sábado, 30 de abril de 2022

Interativo Yalp para crianças do jardim não funciona desde a inauguração do espaço!

È caso para dizer que “o fruto proibido (neste caso “desativado”) é o mais apetecido” e é o que acontece no jardim municipal da Figueira da Foz. 
É que as crianças, depois de tanto brincarem no parque infantil, procuram com a sua nata curiosidade outros pontos de diversão, e aquela estrutura arredondada, denominada Yalp, é uma óbvia atração... mas que nunca funcionou desde a inauguração do jardim! E é ver-se constantemente as crianças a clicarem no botão e a ficarem desapontadas por nada acontecer!Os Yalp são equipamentos interativos para desportos infantis e jogos ao ar livre para diversão sobretudo dos mais novos.

Tal e qual como os dois Tomi's existentes na cidade (um igualmente no jardim no passeio junto à avenida, e outro perto da Torre do Relógio) é pena mais um equipamento como este Yalp não estar a funcionar!

É que se não são para funcionar, vá, façam o favor de os retirar! Mais vale!

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Mão cheia de notícias figueirenses: Sardinha tá aí, travellight world, ensino superior, Serralves e Tony Carreira no S. João!

*1- Pois é, vem aí a sardinha! A pesca da sardinha é retomada na segunda-feira a partir da meia noite, tendo a frota portuguesa 29.400 toneladas de limite global de descargas de capturas com a arte de cerco para 2022, segundo despacho publicado esta sexta-feira. (Diário de Notícias) 
*2- Ana Barreto, uma “viciada por viagens”, publicou há pouco tempo no seu blogue um artigo sobre uma sua visita à nossa cidade onde, acompanhado de várias fotos, refere que “Mesmo num dia cinzento, a ameaçar chuva, é um prazer passear pela Figueira da Foz...” (Travellight World) 

*3- O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, voltou esta sexta-feira a apontar o início do próximo ano letivo para o regresso do ensino superior à cidade, numa parceria com a Universidade de Coimbra. (Expresso) 

*4- A maioria socialista na Assembleia Municipal da Figueira da Foz ameaçou hoje chumbar a adesão do município, liderado por Pedro Santana Lopes, à Fundação de Serralves (para a vinda de exposições importantes para o município) se não forem esclarecidas as mais-valias dessa ligação. (Notícias de Coimbra) 

*5- O cantor Tony Carreira é cabeça de cartaz do espetáculo da noite de S. João, no dia 23 de junho, cuja concentração será na Praça do Forte, agora Praça dr. João Ataíde, que contará também com espetáculos de Augusto Canário, Sons do Minho, Mónica Sintra e do sevilhano Alvaro Prado. Isto, além das marchas de S. João. As Festas da Cidade decorrem durante todo o mês de junho. (Diário As Beiras).

Programa do dia 1º de Maio com muito folclore nas ruas!

A Câmara Municipal da Figueira da Foz divulgou a atividade “Folclore nas Ruas” no âmbito das Comemorações do Dia 1º de Maio, neste domingo. Assim, irão decorrer diversas atuações de grupos folclóricos do nosso concelho, em vários locais da cidade. Programa:

 Picadeiro

11h00, Grupo Etnográfico da Borda do Campo / 11h30, Grupo As Mulheres de Tavarede;

Esplanada Silva Guimarães

11h40, Grupo Etnográfico da Borda do Campo / 12h10, Grupo As Mulheres de Tavarede;

Jardim do Parque Dr. Fernando Traqueia em Buarcos

12h30, Rancho As Cantarinhas de Buarcos;

Largo S. João do Vale

15h00, Grupo Folclórico e Etnográfico da Praia da Leirosa / 15h30 - Rancho Folclórico e Etnográfico de Lavos;

Coreto do Jardim Municipal

15h40, Grupo Folclórico e Etnográfico da Praia da Leirosa / 16h10 - Rancho Folclórico e Etnográfico de Lavos.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

“Estive mesmo, mesmo, para carregar... mas, sei lá... também não quero ser acusado de nada!”

Em pleno Bairro Novo foi implantado numa parede um Botão de Pânico! Ou similar!

