quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Festival Pirata começou hoje em Buarcos e vai até domingo! Veja reportagem fotográfica desta tarde!

A XI Edição do Festival Pirata que se realiza todos os anos na Muralha de Buarcos (com exceção de 2020 e 2021 devido à pandemia) começou em agosto e vai terminar em setembro!

Foi hoje inaugurada e vai decorrer até domingo dia 3 de setembro! Uma pirataria pegada! Se não assistiu hoje, veja a reportagem fotográfica que retratámos esta tarde com mais de 50 fotos e que apresentamos AQUI.

Sinal de travessia para peões e ciclistas não está para aí virado!

O nosso leitor Tó Maia enviou-nos esta foto, acrescentada do seguinte texto:

“-O sinal travessia de ciclistas é para estar direcionado aos condutores, não aos ciclistas! E só em frente à Camara Municipal da Figueira da Foz estão oito...”Fomos consultar o código da estrada, que indica que o primeiro sinal assinala “Pista obrigatória para peões e velocípedes”; e que o segundo sinal assinala “Passagem para velocípedes”. Acrescentando que “perto dos quais os condutores devem moderar a velocidade”!

Assim, sem os sinais estarem virados para a estrada de onde vêm os automobilistas que precisam de ser avisados, estão incorretamente direcionados e, consequentemente, sem utilidade prática!

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Pirataria em Buarcos a partir de amanhã! Preparem-se para 4 dias de desaguisados, guisados e outras manhas e artimanhas!

A XI Edição do Festival Pirata que se realiza todos os anos na Muralha de Buarcos (com exceção de 2020 e 2021 devido à pandemia) vai decorrer desde amanhã quinta-feira 31 de agosto, até domingo dia 3 de setembro.

< < < < < < < < < < < < < < < < <

Uma organização da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião onde pode ver toda a programação na sua página do Facebook.

Carro despistou-se e derrubou semáforo esta tarde na EN 111 no sentido Figueira da Foz – Coimbra!

Um carro despistou-se na tarde desta quarta-feira, em Quimbres, e acabou por derrubar um poste que indica a aproximação de semáforo, na Estrada Nacional 111.

Segundo a GNR, do acidente, que deu-se no sentido Figueira da Foz – Coimbra, “há registo de dois feridos leves”.

No local estiveram elementos da Cruz Vermelha Portuguesa e do INEM para socorrer as vítimas. O alerta foi dado por volta das 15h00, próximo do Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres. 

A GNR registou a ocorrência.

(Fonte: Notícias de Coimbra, com foto de Reprodução Facebook de 'Ocorrências em Coimbra')

Nova burla com bitcoins deixa vítima da Tocha sem 90 mil euros!

Investiu” cerca de 90 mil euros das suas poupanças em depósitos feitos ao longo de um mês para compra de criptomoeda mas acabou sem retorno e a apresentar queixa na Diretoria do Centro da Polícia Judiciária.
É mais uma das muitas vítimas que têm sido burladas em Portugal.

A PJ de Coimbra tinha cerca de 50 casos semelhantes em investigação, sendo bastante difícil chegar aos autores da burla e mais complicado ainda (para não dizer impossível) conseguir reaver o dinheiro. Neste caso a vítima é da zona da Tocha, Cantanhede, e tem muitas semelhanças face ao outro caso em que um outro lesado ficou sem 200 mil euros.

O investidor, no início de abril deste ano, começou por fazer uma compra de mil euros na sequência de uma busca que fez na internet relacionada com criptomoeda e bitcoins. Logo no dia seguinte foi contactado via whatsapp por uma suposta analista com quem manteve conversações ao longo de várias semanas, tendo sido ela a aconselhar os sucessivos depósitos.

A meio do processo, quando já tinha transferido mais de 60 mil euros para os supostos fundos, o lesado foi contactado por outra empresa com a indicação que os investimentos se encontravam bloqueados, que o montante bloqueado era de 128 mil euros (mais do dobro do investido) mas que para ser levantado era preciso depositar 25% do capital, ou seja, 32 mil euros...

