segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Este fim de ano é também marcado pelo encerramento definitivo da Casa das Enguias 'O Grazina' nos Armazéns de Lavos!

A notícia publicada ao início da tarde de hoje na página do Facebook da Casa das Enguias 'O Grazina' apanhou desprevenidos os inúmeros clientes e apreciadores do afamado restaurante, especializado na confeção gastronómica da 'Anguilla anguilla', designação atribuída à enguia europeia ou, mais simplesmente, enguia: 
“Informamos que o Restaurante O Grazina irá encerrar definitivamente a 31/12/2022. Foram 38 anos de muito trabalho, dedicação, amizades e histórias para contar. Agradecemos a todos os que por aqui passaram e fizeram parte desta História!

Desejamos um Feliz 2023! Com carinho, Aldina Grazina!”

Segundo nos referiu ao telefone a ainda proprietária, foram “problemas familiares” que levaram a esta decisão.

Historiando um pouco, sublinhe-se que as enguias percorrem milhares de quilómetros desde o azul profundo do Mar dos Sargaços, para abraçar a água doce. Repetem um ciclo vital mágico, entre o mar e os rios, que nem os cientistas conseguem explicar. Mas ao Grazina é que nunca mais irão parar!

Para além das enguias confecionadas de várias maneiras - sendo as mais conhecidas a caldeirada com ensopado e as enguias fritas, e para quem pedir por encomenda os 'machinhos assados' – o apreciado restaurante tem (ainda) na ementa as sobremesas de enguias doces e figos doces (estes também só por encomenda).

Naquela rede social sucedem-se os comentários lamentando o encerramento no último dia deste ano:

“Um café restaurante que fez parte da minha adolescência” / “E agora onde vou comer as enguias com o melhor molho do mundo?” Abraço dos clientes do Luso... “ / Obrigada pelo serviço que sempre apresentaram. Haja muita saúde. Vai deixar saudades...” / “Lá se vai um dos nossos espaços preferidos!” / “Que notícia tão triste...A margem sul do concelho ao nível da restauração vai ficar muito mais pobre!” / “Muito triste sim, mas a vida continua. Aldina está viva e isso é o mais importante. Mulher guerreira, lutadora, já passou por tanto... e sempre em frente e nada a vai derrubar”!

Por nós, e para além da conversa telefónica onde já lamentámos a decisão, resta-nos acrescentar que, só com as lembranças dos pratos que degustámos e que esta conversa nos trás, já estamos com água na boca!

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta é das tais notícias…caramba!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------