Segundo o nosso leitor M. Alberto, que nos chamou atenção para o dito, está ali há cerca de uma semana, e não sabe quem o implantou! Diz não saber se já alguém já seguiu a indicação, e acrescenta que “E eu estive mesmo, mesmo, para carregar... mas, sei lá... também não quero ser acusado de nada!

Pois é! Será que...!?

Concelho da Figueira da Foz mantém em 2022 as mesmas dez praias galardoadas nos últimos três anos!

Divulgados esta 5ª feira, dia 28 de abril, pela Associação Bandeira Azul da Europa, 393 praias, 18 marinas e 20 embarcações ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2022, no total de 431 Bandeiras Azuis atribuídas, mais 32 do que no ano passado.

O Concelho da Figueira da Foz manteve as mesmas dez praias que já foram distinguidas em 2020 e 2021: Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Cova Gala – Hospital, Figueira da Foz – Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira. =Mapa interativo ACEDER AQUI=

Comemorações do 144º aniversário do CD da PSP de Coimbra no CAE já esta 6ª feira com um 'Concerto de Palmo e Meio'!

As comemorações do 144º aniversário do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Coimbra decorrem no CAE com o seguinte programa:

Dia 29 de abril - sexta-feira

No Jardim Interior do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 10h30: Concerto de Palmo e Meio pela Banda Sinfónica da PSP - “Vamos levar música e momentos de alegria às crianças.”

De 29 de abril a 03 de maio

Exposição no interior do CAE, no foyer do piso 0, sobre o tema “Rostos com Voz”, cujo objetivo desta é sensibilizar a comunidade para a problemática da violência exercida contra as mulheres e a necessidade de políticas globais que denunciem e erradiquem este flagelo.

Dia 03 de maio

Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, programa da cerimónia comemorativa do 144º aniversário do Comando: 

15h15 - Chegada dos Convidados; 15h30 - Início de Sessão Solene evocativa do 144º aniversário da PSP de Coimbra (pequeno auditório do CAE); Momento Cultural com o Coral David Sousa; Alocuções; Imposição de condecorações e entrega do Prémio Adelino António das Neves e Melo; Hino Nacional; 17h00 - Encerramento da cerimónia.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Freguesias do concelho da Figueira da Foz agregadas em 2012 pretendem agora separar-se!

O Diário As Beiras publicou esta 2ª feira, dia 25 de Abril, um oportuno artigo assinado pelo jornalista Jot'Alves sobre a criação das novas freguesias permitidas pela democracia, e sobre a agregação de algumas outras aquando da reorganização administrativa do território de 2012. Pela sua relevância aqui o deixamos na íntegra (ilustração nossa): 

“A democracia na altura conquistada permitiu a criação de novas freguesias no concelho, como S. Pedro, Moinhos da Gândara, Santana e Borda do Campo.Entretanto, em 2012, no âmbito da reorganização administrativa do território, com os votos a favor do PSD e do movimento Figueira 100%, foi aprovada a agregação de quatro das 18 freguesias figueirenses, incluindo duas das mais recentes. Um ano depois, e na sequência das Eleições Autárquicas, Santana regressou a Ferreira-a-Nova e Borda do Campo foi agregada ao Paião.
Por sua vez São Julião juntou-se a Buarcos, e Brenha às Alhadas. Neste momento, e aproveitando a oportunidade legislativa da Assembleia da República e do Governo, movimentos das quatros freguesias agregadas estão a trabalhar para a recuperação da autonomia administrativa.

O processo de desagregação está sujeito a aprovação nas assembleias de freguesia e municipais e no Parlamento. Os grupos de cidadãos, independentes e ligados a diversas forças políticas, estão determinados a irem até onde a lei permita. Desde a agregação que grupos de cidadãos e algumas forças políticas se movimentam a favor da desagregação. O facto de a Figueira da Foz ser um caso singular no que respeita à ausência de uniões de freguesias, passando a prevalecer o nome da agregadora sobre a agregada, exaltou ainda mais os ânimos dos opositores à agregação. Só a mega freguesia urbana deliberou acrescentar o nome de São Julião ao de Buarcos.