(Extrato de notícia compilada de “Diário de Coimbra / Aveiro” e onde pode ler a notícia completa nas suas respetivas edições em papel de hoje)

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Empregado de mesa de 25 anos ateava fogos na Figueira da Foz "às sextas-feiras e aos sábados" após sair do trabalho!

Homem de 25 anos que ateou vários focos de incêndio durante os primeiros cinco meses de 2022 na zona dos Vais, em Buarcos, vai começar a ser julgado no Tribunal de Coimbra.

O arguido dizia à namorada para alertar as autoridades, ou fazia ele próprio fazia o contacto, mas através do telemóvel da jovem. No total, vai responder pela prática de cinco crimes de incêndio florestal.

De acordo com a acusação do Ministério Público, consultada pelo Correio da Manhã, o homem ligou para os bombeiros “quatro vezes” através da namorada. Apenas uma chamada telefónica foi feita pelo arguido, que usou o telemóvel da companheira.

O suspeito, empregado de mesa, ateou a maior parte dos fogos à noite com recurso a isqueiro. Segundo a acusação, “só dava o alerta depois de se certificar que as chamas se estavam a propagar, lavrando pelas áreas de mato e pinhal”.

O despacho refere que, em todas as situações, “se não fosse a pronta intervenção dos bombeiros, atenta as características do local, o fogo poderia ter alastrado à área florestal povoada de árvores e mato, a uma casa de habitação e a diversas construções devolutas do Centro Ecuménico dos Vais”. A acusação considera ainda que “colocou em risco a vida de pessoas”, lê-se na notícia.

À Polícia Judiciária, que deteve o arguido, admitiu a autoria de cinco focos de incêndio, que “ateou na erva seca”. Porém, no primeiro interrogatório judicial, optou por permanecer em silêncio.

Mas a namorada afirma ter conhecimento das ignições, tendo presenciado algumas, que “ocorriam sempre às sextas-feiras e aos sábados quando deixavam o café e se dirigiam para casa”, revela.

(Fonte: Notícias de Coimbra citando publicação de Correio da Manhã - Foto nossa)

Filme de Bollywood gravado no Palácio Sotto Maior

A produtora All Around Globe, de Bollywood, anda este mês a fazer rodagens na Figueira da Foz. O Palácio Sotto Maior é um dos cenários escolhidos para “Jailed”, um drama de acção e o novo filme do realizador indiano Vishnu Vardhan.

As filmagens no Palácio começaram em 25 de agosto e vão até ao próximo dia 31, envolvendo um total de 140 pessoas da All Around Globe, dirigida por Dhimant Radia, que vive em Portugal há 18 anos.

Segundo informações do produtor, as cenas gravadas no exterior e interior do Palácio terão cerca de 30 minutos na duração total do filme, pois “será a casa de uma das personagens principais, Aadi, um homem de negócios indiano sediado em Portugal.

“Jailed” conta a história de um jovem casal que é separado quando a namorada é presa injustamente, depois de atravessar continentes para vir estudar em Coimbra. Esta reviravolta faz com que o seu namorado venha da Índia em seu auxílio para provar a sua inocência.

(Compilação de notícia de “O Figueirense” que pode ler completa AQUI)

Juramento de Bandeira de 170 Guardas-provisórios decorreu hoje na GNR da Figueira da Foz

A Guarda Nacional Republicana realizou hoje, dia 29 de agosto, pelas 10h00, no Centro de Formação da Figueira da Foz, a cerimónia de Juramento de Bandeira do 53º Curso de Formação de Guardas que ainda não o tivessem efetuado nas Forças Armadas.

O juramento de bandeira representa o compromisso solene dos Guardas-provisórios para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar. Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as demais leis da República, bem como todos os deveres militares, ao serviço da Guarda Nacional Republicana, jurando defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.

O evento foi presidido por Sua Excelência Sra. Secretária de Estado da Proteção Civil, Dra. Patrícia Gaspar, contando com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia e de diversas entidades civis e militares.Dos 323 Guardas-provisórios que estão a frequentar o curso, 170 (145 masculinos e 25 femininos) realizaram o seu juramento em cerimónia pública, perante o Estandarte Nacional.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Fios caídos e desordenados em postes de madeira nodosos ornam os passeios de quem vai ao Museu ou para o CAE!

