pouca expressão e mais limitado. O dia em que as poeiras poderão ser mais notadas será esta 6ª feira.

Esta situação deve-se à circulação de uma depressão que está localizada no sudoeste do território do continente europeu. A depressão vai deslocar-se para leste e, por isso, no sábado já vai estar bastante dissipada.

terça-feira, 22 de março de 2022

PSP apanha gang do furto de catalisadores (recuperados mais de 500 num ano) em rusgas hoje na Figueira da Foz, Brenha e Vila Verde - 175 agentes envolvidos com detenção de 20 pessoas!

A PSP deteve, esta manhã, 20 pessoas no âmbito de uma operação que visou o desmantelar uma rede organizada que se dedicava a roubar catalisadores. As autoridades cumpriram 32 mandados de busca domiciliária em vários pontos do concelho que, segundo apurámos, se efetuaram em Vila Verde, Brenha e numa zona residencial da cidade.Segundo O Correio da Manhã, na operação estiveram envolvidos 175 agentes dos Comandos Territoriais de Aveiro e Coimbra, auxiliados por 25 elementos de unidades especiais da GNR.
Esta é a segunda fase de uma operação que começou em junho do ano passado e que permitiu recuperar centenas de catalisadores.

Já o Comando Distrital da PSP de Coimbra refere que nesta operação foram também apreendidos, para além de catalisadores, dinheiro e estupefacientes, e que nesta operação denominada “Palladium” foi dado cumprimento a um número significativo de mandados judiciais de busca domiciliária e não domiciliária. As buscas decorreram em cerca de trinta locais, essencialmente da Figueira da Foz) e foram visados um número elevado de pessoas suspeitas.

A Operação “Palladium” é o culminar de cerca de 1 ano de investigação, realizada sob coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra por suspeita da prática dos crimes de furto qualificado e recetação (catalisadores), branqueamento de capitais, tráfico de estupefacientes, tráfico de pessoas, associação criminosa, simulação de crime e detenção de arma proibida.
No que diz respeito especificamente ao furto de catalisadores, este grupo de suspeitos vinha praticando ilícitos com elevada mobilidade e dispersão geográfica, nomeadamente nos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa. Estes ilícitos eram praticados na sua esmagadora maioria no período noturno, por vezes com nítida divisão de tarefas entre eles: enquanto uns sinalizavam as viaturas a serem alvo de furto e asseguravam ações de vigilância tendentes a sinalizar qualquer aproximação de testemunhas ou viaturas policiais, outros tinham o conhecimento técnico e o equipamento adequado para realizarem efetivamente o furto.

No contexto da presente investigação, a PSP já havia desencadeado diversas ações operacionais, nomeadamente no âmbito da “Operação Carbono” das quais destacamos os seguintes resultados:

A detenção de 14 suspeitos, das quais 5 resultaram na aplicação da medida de coação de prisão preventiva; Apreensão de 507 catalisadores, 725 doses de cocaína, 100 doses de heroína, 5 viaturas, cerca de 74 mil euros em dinheiro, 1 pistola de calibre 6,35mm, e 805 quilos de componentes de catalisadores já devidamente processados e avaliados em mais de 100 mil euros!

Da operação hoje realizada, há a destacar: 20 detidos em cumprimento de Mandado de Detenção fora de flagrante delito; Apreensão de 28 telemóveis, de aproximadamente 8 mil euros em dinheiro, 8 viaturas, 4 catalisadores, diverso equipamento para efetivação dos furtos (9 macacos, 2 rebarbadoras, discos de corte, folhas de serra eléctrica, baterias e carregadores de baterias, bem como diversas ferramentas), e 1 revólver de calibre 357 e 2 armas de pressão de ar. 

…................................
A Polícia de Segurança Pública (PSP) manter-se-á muito atenta a este fenómeno, o qual poderá perdurar no tempo em face do elevado valor de mercado dos metais preciosos existentes no interior do dispositivo de escape (catalisador), que têm grande procura no mercado do ramo automóvel. Assim, apesar de alguns catalisadores acabarem por ser utilizados noutras viaturas, constatamos que a grande maioria é desmantelada.

Se, anteriormente a 2020, este crime ocorria muito pontualmente, durante 2020 a PSP registou 838 ocorrências e, em 2021, cerca de 4900 (dados em consolidação).