“Mais a perder do que a ganhar” 

Na Figueira da Foz, o processo não se quedou pela agregação de freguesias. Vila Verde, por exemplo, que manteve a sua autonomia administrativa, perdeu território para freguesias vizinhas, incluindo parte da disputada da Ilha da Morraceira, para Lavos. Os vilaverdenses nunca se conformaram com a amputação territorial da freguesia.

Os presidentes das respetivas juntas e assembleias de freguesia não se opõem ao processo de reversão. Todavia, uma eventual separação levanta algumas questões. A presidente da Junta de Buarcos e São Julião, Rosa Batista, eleita, em 2021, ressalvando que não se opõe à desagregação, alertou, contudo, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS que, “com a separação, ambas terão mais a perder do que a ganhar”.

As duas freguesias unidas têm escala para continuarem a ser a única freguesia do concelho da Figueira da Foz com capacidade para ter um presidente de junta a tempo inteiro. Mas não é isso que preocupa Rosa Batista, afiançou a autarca. “Em oito anos, houve várias aquisições, quer em termos materiais, quer em termos de contração de pessoal e compra de programas informáticos. Com a desagregação, como é que se dividem pessoas, equipamentos e serviços? Confesso que estou muito preocupada e apreensiva como é que vai ser feita esta desagregação”, afirmou Rosa Batista.

Aprovada por unanimidade

A Assembleia de Freguesia das Alhadas já aprovou, por unanimidade, a abertura do processo da ambicionada separação de Brenha. “Disse que nada fiz para que Brenha fosse extinta. E não me vou opor a que Brenha volte a ser freguesia”, garantiu o presidente da junta, Jorge Bugalho.

A Assembleia de Freguesia de Quiaios também deverá votar favoravelmente a que dos dois lugares que pertenciam a Brenha, Cabanas e Vale de Jorge, regressem à antiga freguesia. Isto, claro caso esta venha a recuperar a sua independência. Em Ferreira-a-Nova, segundo a presidente da junta, a santanense Susana Monteiro, adiantou que as aspirações separatistas de Santana também deverão voltar a ser aprovadas por unanimidade, como já aconteceu em anteriores tentativas. Borda do Campo, por seu lado, de acordo com a atual legislação, poderá não reunir os requisitos para poder separar-se do Paião. Não obstante, o movimento a favor da desagregação ainda não desistiu do seu objetivo.”

Aluno da escola Joaquim de Carvalho apurado para a final do Concurso Nacional de Leitura!

O aluno João Santos do 10ºA da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz (à direita na foto entre as professoras) foi hoje apurado para a final do Concurso Nacional de Leitura, onde irá representar a Região Centro juntamente com João Dias aluno da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores de Coimbra.

A prova decorrerá no dia 4 de junho em Almada.

(Publicação de hoje do Jornal Sinal da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz)

terça-feira, 26 de abril de 2022

Continua em visível degradação o edifício do antigo Ninho dos Pequeninos no Viso!

Mais uma vez fomos alertados para o estado de decrepitude, visível já há anos para quem passa na estrada, que vai corroendo o edifício do antigo Jardim Escola e Jardim de Infância Ninho dos Pequeninos (para alguns Ninho dos Passarinhos) situado na esquina entre a rua Joaquim Sotto Mayor e a rua Alexandre Herculano, na zona do Viso na Figueira da Foz.E dizemos “mais uma vez” pois já nestas linhas alertámos para tal facto em dezembro de 2017, maio de 2019, e há escassos 4 meses em janeiro deste ano.

E vamos repetir o que um leitor nos escreveu numa dessas vezes porque, infelizmente, continua bem atual só com a diferença de “para pior”:

"-O antigo Jardim Escola e Jardim de Infância Ninho dos Pequeninos, um magnífico local e edifício com azulejaria e entrada muito bonita, amplo, e com extenso jardim, para além de se encontrar ao abandono, está visível e diariamente a degradar-se, já com paredes a esboroarem-se, vidros partidos, portão sem fechadura ou cadeado, lixo acumulado… A quem pertence? Porque o estão a deixar degradar? Interesses imobiliários? Sim, qual a razão? E aquele espaço tinha (tem) tanta disponibilidade para ser aproveitado e revitalizado!...” 