Pois, nestes casos costuma-se sempre dizer que “é pá, isto até parece ser no terceiro mundo!...”
Mas não é, são mesmo em plena cidade da Figueira da Foz, ainda por cima na rua Calouste Gulbenkian, por onde passam diariamente centenas de pessoas, muitas delas para se deslocarem a locais emblemáticos como o Museu Municipal ou ao Centro de Artes e Espectáculos!

Os fios telefónicos, assim nesta criticável amálgama que as fotos documentam, dão um péssimo aspeto de desleixo e de desprezo pelos utentes e pela cidade, mais a mais estando instalados, ainda por cima, em velhos, inestéticos e velhos postes nodosos... de madeira!

Situação que vai merecendo os piores comentários, e já aqui reportada em fevereiro de 2020 e também em fevereiro deste ano... mas tudo nas mesmas como “as lesmas”! E que não dignifica em nada – antes pelo contrário – a instituição que os tem, ou deveria, ter a seu cargo!

Portanto, não façam comparações com outras regiões bem mais pobres – que não menos dignas - do Globo, que não têm culpa nenhuma do que se passa por cá!

Imagens que só se vão voltar a ver em fins de semana de agosto do próximo ano!

Praias de Buarcos / Figueira da Foz – Foto de Irene Pinto
Praia do Cabedelo – foto de Rui Freitas

domingo, 27 de agosto de 2023

Mãe e dois filhos ficaram presos num elevador em Tavarede!

Uma mulher, com cerca de 45 anos, e os seus dois filhos, um com cerca de 7 anos e outro recém-nascido, ficaram presos este domingo num elevador de um prédio, na praceta António Oliveira Lopes em Tavarede na Figueira da Foz.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz.

Segundo fonte da corporação “não houve necessidade de assistência médica” e “tudo correu bem”.

(Fonte: Notícias de Coimbra – Ilustração nossa)

Reportagem SIC na Figueira da Foz sobre os manifestantes que pedem a abolição das touradas!

Durante uma hora e sem descanso, os manifestantes fizeram-se ouvir. O protesto foi encarado com indiferença pelas pessoas que entraram para assistir à corrida de touros.
Dezenas de pessoas manifestaram-se neste sábado à noite junto à Praça de Touros da Figueira da Foz para pedir a abolição das touradas.

Durante uma hora e sem descanso, os manifestantes fizeram-se ouvir. O protesto foi encarado com indiferença pelas pessoas que entraram para assistir à corrida de touros. Depois de no último mês a Figueira da Foz ter acolhido três touradas, os manifestantes querem o fim das corridas de touros na cidade.

Em sentido contrário, quem promove os eventos já pensa em organizar um número ainda maior de touradas no próximo verão, tendo em conta a afluência de público deste ano.

(Ver reportagem da SIC)

A madrugada deste último domingo de agosto na esplanada!

Na primeira foto uma luz no Forte parece querer ombrear com luz da Lua.

Na segunda foto a nostalgia das duas horas da madrugada na “nossa” esplanada!

sábado, 26 de agosto de 2023

Camartelo deitou abaixo um dos blocos de edifício em Tavarede que começou a ser construído há várias décadas = Vítor Duarte tentou impedir a demolição encostando-se a um muro do imóvel!

O Município da Figueira da Foz começou ontem a demolir um de dois blocos de um edifício (cujo projeto de construção contempla seis pisos de habitação) inacabado da empresa J. Pinto Construções LDA do Grupo Vidór, situado na zona urbana da freguesia de Tavarede. O imóvel começou a ser construído há várias décadas, mas não foi concluído.

Esgotadas as diligências legais levadas a efeito junto da empresa, o município avançou com a demolição. “Tudo foi feito dentro da normalidade legal e todos os prazos legais foram cumpridos pelo município”, afiançou a vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó, ao Diário As Beiras.

Como o promotor imobiliário não acatou as notificações, o município substitui-o naquela ação, ressalvou a vereadora.