Nos primeiros 2 meses deste ano, os N/Polícias já registaram 844 ocorrências a nível nacional.

Perante este contexto, a PSP constituiu em 2020 equipas especializadas de investigação criminal para análise das ocorrências, tendências da criminalidade reportada e das metodologias de furto empregues, denominadas Equipas Regionais de Investigação à Criminalidade Automóvel (SRICA).

No sentido de melhorarmos o combate a este fenómeno criminal, a PSP aconselha:

1. Todos os cidadãos que sejam alvo deste crime, mesmo em caso de mera tentativa, deverão sempre formalizar queixa pois a PSP, ao ter conhecimento do crime, inicia de imediato a investigação; 

2. Sempre que possível, estacione a sua viatura numa garagem fechada ou numa área bem iluminada e movimentada; 

3. Evitar estacionar a viatura metade no passeio e metade na estrada pois pode tornar o furto do catalisador mais fácil;

4. Se detetar alguma pessoa debaixo de uma viatura, em espaço público, como se estivesse a realizar uma reparação, chame de imediato a polícia. Obtenha o máximo de informações possível, incluindo matrículas de outros carros envolvidos. Os polícias que se deslocarão ao local farão o despiste da situação.

5. Constituem indícios de que pode estar a ocorrer um furto de catalisadores: viatura levantada no local de estacionamento (com o uso de um macaco ou outro dispositivo) e/ou um som de uma máquina de perfuração ou corte, com uma pessoa deitada debaixo do veículo.

É de igual modo extremamente importante que os cidadãos não recorram ao mercado paralelo para adquirir catalisadores que, tendo sido possivelmente furtados, já não disporão dos componentes essenciais, impossibilitando que executem corretamente a função e levarão, necessariamente, a que o veículo não seja aprovado em IPO (inspeção periódica obrigatória).

domingo, 20 de março de 2022

Hoje começou a primavera! Amanhã começa a chover! Próximo domingo muda a hora!

Pois é, agora que começou a primavera, mais objetivamente às 15h33, é que vai começar a chover!Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, e na previsão para o concelho da Figueira da Foz, chove mais incisivamente nos próximos três dias, ou seja, segunda / terça / e quarta feira, neste último dia já a diminuir.

Pausa, ou pouca pluviosidade, nos três dias seguintes - quinta / sexta-feira / sábado. E mais chuva outra vez no domingo... e depois logo se vê! Lembrar só que se aproxima o tal mês de "Abril, águas mil"!

Já agora, só um reparo: no passado domingo esteve um belíssimo fim de tarde, mas antes, pelas 15 horas, caiu um aguaceiro aí durante cerca de uma hora. Nem por isso muito denso, mas o suficiente para deixar este troço do passeio da avenida 25 de Abril alagado, portanto intransitável! Situação que acontece em mais dois ou três pontos deste passeio!

E no próximo domingo muda a hora, passando assim a vigorar o horário de verão! Prepare-se para dormir uma horazita a menos...

Hospital Distrital da Figueira da Foz comemorou hoje 50 anos e inaugurou novo bloco operatório!

Este domingo o Hospital Distrital da Figueira da Foz celebrou o seu 50º aniversário, tendo sido prestada uma homenagem aos colaboradores aposentados, exibido o filme "HDFF - Um hospital com história" e apresentado o livro "Hospital da Figueira - Caminho espelhado no tempo".
A ministra da saúde Marta Temido esteve presente no evento, presidindo também à inauguração do novo Bloco Operatório, um momento muito especial e aguardado há muitos anos por todos os profissionais desta unidade hospitalar do SNS. Uma inauguração inaugurada cerca de dois meses antes do previsto e que marca, claramente, os 50 anos do HDFF.

O novo bloco operatório do Hospital Distrital da Figueira da Foz representou um investimento de 4,5 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões de euros provêm de fundos comunitários e o restante de financiamento próprio... (Fotos de Rui Miguel Cruz)

sábado, 19 de março de 2022

> A família de 4 pessoas do emigrante encontrado morto no rio Mondego em agosto do ano passado foi detida no Luxemburgo!