Ainda houve uma certa esperança de qualquer solução, em fevereiro de 2019, quando foi noticiado que “a comunidade intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC) quer passar para a sua propriedade a antiga Casa da Criança Infanta D. Maria, um edifício histórico da Figueira da Foz detido pelo Estado e que está há varios anos ao abandono...” - mas até hoje, nada de nada! 
Um dos leitores que nos contactou recentemente mostrou agora esperança neste recente anúncio do atual presidente da edilidade figueirense que anunciou tomar diligências em relação a edifícios abandonados no concelho, mas que pode não ter jurisdição sobre este! Bom, mais uma vez, resta esperar. Fica mais este alerta!
(Fotos nossas desta semana – fotos do interior publicadas em fevereiro de 2019)




segunda-feira, 25 de abril de 2022

Central Park no jardim da Figueira! Ótimo para umas sonecas onde até o cão ressona!

 

Figueira teve papel importante na revolução de 25 de Abril que foi retratada pelo furriel e fotógrafo Jorge Dias - RTP hoje!

Jorge Dias, furriel e fotógrafo, recordou em reportagem à RTP as horas mais perigosas da revolução, enquanto viaja pelas imagens que registou desse dia de 1974, no então Regimento de Artilharia Pesada nº 3 (RAP 3) e como participou na detenção do comandante da Unidade dando assim início ao plano traçado pelo Movimento das Forças Armadas.

Contou que “eu e os outros arriscámos a vida nessa noite porque não sabíamos o que é que ia acontecer (…/...) primeiro fui desarmar o sentinela, e seguimos depois para até ao quarto do comandante para o capitão Diniz de Almeida lhe dar ordem de detenção...”

=Reportagem da RTP transmitida no Jornal da Tarde de hoje VER AQUI=

domingo, 24 de abril de 2022

Rua da República continua com iluminação noturna deficiente e a “meter medo”! Afinal, para quando as lâmpadas led!?

A rua da República é uma das entradas principais da Figueira da Foz, e muito calcorreada de dia e de noite por milhares de pessoas. Mas enquanto de dia a luz solar é suficiente, já de noite a iluminação pública é muito fraca e mesmo inexistente nalguns locais mais recônditos.Alguma ténue luminosidade ainda brota de algumas das poucas montras que ficam ligadas de noite.
Esta é uma situação que já se repete há vários anos, mas que se vai agravando (porque se funde uma lâmpada ou desaparece mais um candeeiro que não se repõe) e da qual já aqui demos o alerta em outubro do ano passado e em novembro de 2019, a pedido de pessoas, especialmente mulheres, que moram perto e que têm de nesta rua passar de noite, ou que vão ou vêm da estação, que nos referem terem medo, e de fugirem ou andarem mais depressa quando veem ao longe a aproximação de desconhecidos a surgirem da escuridão!

Uma nossa leitora (M.S.) que mora numa das ruas transversais e que por obrigação do seu posto de trabalho tem de passar nesta rua da República todas as noites já depois das 21 horas, contactou-nos via email pedindo-nos insistentemente para fazermos mais um alerta, depois de no início da semana passada ter ouvido impróprios “dichotes” de dois homens, perto do apelidado “Largo dos Burros” (Largo Tenente Valadim). E afirma que outras mulheres já se queixaram do mesmo!

E “arrumou” com alguma graça, a finalizar: “Anda-se há tantos anos a falar em led´s por todo o lado, mas aqui nem led´s, nem “das antigas”... nem sequer com velas!”

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Carro despistou-se esta manhã e foi embater contra o muro dos Bombeiros Voluntários!

Por volta das 08 horas desta manhã uma condutora perdeu o controlo do automóvel que conduzia e foi embater contra muro dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.

A nossa leitora M. Lopes, que nos enviou os detalhes e foto do acidente, refere que iam três pessoas no carro, um homem e duas raparigas uma das quais era a condutora. 