A autarca afirmou que o dono da empresa, Vítor Duarte, tentou impedir a demolição, encostando-se a um muro do imóvel. “Pedi à PSP para o informar que não podia impedir o avanço da máquina, já que o município havia procedido à posse administrativa do imóvel para proceder à demolição”, contou a autarca, frisando que o empresário acatou o pedido da polícia, permitindo que os trabalhos avançassem.

Contactado pelo Diário As Beiras, Vítor Duarte optou por não prestar declarações...

(Extrato de publicação do Diário As Beiras de hoje e onde pode ler a notícia completa)

Perigoso! Vento de hoje está a fazer caír ramagens de palmeiras para o passeio e estrada junto à Rotunda do Centenário!

Oriundas de palmeiras situadas numa quinta junto à Rotunda do Centenário, na Av. Dr. Manuel Gaspar de Lemos, estavam esta manhã a cair algumas ramadas, já de algum porte, no passeio e em plena estrada.

O que, obviamente, pode redundar em perigo não só para automobilistas mas também para peões!

Mulher ferida em colisão de 'motoreta' com um ligeiro na Tocha transportada para o Hospital da Figueira da Foz

Uma colisão entre uma “motoreta” e um veículo ligeiro causou esta manhã ferimentos numa mulher. O acidente ocorreu na Estrada Nacional 109, na localidade de Caniceira, na Tocha.

"A vítima, de 75 anos, condutora do motociclo, foi transportada para o Hospital Distrital Figueira da Foz”, adiantou o Gabinete de Comunicação e Imagem dos Bombeiros Voluntários de Mira.

O alerta foi dado pelas 9h40 e no local estiveram elementos da corporação mirense, bem como a GNR que tomou conta da ocorrência.

(Fonte: Notícias de Coimbra)

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Broa não tem droga (?) mas consumo continua desaconselhado também no concelho da Figueira da Foz!

A recomendação de não consumo de broa de milho em Leiria (Pombal, Ansião, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande), Santarém (Ourém), Coimbra (Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova e Coimbra) e Aveiro (Ílhavo, Vagos) mantém-se e foram retiradas do mercado as matérias-primas envolvidas nos casos de toxinfeção, segundo a Direção-Geral de Saúde, que esclarece ainda que não foi encontrada a presença de droga nas broas.

Neste momento, a DGS informou que "existem apenas casos esporádicos de toxinfeção alimentar associada ao consumo deste alimento", devido à "estratégia adotada pelas autoridades competentes e à adesão às medidas por parte dos produtores e dos consumidores".

Quando o alimento for considerado seguro, a DGS avisará.

Entre 21 de julho e 9 de agosto de 2023 foram registados 187 casos que apresentavam um quadro sintomático semelhante, principalmente secura da boca, alterações visuais, tonturas, confusão mental e diminuição da força muscular.

Estes sintomas surgiram entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos.

Na maioria dos casos verificou-se ausência da sintomatologia em poucas horas, com sintomas classificados como ligeiros...

(Extrato de publicação de Diário de Notícias que pode ler completa AQUI – Ilustração nossa)

Muita arte pelo concelho - do Cabedelo à Praça Nova!

Esta 5ª feira 24 de agosto foi dia de homenagem a Manuel Fernandes Tomás na Praça 8 de Maio, com pintura ao vivo, de manhã e de tarde, a cargo de conceituados artistas plásticos das associações de arte da Figueira da Foz, a Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa e da Magenta - Associação de Artistas pela Arte, que culminou pelas 18h30 com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento fúnebre do "Patriarca da Liberdade" e a atuação de Hilton Costa e Nathalie Gal, músicos e docentes no Conservatório de Música David de Sousa.

..................................................................

Por sua vez encerra amanhã mais a edição 2023 do 'Cabedelo Art Experience' que reuniu arte e cultura, em memória do mestre Mário Silva, imortalizado em busto à beira mar, uma organização de Amigos do Mário!

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Viaduto de acesso à ponte na Figueira da Foz está em situação de "insegurança" por "falta de manutenção"?