As autoridades de Luxemburgo anunciaram a detenção de quatro pessoas pelo homicídio do emigrante português Marco Alves Santos, natural de Chaves, de 46 anos, encontrado morto em agosto do ano passado ao largo do rio Mondego na Figueira da Foz (que neste jornal noticiámos no dia 5 de agosto).Os detidos são a companheira do falecido (45 anos), a mãe desta (64), o companheiro da mãe (54 anos) e um enteado da vítima (de 25 anos).

“Os quatro suspeitos foram interrogados pelo juiz de instrução que decidiu, no final do interrogatório, colocar as três primeiras pessoas em prisão preventiva e submeter a quarta a supervisão judicial”, anunciaram as autoridades. A PJ colaborou.

(Notícia de Correio da Manhã de hoje)

Botijas de gás à vista no átrio do edifício Portugal preocupam residentes e comerciantes!

Fomos contactados por um morador e por um comerciante, "vizinhos" do átrio ou praceta do Edifício Portugal, dando conta de algum receio pelo facto de se encontrarem à mostra e, consequentemente, "à mão" de todos, três grandes botijas que aparentam ser de gás!
Segundo nos foi contado, lá ao fundo do átrio, ao lado da entrada do encerrado Health Club Portugal, vai abrir uma lavandaria self service, daquelas que agora estão na moda, o que deixa satisfeitos os moradores da zona. No entanto o que também deixa todos preocupados são as tais botijas, que estão assim à mostra e irresponsavelmente "à mão de todos"! Referem que, na verdade, as botijas foram colocadas e as portas fechadas, mas como são de fácil abertura a miudagem à noite abre-as facilmente!

E já estão assim abertas sem nenhuma intervenção vai para um mês! Relembram também o que aconteceu recentemente na Amadora, onde o furto de tubo de gás causou uma violenta explosão! Acrescentam que "ao menos que coloquem portas e fechaduras resistentes", porque senão...

sexta-feira, 18 de março de 2022

Quatro mulheres são suspeitas de roubar em lojas de Aveiro e Figueira da Foz entre outras cidades!

Quatro mulheres são suspeitas de terem roubado, esta quinta-feira, em Aveiro, cerca de 900 euros em roupa das lojas Tiffosi no centro comercial Glicínias, e Lefties no Centro Comercial Oita, segundo descreve hoje o Correio da Manhã.O grupo está sinalizado, pelas autoridades, pela suspeita de terem espalhado o terror, em todo o país, em assaltos a lojas de roupas e perfumes. Ao que tudo indica, as mulheres são todas residentes na área de Lisboa. Antes de Aveiro, o grupo terá assaltado lojas de vestuário na Figueira da Foz.

Uma das mulheres, de 34 anos, foi detida, por uma guarda da GNR, que estava de folga, pela suspeita de ter agredido uma funcionária da loja Tiffosi, do centro comercial Fórum...

=Ilustração nossa. Extrato de notícia de Correio da Manhã online de hoje que pode ler completa AQUI=

Incêndio destruiu sótão de habitação em Lavos esta manhã

Um incêndio destruiu esta manha o sótão de uma habitação na Rua dos Barranhos, em Lavos, Figueira da Foz, confirmou ao Notícias de Coimbra o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra.No combate às chamas estiveram duas dezenas de operacionais, apoiados por oito viaturas das corporações dos Bombeiros Sapadores e dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.

O alerta para este incêndio habitacional foi dado às 11h36, mas cerca de meia hora depois o fogo foi dado como extinto, não havendo feridos a registar.

(Ilustração nossa. Extrato de publicação de Notícias de Coimbra que pode ler completa AQUI)

Detetada mancha de poluição na marina da Figueira da Foz!

Foi detetada ontem a meio da tarde uma mancha de poluição no interior da marina da Figueira da Foz, desconhecendo-se as causas da sua origem.

Foi um popular que ia a passar que se apercebeu do incidente e que informou a Capitania do Porto, tendo sido ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima, bem como uma equipa da Brigada de Intervenção Rápida de Combate à Poluição (BIRPOL) da Capitania do Porto que se manteve em prontidão. No local compareceram também elementos da Administração do Porto da Figueira da Foz.

A mancha de poluição foi contida com recurso à colocação de barreiras de contenção pelos elementos da Administração do Porto, tendo os elementos da Polícia Marítima procedido à recolha de amostras para análise. Foram de seguida iniciadas as operações de remoção do material poluente da água com recurso a mantas de absorção, que ficaram concluídas durante a manhã de hoje.