Confirmado por fonte dos Bombeiros Voluntários que não registaram ferimentos, foram ainda assim transportados até ao Hospital Distrital da Figueira da Foz apenas por medidas de prevenção.

Três homens detidos pela PSP esta semana na Figueira da Foz pelos delitos mais comuns

Na 2ª feira foi detido pelas 18h50, na Rua da República, um homem de 22 anos por ter sido intercetado a conduzir um ciclomotor sem habilitação legal para o efeito.

No dia seguinte, 3ª feira, foi detido pelas 17h20 na Rua Nova na Cova da Gala , em São Pedro, um homem de 25 anos, igualmente por ter sido intercetado a conduzir um ciclomotor sem habilitação legal para o efeito.

E ontem de madrugada, cerca da 03h45, na avenida Foz do Mondego, foi a vez de ser detido um homem de 69 anos por condução sob o efeito do álcool. Sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou uma Taxa de Álcool no Sangue de 2,07 g/l, ou seja, mais de 4 vezes superior ao permitido por lei. 

(Fonte: PSP Distrital de Coimbra)

Máscaras deixaram hoje de ser obrigatórias em quase todos os lados > No mercado da Figueira já muitos não as usavam!

Depois de mais de dois anos de pandemia, o uso de máscara deixou de ser obrigatório em vários locais, como ao ar livre, escolas, restaurantes, comércio, recintos desportivos e espetáculos culturais.Mas continuam a ser obrigatórias nos "locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis". São eles os hospitais e centros de saúde, fármácias, estruturas residenciais e lares, estruturas de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário ou pessoas idosas, unidades de cuidados continuados.

E obrigatórias também nos "locais caracterizados pela utilização intensiva", como os transportes públicos, transportes coletivos de passageiros no geral (incluindo o transporte aéreo), e nos táxis ou TVDE (carros dos serviços de partilha que podem ser alugados através da internet). =Fonte SAPO 24=

Entretanto, numa breve passagem esta manhã no mercado municipal da Figueira da Foz foi possível verificar as três opções: Quem ainda as usava, quem já não as usava, e quem as tinha colocadas mas abaixo do nariz.

Pois, é melhor ir assim devagarinho. E esperar por dias mais quente já que “o bicho” não se dá com o calor!

(Entre aspas): Ora vamos lá ver se a gente se entende!

Esta forma de comunicar através deste jornal online O Palhetas na Foz tem, como sempre teve, o intuito de noticiar assuntos sobre o concelho da Figueira da Foz, quer publicados por outros órgãos de informação, quer sejam por mim, o autor, detetadas. Mas sobretudo tem como intuito principal o de alertar para situações que sejam deficientes ou que não estejam bem nesta cidade, que é a minha, onde eu nasci e que eu amo, na expectativa que algum ou alguém responsável tome conhecimento e providencie o seu arranjo ou diligencie uma solução.

Nunca... e repito com sublinhado:
NUNCA enderecei culpas desta ou daquela anomalia, ou “azelhice”, ou má obra, a ninguém, nunca citei nenhum nome de presidente de câmara ou de junta de freguesia como culpado, nunca julguei ninguém nem nenhuma instituição pela suas ações, pois estou em querer que, seja quem tenha sido, ou seja agora, ou a que partido político pertence, sempre quis, e queira, o melhor para a cidade.Já escrevo assim há quase 50 anos (já agora, desde 1975, na recentemente extinta A Voz da Figueira) sempre a alertar desta mesma maneira, e não é agora que vou mudar. Sempre me dei bem com todos, nunca ninguém deixou de me falar, mas compreendo que algumas publicações possam ser incómodas para alguns, e que “enfiem o barrete”, apesar de não ser esse o intuito.

Portanto, a propósito de alguns comentários (também não foram muitos, só três...) a perguntar se “mas isso é contra este!?...” ou então “mas isso já vem de trás, a culpa não é deste, é do anterior”, ou ainda “mas este ainda não teve tempo... Roma e Pavia não se fizeram nun dia...”, eu só pergunto: Se uma foto mostra um local sujo, se outra mostra um buraco no chão, se outra retrata uma parede a cair, não é de publicar para ver se alguém está atento e manda arranjar, ou é melhor deixar ficar assim!?