O Polígrafo, o primeiro jornal português de fact-checking, analisou uma publicação com cinco imagens na página “Chega – Figueira da Foz” que lança um "alerta para a falta de manutenção rodoviária por parte das Infraestruturas de Portugal" na medida em que "é lastimável ver a curvatura do viaduto do nó de acesso à Ponte Edgar Cardoso". 

"Será que estamos sempre à espera que aconteçam as tragédias, para correr atrás do prejuízo? O poder político instalado no poder não se pode esquecer da manutenção da Nacional 109 a Norte da Figueira da Foz, os seus utilizadores também pagam impostos, têm direito a usar as vias rodoviárias, do seu concelho, em perfeita segurança. As promessas não podem ficar só nos programas eleitorais, têm que ser executadas. Os contribuintes pagam muitos impostos, mas não se vê investimento onde é preciso", acrescenta-se no texto.

O Polígrafo contactou a Infraestruturas de Portugal (IP), empresa responsável pela gestão de infraestruturas rodoviárias, que negou a falta de manutenção ou questões de falta de segurança nas estradas indicadas e no viaduto.

"A Infraestruturas de Portugal realiza regularmente ações de inspeção ao estado de conservação e as intervenções necessárias de manutenção na Passagem Superior do IP3, Km 0+000, no nó de Acesso ao IP3/ A14. Os trabalhos regulares de conservação corrente são desenvolvidos em função das necessidades identificadas aquando das ações inspetivas, e que genericamente envolvem a execução de reparações pontuais e de limpeza e de beneficiação ao nível do pavimento", começou por afirmar a empresa pública.

(…/...)

"...o que é retratado nas imagens não coloca em causa a integridade estrutural da Passagem Superior" e estas situações "aqui relatadas não colocam em causa as condições de segurança e de utilização quer da EN109 quer do IP3" (…/...) a deformação no tabuleiro, desde que foi identificada em julho de 2010, tem sido objeto de rigoroso acompanhamento e monitorização, não se tendo registado desde então qualquer evolução. A degradação visível ao nível da pintura dos guardas é uma questão estética", esclarece a IP.
A empresa acrescenta ainda que "realiza um acompanhamento regular e próximo das condições de conservação da Passagem Superior e atuará de imediato caso se identifique essa necessidade [de intervenção]".

Perante o apurado nesta análise - que pode ler completa AQUI – o Polígrafo avaliou aquele alerta sobre a falta de manutenção na curvatura do viaduto como FALSA.

Campanha 'Taxa Zero ao Volante' registou + de 13 mil infrações e ANSR efetuou ação de sensibilização na Figueira da Foz!

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 17 a 23 de agosto e teve como objetivo alertar os condutores dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Esta iniciativa incluiu cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, nas localidades de Lisboa, Almada, Figueira da Foz, Amarante e Faro.

Durante as operações das Forças de Segurança foram fiscalizados presencialmente 48.909 veículos, tendo sido registado um total de 13.691 infrações, das quais 884 relativas à condução sob o efeito do álcool...

(Extrato de publicação constante do site da GNR)

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Montepio vende terrenos que pertenciam a empresa insolvente de Aprígio Santos!

Foi posto à venda cerca de um terço do total de um terreno em Setúbal, hipotecado pelo Montepio desde 2005, um ano depois de terem sido comprados pela antiga proprietária, a empresa Aprígius, que foi declarada insolvente em maio de 2022.

Esta era uma das empresas de Aprígio Santos, antigo administrador do Naval 1º de Maio da Figueira da Foz, que em 2013 chegou a dever cerca de 598 milhões de euros ao estado e à banca... 

(Ilustração nossa. Extrato de notícia compilada de Eco.Sapo que pode ler completa AQUI)

Golfinho fêmea que habita na Foz do Mondego encanta e dá que falar e escrever por aí!

Natural de Oliveira de Azeméis, José Rosa escreveu no seu blogue “Coisas & Loisas” um artigo sobre uma visita à Figueira da Foz e no passeio de barco que deram pelo rio Mondego, e do qual compilámos o seguinte texto:
“A manhã do dia de ontem, 10 de agosto, foi fantástica! A convite dos amigos Zé Manel e Manela, fomos, eu e a Lila, até à marina da Figueira da Foz, para dar um passeio de barco. Foi muito bom!