O Comando-local da Polícia Marítima tomou conta da ocorrência. 

(Informação constante do site da Autoridade Marítima Nacional)

quinta-feira, 17 de março de 2022

Furta queijos, chouriços, azeite e bebidas alcoólicas em concelhos vizinhos mas foi apanhado na Figueira da Foz!

A PSP da nossa cidade identificou e constituiu ontem arguido um homem de 29 anos pela prática de vários furtos em estabelecimentos comerciais. 

O indivíduo tinha na sua posse diverso material que foi apreendido e que, após várias diligências, se apurou que tinham sido furtados em dois concelhos distintos e em comunhão de esforços com uma mulher de 29 anos.

Foi recuperado o seguinte material: 24 produtos de higiene, 2 queijos, 3 chouriços, 4 garrafas de azeite e 3 garrafas de bebidas alcoólicas.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP)

Senhora com desorientação foi localizada na Figueira da Foz através do programa da PSP "Estou aqui adultos"!


O programa 'Estou Aqui Adultos' foi desenvolvido pela PSP e seus parceiros com o intuito de proteger e dar apoio a adultos vulneráveis. 

Assim, nesta 3ª feira dia 15 março, foi vista uma senhora de 86 anos a deambular na via pública na Figueira da Foz, sozinha e com sinais de desorientação.

Como esta tinha a pulseira do programa foi ativado o protocolo, que permitiu a sua identificação e célere contacto com os seus familiares, tendo sido a senhora entregue à sua família em segurança. 

..........................

A Polícia de Segurança Pública informa: 

"Está à espera de quê? Já pediu a pulseira para um familiar que necessite? A pulseira é gratuita, pessoal e intransmissível. Para a levantar deverá fazer o registo prévio e, em seguida, deslocar-se a uma esquadra por si escolhida para a recolher e assim a validar." 

= SAIBA MAIS AQUI=. (Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP)

Ainda a chegada de ontem dos refugiados ao nosso concelho em reportagem da RTP!

Estão instalados temporariamente em Quiaios, no antigo colégio. O programa de apoio passa por garantir emprego, alojamento e escola para as crianças!=Reportagem da RTP ver AQUI=

quarta-feira, 16 de março de 2022

Figueira da Foz recebeu hoje de manhã 17 crianças, 32 mulheres e 2 homens refugiados - E empresário da noite figueirense enviou ontem 300 pares de sapatos para a Ucrânia!

Cerca de meia centena de refugiados ucranianos chegaram esta quarta-feira à Figueira da Foz, vindos da Eslováquia, onde se encontravam num campo de refugiados, num autocarro que arrancou da cidade no sábado.O grupo de 51 pessoas - 17 crianças, 32 mulheres (uma delas grávida) e dois homens - foi recebido pelo presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, que deu as boas-vindas e prometeu levar os mais novos a comer gelados na cidade.Visivelmente emocionado, o autarca disse, em declarações aos jornalistas, que o município tem "toda a vontade de apoiar" e considerou "extraordinário" todo o movimento de apoio que existe na Europa. "O mundo também tem coisas bonitas e é preciso realçá-las", sublinhou Santana Lopes, que destacou o sorriso das crianças "apesar disto tudo" e a simpatia dos restantes elementos.

A vereadora Olga Brás, que liderou a comitiva da proteção civil municipal que se deslocou a uma cidade próxima da fronteira com a Ucrânia, salientou que os refugiados "estão muito desgastados", depois de uma viagem de cerca de 40 horas ininterruptas...

(In Jornal de Notícias - Ler artigo completo AQUI) 

....................................... 

Por sua vez o empresário da noite Nuno Figueiredo, proprietário da conhecida discoteca Bergantim (Bergantim Bergas), adquiriu 300 pares de calçado novo a uma fábrica - que encerrou recentemente na zona de Aveiro - para os enviar para Coimbra para um centro de recolha de ajuda à Ucrânia, e que seguiram ontem mesmo para os refugiados daquele país em guerra.

De referir que a maior parte do calçado é para crianças. O intuito do empresário foi "de oferecer a quem mais precisa".

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------