Finalizo, repetindo-me: Este jornal online, ou site, ou blogue, como se queira, não é nem nunca foi nem será contra ninguém, mas sempre defensor e em prol da Figueira da Foz!

quinta-feira, 21 de abril de 2022

25 de Abril com buracos!

O alcatrão da avenida 25 de Abril está visivelmente deteriorado, o que se tem vindo a notar sobretudo desde os finais do ano passado.

Mas agora, para além das rachas e fissuras em quase toda a sua extensão - o que ainda se ia tolerando - estão a surgir buracos. Que já “assustam” e que, não tarda nada, se irão transformar em buracões!

Uma situação que se repete por algumas outras vias da cidade e concelho, o que leva as pessoas a perguntar: “-Porque é que a Figueira da Foz tem sempre alcatrão em falta!?” >> > > > > > > > > >

Verifique ao início o contador de combustível! A ASAE detetou equipamentos já com quantias marcadas antes de abastecer!

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), detetou em flagrante delito uma bomba de combustível, de gasóleo simples, em prática especulativa, numa estação de serviço do norte do país.

Durante a ação os inspetores verificaram que, no início de cada abastecimento, após o reset do contador e mesmo antes de ser pressionado o manípulo da agulheta da bomba, o contador alterava-se automaticamente, cobrando valores até 1,65 euros sem que o consumidor tenha feito qualquer abastecimento!

Os equipamentos em causa já tinham sido sujeitos a controlo metrológico este ano, exibindo o respetivo selo de validade e de conformidade, tendo-se procedido à sua selagem e respetiva apreensão, de forma cautelar, para a respetiva perícia técnica.

Em causa estão fortes indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e eventual crime de falsificação de notação técnica, tendo os factos sido, de imediato, comunicados ao Ministério Público. De referir que se trata da quarta ocorrência semelhante detetada pela ASAE nos últimos meses.

O melhor é mesmo cá pelo burgo, e sem duvidar de ninguém, de olhar bem para o contador de combustível antes de abastecer! É que pode haver algum “errozito” qualquer daqueles “sem querer”!

(Informação constante do site da ASAE)

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Forte ventania nestes 3 dias fez alguns estragos pelo concelho!

Passaram três dias de anunciada forte ventania que causou alguns estragos pelo nosso concelho.Segundo fonte dos Bombeiros Sapadores os danos foram dispersos e de pouca monta.

Na 2ª feira, uma grossas ramadas de palmeiras caíram na Travessa da Fonte Nova, em Buarcos;

Ontem, 3ª feira, um arrastamento de um contentor de lixo na rua D. José I, uma queda de árvore nas pontes de Maiorca, e um toldo de metal do aínda denominado edifício O Trabalho, na rua Cândido dos Reis!

E já hoje fomos alertados para o “desaparecimento” de algumas letras e número da estrutura “FIGUEIRA 250”.

Amanhã continua um pouco de vento, já menos, é certo, mas acompanhado de chuva que será persistente (ou seja, “chata”) nalguns períodos! 

(Foto inicial de José Augusto O. Fernandes)

Bandas, serenatas e Carlos Alberto Moniz no coreto do jardim / e Tony Carreira nas Festas da Cidade!

Foi hoje dado a conhecer o programa das comemorações do 25 de Abril previstas para a Figueira da Foz que irão decorrer de sexta-feira dia 22 a segunda-feira dia 25. 

Dia 22, 18h00 no coreto do Jardim Municipal – Banda da Sociedade Boa União Alhadense;Dia 23, 16h00 no coreto do Jardim Municipal – Serenata pela Tuna Universitária da Figueira da Foz;

Dia 24, 17h00 no coreto do Jardim Municipal – Carlos Alberto Moniz;

Dia 25, 17h30 no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz – Canções de Abril pela Casa do Pessoal do HDFF.

Por sua vez foi dado a conhecer por Pedro Santana Lopes, no final da sessão de Câmara de hoje, que as Festas da Cidade / São João da Figueira da Foz irão retomar este ano o formato anterior à pandemia da covid-19, com uma "programação rica" e concertos a cargo de artistas nacionais e locais, com destaque para a presença do cantor Tony Carreira.