Mas a cereja no topo do bolo foi o encontro com a golfinho fêmea que desde abril passa os seu dias na foz do rio Mondego. Foi um regalo para a vista!

Animal muito sociável, interagiu com todos. Um velejador disse-nos que ela tem uma especial predileção pela embarcação que estava a usar. E pela nossa passou por baixo...”

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Homem de 68 anos foi atropelado esta manhã numa passadeira junto à Estação da CP da Figueira da Foz!

Um homem de 68 anos foi atropelado esta manhã numa passadeira junto à Estação da CP da Figueira da Foz, sensivelmente em frente à Pastelaria Rainha.Os Bombeiros Voluntários figueirenses deslocaram-se ao local para assistir a vítima.

O sexagenário foi considerado “ferido ligeiro” e transportado para o Hospital Distrital da Figueira da Foz, contou ao Notícias de Coimbra o comandante da corporação, Armindo Bertão.

O alerta foi dado às 7h55, tendo a PSP tomado conta da ocorrência.

(Fonte: Notícias de Coimbra – Ilustração de Google Street View)

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

PGR alerta para burlas de falsos telefonemas policiais em inglês mas com sotaque comum na região do subcontinente indiano!

Comunicado da Procuradoria-Geral da República:

"Está em curso mais uma campanha de burlas por via das redes de comunicações, que passa pela realização massiva de chamadas telefónicas, para destinatários indiscriminados, em Portugal.Tais chamadas têm origem em números de telefonia móvel de operadores portugueses, mas todas as conversações são estabelecidas em inglês, normalmente com um sotaque comum na região do subcontinente indiano.Quando uma vítima recebe uma chamada deste tipo e a atende, é-lhe de imediato dada a escutar uma mensagem gravada que, referindo ter origem numa suposta “International Judicial Police”, a adverte de que o seu documento nacional de identificação foi relacionado com criminalidade internacional grave, motivo pelo qual foi já emitido um mandado de detenção em seu nome.

Nesta breve mensagem gravada, a vítima é ainda informada de que poderá obter mais informação sobre como ultrapassar o caso premindo a tecla 1 do seu telefone, para assim estabelecer contacto pessoal com “one of our officers”. Caso a vítima efetivamente pressione a tecla mencionada, é estabelecido contacto com um agente criminoso que se identifica pelo seu suposto nome (invariavelmente, nomes muito comuns da língua inglesa, como James Brown, ou John Smith) e fala em inglês, com o sotaque acima referido.

Insiste ser “officer” da “International Judicial Police” ou, nalguns dos casos identificados, da “Judicial Police of Lisbon”, sem adiantar mais detalhes quanto à sua função em tal entidade.

Depois, o agente criminoso informa a vítima de que, contra ela, está pendente uma investigação internacional, da qual poderá informá-la. Antes, porém, pede à vítima que lhe indique os seus dados pessoais e de identificação.

Se a vítima lhe der tais dados, o agente criminoso informa-a de que a sua identidade foi usurpada e usada para abrir contas em vários bancos, com a finalidade criminosa de branquear capitais.

Indica diversas contas em diversos bancos, com o propósito de vir a identificar eventuais contas bancárias (e cartões de crédito) de que a vítima seja efetivamente titular, bem como o respetivo saldo.

O objetivo único deste diálogo é convencer a vítima a transferir o dinheiro que tenha nas suas contas para contas seguras, que o criminoso lhe indica, de forma a, assim, impedir o respetivo congelamento das mesmas, pelas autoridades, no contexto da suposta investigação em curso.

Tais chamadas telefónicas são fraudulentas. Não têm origem em qualquer entidade, serviço ou departamento policial ou judiciário. São efetuadas por agentes criminosos que integram grupos de criminalidade organizada internacional. O objetivo das mesmas é o de obter informação pessoal das vítimas e, depois disso, persuadi-las a transferirem quantias monetárias para destinos que indicam.