Será também retomada a Feira das Freguesias entre os dias 15 e 27 de junho com interregno nos dias 20 e 21.

Relembre-se que Tony Carreira atuou no Casino da Figueira em 2011 (VER VÍDEO AQUI), e que no ano passado recordou à Comunicação Social que “A 5 de março de 1988 iniciei no Casino da Figueira da Foz aquela que veio a ser uma carreira fantástica!”

34 anos de carreira que irá recordar neste ano de 2022 nas Festas da Cidade da Figueira da Foz!

terça-feira, 19 de abril de 2022

Não Tomi nada como certo!

Agora que passou esta época pascal em que a hotelaria e a restauração figueirense ganharam algum folego proporcionado pelo abrandar das restrições pandémicas, pela realização de eventos populares como a Feira Medieval ou o Kid Fest na reabertura do jardim, e sobretudo pela presença na cidade de inúmeros visitantes e turistas nacionais e estrangeiros com forte predominância de espanhóis, bem que se poderia ter diligenciado para colocar os dois Tomi's situados na cidade (no passeio junto à Torre do Relógio e no jardim) em funcionamento.

Desativados por precaução desde o início da pandemia pela entidade promotora, em março de 2020, bem que esta os poderia recolocar agora em funcionamento, o que seria de muita utilidade para a cidade pois os Tomi's, ou mupis, disponibilizam notícias, agenda, diretório e transportes, e ainda o apreciado sistema proporcionado aos seus utilizadores de tirar uma foto no momento e partilhá-la de imediato seja via email ou smartphone.

Pronto, não foi agora, mas... falta muito!?

É que vem aí um verão que, tudo o indica, poderá ser bem mais promissor e com mais visitantes que os dois últimos!

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Figueira da Foz em alerta amarelo para três dias de vento com rajadas fortes e agitação marítima... e depois vem a chuva!

A Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertaram hoje para o agravamento das condições meteorológicas em Portugal Continental. A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental, entre as 18h00 de hoje 18 de abril, e as 06h00 de quarta-feira dia 20 de abril.

Já o IPMA colocou vários distritos em alerta amarelo, que quanto ao nosso concelho se refere a Agitação Marítima: 2ª feira e 3ª feira (das 00h00 às 06h00) e 4ª feira (das 00h00 às 20h00) com ondas até 4,5 metros.Quanto ao vento, alerta amarelo para os três dias entre as 15h00 e as 00h00, com as rajadas a poderem atingir os 70 km hora, provenientes do quadrante norte, e daqui também a previsão de descida das temperaturas.

Mas se na 5ª feira passa o mau tempo no mar e a ventania... começa a chuva! E vai chover bem pelo menos durante uma semana. Lá dizem os “entendidos” que é para cumprir o tal ditado do mês de abril águas mil...

Parque Verde ou... matagal das Abadias!?

Pois é! Em nove fotos mostramos o estado de algum abandono, falta de limpeza e de manutenção que se vêm em muitos pontos do Parque das Abadias.
Compreende-se que se está a sair de uma época de inverno (que pouco se tem feito sentir, na verdade) só que também tem de se considerar que já estamos na primavera (não parece mas estamos) e que, com as férias escolares a surgirem e um tempo dentro em pouco previsivelmente melhor, aquele será um espaço bem mais apinhado de crianças e de pessoal a fazer a sua ginástica e corrida, e até de muitos excursionistas de autocarros ali a pararem para descansar e comer “uma bucha” antes de seguirem viagem.

E “aquilo” no estado que as fotos mostram não abona em nada a cidade! 

(Fotos desta manhã de João Freitas)

domingo, 17 de abril de 2022

Feira Medieval chega ao fim com as pessoas a interrogarem-se: “-O quê, já!?

Auto de encerramento decorreu pelo meirinho cerca das 22 horas que coincidiu com o encerramento das pipas, que foi antecedido de fogo e pirotecnia leve. Foi uma Feira Medieval que arrastou multidões à Praceta Ledesma Criado e a todo o espaço situado entre o Meeting Point e o Forte de Santa Catarina, que se estendeu também à zona do espelho de água para permitir um maior espaçamento entre feirantes e o público.