Antes do estabelecimento da chamada, os agentes criminosos não têm qualquer informação sobre as suas vítimas. Efetuam chamadas para números aleatoriamente escolhidos. Se o destinatário da chamada desligar a mesma e a ignorar, a ação criminosa não vai mais longe e fica por aí. Isto é, se a vítima não acreditar naquilo que lhe é dito e perceber que está a ser ardilosamente abordada por um criminoso, nada mais acontece.

Como se referiu, na mensagem gravada, a vítima é confrontada com a possibilidade de saber mais, premindo uma tecla do seu telefone. Se o não fizer, após alguns segundos a chamada é automaticamente terminada – e o agente criminoso irá efetuar novas chamadas, para outros números.

Foram identificadas chamadas desta natureza a partir dos últimos dias de julho de 2023, tendo a sua frequência sofrido um grande incremento durante o mês de agosto.
8. Como se disse, todo este procedimento é criminoso. O propósito único dos autores destas chamadas telefónicas é burlar vítimas menos atentas, provocando nelas temor e ansiedade que as levam a praticar atos impensados, os quais lhes vão provocar prejuízo patrimonial.

É recomendável encarar cautelosamente chamadas telefónicas de desconhecidos, como as descritas.

Uma vez identificado o seu teor, não deve responder-se às mesmas, desligando e reportando o facto ao Ministério Público ou aos órgãos de polícia criminal."

Depois do navio cruzeiro SH Diana vai fazer escala na Figueira da Foz a Caravela Vera Cruz que vai estar aberta a visitas!

O "The Tall Ships Race" é um evento organizado pela Aporvela Associação Portuguesa de Treino à Vela e que traz a Portugal, uma vez mais, os grandes veleiros.

A viagem de Lisboa a La Coruña teve início há cerca de uma semana e, no regresso, irá efetuar escala na Figueira da Foz, possibilitando na terça-feira dia 29 de agosto, a visita gratuita à Caravela Vera Cruz, quer para ATLs quer para público em geral.

Depois do navio cruzeiro SH Diana ter visitado a nossa cidade por duas vezes este ano trazendo a bordo 120 passageiros e 75 tripulantes, segue-se agora a Caravela Vera Cruz, cujas inscrições de visitas para o público em geral devem ser efetuadas no próprio dia junto de entidades responsáveis pela Caravela.

domingo, 20 de agosto de 2023

Mulher foi acometida de muitas dores numa perna sentiu-se mal e desmaiou na Praia da Claridade!

Os elementos do Projeto 'SeaWatch' pertencente à Autoridade Marítima Nacional, auxiliaram ontem uma mulher de 65 anos que se sentiu mal, com dores no membro inferior esquerdo, tendo chegado a desmaiar, enquanto caminhava na praia da Claridade, na Figueira da Foz.

O alerta foi recebido pelas 17h10, através dos nadadores-salvadores de serviço na praia, tendo sido de imediato ativados para o local elementos do Projeto 'SeaWatch' e do INEM.

À chegada ao local, constatou-se que a mulher já tinha recuperado os sentidos, e se encontrava a ser assistida pelos nadadores-salvadores, tendo então sido efetuado a sus deslocação para o Parque das Gaivotas, com recurso à viatura Amarok, onde já se encontravam os elementos do INEM.

A vítima foi posteriormente transportada pelos elementos do INEM para o Hospital Distrital da Figueira da Foz.

(Fonte: Página do Facebook da Autoridade Marítima Nacional)

Ui! Calor está de volta e temperatura por cá vai chegar aos 36º!

A Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais, como a ingestão de água, face ao aumento da temperatura prevista para os próximos dias, que pode chegar aos 40 graus em algumas localidades e, pontualmente, os 44 graus!

Mesmo à noite as mínimas serão elevadas, com valores superiores a 20 graus em grande parte do território, podendo mesmo ser de 25 graus em alguns locais.

No concelho da Figueira da Foz o dia mais quente será quarta-feira (ver mapa do IPMA) ainda assim com uns “amenos” 36 graus centígrados (mais dez graus do que hoje que teve uma máxima de 26º) isto face ao que está previsto para grande parte do território (aliás, “territórrido”...) nacional!

E atenção que há alertas para calor: Amarelo desde a 01h00 de 21 de agosto até às 12h00 do dia 22, que a partir desta hora aumenta para o grau Laranja até às 18 horas de quarta-feira dia 23 de agosto.

A 'Associação Viver em Alegria' da Figueira da Foz é uma das instituições do distrito a receber doações da Mercadona!

A Mercadona empresa de supermercados já doou, neste primeiro semestre e a nível nacional, cerca de 600 toneladas de produtos de primeira necessidade - que equivalem a 10.000 carrinhos de compras - a mais de 40 cantinas sociais, 8 bancos alimentares e outras entidades sociais com as quais a empresa colabora.Em comunicado, a empresa de supermercados indica que a Associação Viver em Alegria da Figueira da Foz é uma das instituições que diariamente recebe diversas dessas doações.E segundo Silvia Machado, diretora técnica da associação figueirense “as doações da Mercadona têm-se revelado cruciais para a instituição, pois sem elas, seria atualmente impossível responder de forma adequada às crescentes solicitações de ajuda alimentar que temos recebido, e assim, minimizar as carências alimentares das famílias do Município da Figueira da Foz."

=Ler comunicado completo da MercadonAQUI=

sábado, 19 de agosto de 2023

Parque das Abadias vai ser prolongado até à encosta da Serra da Boa Viagem!

A proposta do prolongamento do Vale das Abadias foi publicada ontem no Diário da República. A partir desta data, o executivo camarário da Figueira da Foz tem cinco dias úteis para colocar o documento em discussão pública durante 20 dias úteis, período em que “qualquer interessado poderá apresentar as suas reclamações, observações ou sugestões, por escrito, em documento devidamente identificado”.

Em março de 2022 já o Diário As Beiras tinha adiantado que o Parque das Abadias seria prolongado para Norte, em terrenos do município e de particulares. Entretanto, o executivo camarário falou com os proprietários dos terrenos privados, meteu mão à obra e o prolongamento vai mesmo avançar. É uma ambição antiga dos figueirenses ligar a cidade à encosta da Serra da Boa Viagem através o corredor verde das Abadias...

(Extrato de notícia compilada de Diário As Beiras onde pode ler a notícia completa na sua edição deste fim de semana – Foto de Mário Ferreira)

Teresa e Sérgio abandonaram a vida de emigrantes para abrir um restaurante na Gala! (Reportagem TVI)

No 'Especial Festa de Emigrante' a TVI deu a conhecer o casal Teresa Gracio e Sérgio Cabaço, ex-emigrantes na Suíça.

Conheceram-se na internet e decidiram voltar para Portugal e abrir um restaurante. A paixão de Sérgio é a cozinha, desde os 12 anos.
Assim, abriram o restaurante 'O Palheiro do Avô' que está a ser um sucesso na Gala, em S. Pedro, na Figueira da Foz.

A Teresa estava um pouco receosa ao princípio, mas agora que está prestes a fazer dois anos que abriu o espaço, reconhece com óbvio agrado que está a ser um sucesso! Já o Sérgio refere que como emigrante não tinha tempo para o filho, e hoje para ser o paí que é já não trocava Portugal pela Suiça...

=Ver reportagem da TVI completa AQUI=

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

PSP deteve ontem um homem de 34 anos na Figueira da Foz por violência doméstica em plena via pública!

A Polícia de Segurança Pública foi ontem alertada por testemunhas para uma situação de violência doméstica que estava a decorrer na rua Académico Zagalo.

Ali chegados, os polícias constataram a veracidade dos factos e detiveram o agressor, um homem de 34 anos anos que, segundo o relato das testemunhas, tinha agredido em plena via pública a sua mulher, de 24 anos.

O suspeito, foi ouvido pelo Ministério Público e foi-lhe aplicada a medida de suspensão provisória de processo (NR: Medida pré-sentencial que visa evitar o prosseguimento do processo penal até à fase de julgamento).

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------