Foram recriados episódios históricos com torneio de armas, espetáculos de fogo, falcoaria, música e muita animação.

Sem dúvida uma iniciativa de sucesso e que correu bem, muito devido à possibilidade das pessoas já se poderem movimentar um pouco mais à vontade depois de dois anos de confinamentos, e de o o tempo ter ajudado a preceito!Êxito que se mede pelo “palpite” que ouvimos de um visitante deste domingo ao saber que terminava hoje: “-O quê, já!?”

(Na foto inicial o grupo História Viva, que organiza recriações históricas, animação de eventos, teatros de rua e jantares temáticos para empresas, pousou para o O Palhetas na Foz; em baixo, um dos vários espetáculos que animaram a tarde deste último dia)

Enterro do Bacalhau + Queima do Judas ontem pelas ruas da cidade e no Largo do Vale em reportagem da RTP!

A Sociedade Filarmónica Dez de Agosto organizou e levou a efeito ontem, Sábado de Aleluia, a tradicional 'Queima do Judas' e o Enterro do Bacalhau, tradições de Páscoa que remontam aos anos de 1940 do século passado e que a Sociedade Filarmónica 10 de Agosto insiste em manter vivas.De manhã por volta do meio dia foi então a Queima do Judas com o Largo de S. João do Vale apinhado!

À noite, e percorrendo vários locais da cidade, o Enterro do Bacalhau, perante a curiosidade das centenas de pessoas, entre locais e visitantes, que iam assistindo a esta tradição =Reportagem da RTP – VER AQUI=

Recomeçaram atos de vandalismo nas madrugadas do Bairro Novo!? Onde estão as prometidas câmaras de videovigilância?

Na madrugada deste domingo, sem se precisar a hora, “alguém” derrubou e danificou o cinzeiro / canteiro situado à porta do restaurante Caçarola Dois. O que também já aconteceu em julho de 2021.
Segundo o empresário e proprietário Mário Esteves, aqueles são peças caras colocadas para substituir os tradicionais e menos estéticos equipamentos, e assim dignificar o local.

Acrescenta que não foi o único a sofrer prejuízos, pois também foi “surripiado” um tapete de rua de outro estabelecimento. E pergunta: “-Então mas quando são instaladas as tais câmaras de videovigilância que são faladas há quase um ano!?”

Outro leitor refere que também houve montras cuspidas e lamenta que os barulhos na rua e impropérios em alta voz tenham recomeçado.

E qualquer dos dois testemunhos referem uma preocupação comum: “-Se não houver uma mais adequada vigilância onde é que isto irá parar!?”

sábado, 16 de abril de 2022

Em Tempo de Quaresma dois retratos para descontrair!

PÁSCOA

Uma foto deste início de noite, véspera de Domingo de Páscoa (de autoria de António Gonçalves); 

E outra foto do início desta semana, com o assinalar da Figueira da Foz elevada a vila há 250 anos (em 1771) neste ano de 2022 em que passam 140 anos da sua elevação a cidade (1882) com os barcos em manutenção e em terra seca a testemunhar!

Duas datas “redondas”!


sexta-feira, 15 de abril de 2022

Polícia espanhola colabora com PSP nesta semana de Páscoa!

Em período da visita de muitos turistas à Figueira da Foz, com especial incidência de espanhóis, é referido pelo Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Coimbra que, no âmbito de um protocolo policial estabelecido com o 'Cuerpo Nacional de Policía de Espanha', foi estabelecida uma cooperação de policiamento direcionada para o apoio a turistas de nacionalidade espanhola que se deslocam às cidades de Coimbra e Figueira da Foz.

“Esta cooperação assenta numa visibilidade conjunta para eventuais gestões de conflitos que possam acontecer nas malhas sociais de maiores concentrações de turistas neste período Pascoal”.

E esta manhã era possível observar em pleno Bairro Novo essa união das duas polícias em cooperação, que teve início no transato dia 11 e que irá decorrer até 4ª feira dia 20 de abril.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------