quarta-feira, 31 de março de 2021

Uma jovem de 16 anos foi salva esta tarde na praia da Torre do Relógio por um cidadão!

Uma jovem de 16 anos foi hoje salva por um cidadão na praia da Torre do Relógio após ter ficado em dificuldades e não conseguir sair do mar. 

O piquete do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz recebeu o alerta pelas 15h37 tendo-se deslocado de imediato para o local, juntamente com uma ambulância do INEM e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM. 

A jovem foi prontamente retirada da água por um cidadão que se encontrava próximo do local, tendo a Polícia Marítima levado os elementos do INEM e da VMER no areal para prestar auxílio, tendo sido depois transportada para o Hospital Distrital da Figueira da Foz com sinais de hipotermia mas consciente e em situação estável. 

O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz tomou conta da ocorrência, tendo também contactado os pais da jovem. 

(Informação constante da página oficial da Autoridade Marítima Nacional - Ilustração nossa)

Poeirada pelo ar - sujidade pelas ruas! Figueira não escapou!

Agora é só lavar os carros, montras, portas, e tudo o que esteve mais exposto a estas poeiras trazidas para território nacional por uma massa de ar do Norte de África. A Direção Geral da Saúde emitiu mesmo um aviso aconselhou mesmo as crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios e cardiovasculares a permanecerem em casa enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas no Norte de África, desaconselhando a prática de exercício ao ar livre. 

Está a desaparecer e o que vale é que amanhã vai chover, começando as primeiras gotas a cair dentro em pouco, pelas 3 horas da madrugada! É bom para "acamar" as poeiras, mas quem tiver o carro sujo... vai encontrá-lo ainda mais sujo!

terça-feira, 30 de março de 2021

Temperatura política está a subir no Bom Sucesso!

Com este título o Diário As Beiras de hoje dá à estampa um artigo que prende a atenção, assinado pelo jornalista Jot'Alves. 
Como é sabido não costuma este jornal publicar questões políticas, mas abrimos uma exceção para este excelente naco de prosa que publicamos de seguida e que extraímos do artigo (com ilustração nossa) bem elucidativo do que é o emaranhado da politiquice sobretudo nas autárquicas. Pedimos ao mesmo tempo a alguém que perceba mesmo "disto" que nos explique melhor! É que ficámos confusos!... mas cá vai o texto: 

"-O “fator” Santana Lopes já fez subir a temperatura política no Bom Sucesso. Nesta freguesia do norte do concelho, o ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz tem o antigo presidente da junta David Azenha, histórico militante do PSD, como um dos mais ativos entusiastas da sua possível candidatura. O presidente da Junta do Bom Sucesso, Carlos Batata, que cumpre o primeiro mandato ao qual se candidatou por um movimento independente, já foi anunciado como candidato do PS. A secretária do mesmo executivo, Cristina Figueiredo, por sua vez, foi eleita como cabeça de lista do PSD. Por seu turno Patrícia Dinis, tesoureira, concorreu pelo PS. As duas autarcas da “geringonça” tricolor poderão vir a fazer parte da lista de Santana Lopes à junta se o ex-primeiro-ministro entrar na corrida. A acontecer, Cristina Figueiredo deverá encabeçar a lista apesar de, segundo fonte social-democrata, ter mostrado disponibilidade para se recandidatar pelo PSD..." 

Perceberam!?

Arrendar casa na Figueira custa 4.72€ por metro quadrado!

5,77 por metro quadrado. Foi este o valor mediano das rendas de alojamentos familiares estabelecidas em novos contratos de arrendamento em Portugal, no quarto trimestre de 2020. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2019. Ao mesmo tempo, o número de novos contratos registou uma subida de 19,4%. 

Vila Flor tem o valor mais baixo (1.86) e Lisboa o mais caro (11.46). Para termos de comparação em relação à nossa cidade: Mira (2.99), Soure (3.13), Montemor-o-Velho(3.0), Coimbra (5.7). =Para saber mais ler o artigo completo AQUI=

segunda-feira, 29 de março de 2021

Falsificação de documentos em Lavos sob investigação!

A Assembleia de Freguesia (AF) de Lavos reuniu-se, em sessão extraordinária, para deliberar sobre a alegada falsificação de documentos, pela secretária e pelo tesoureiro da junta, Susana Carreira e José Coelho (PS). 

A proposta foi aprovada com cinco votos a favor, dois contra e duas abstenções. Os processos serão enviados ao Ministério Público. 

Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da mesa da AF, Rui Jordão (PSD), adiantou que “a AF aprovou enviar uma queixa para o Ministério Público, devido a eventuais ilegalidades e irregularidades de alguns elementos do executivo da junta”. O autarca acabaria por adiantar que os suspeitos das alegadas práticas são a secretária e o tesoureiro. 

Rui Jordão acrescentou que “algumas das coisas têm a ver com passagem de declarações falsas [enviadas ao Instituto de Emprego e Formação Profissional] e, também, assinatura de e-mail pelo tesoureiro como sendo presidente da junta”. O segundo episódio estará relacionado com um terreno da junta em Carvalhais de Lavos. =Publicação de Diário As Beiras que pode ler completa na sua edição impressa de hoje=

GNR apreendeu armas de fogo na Figueira da Foz a suspeito de violência doméstica!

O Comando Territorial de Coimbra da GNR através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) apreendeu no dia 25 de março duas armas de fogo e várias munições no âmbito de um processo de violência doméstica no concelho de Figueira da Foz. 
Na sequência de uma investigação por violência doméstica em que o suspeito de 39 anos agredia fisicamente a vítima sua ex-companheira de 42 anos, os militares da GNR apuraram que o agressor tinha violado a medida de coação que lhe havia sido imposta pela autoridade judiciária de entregar as armas que tivesse em sua posse. No seguimento da ação foi dado cumprimento a duas buscas, uma domiciliária e uma em veículo, tendo sido apreendidas duas armas de fogo de calibre 12, bem como 970 cartuchos do mesmo calibre. 

Os factos foram remetidos para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Figueira da Foz. A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Maiorca e do Destacamento de Intervenção (DI) de Coimbra. 

=Publicação constante do site oficial da GNR (29-03-2021)=

domingo, 28 de março de 2021

Varandim da esplanada a ser arranjado agora só falta o resto!

Há já uns dias que se vê o varandim da Esplanada Silva Guimarães a ser arranjado. Uma boa iniciativa, pois na verdade os figueirenses há muito que anseiam por estas "obras pequenas" mas que tanta falta fazem! 

Porque "das obras grandes" muitas das quais não fazem falta nenhuma, estão todos fartos... até porque nunca mais acabam! 

Quando terminarem espera-se que igualmente consertem alguns dos bancos, mas sobretudo que arranjem o empedrado da rua Cândido dos Reis neste troço que dá acesso à esplanada que está (não há outra forma de o dizer) uma vergonha! Há largos meses! 

Já agora, e por falar nos bancos da esplanada: Antigamente estes eram constituídos por duplo assento, para a frente e para trás (ou seja, davam para se poder ver o areal e o mar, ou então algum espetáculo que estivesse a decorrer naquele espaço).
Enfim, uma mera lembrança que "fica no ar" e que os figueirenses apreciariam!

Quiosque já tinha ido... agora foram as escadas e o resto!

Todos ainda se lembram do quiosque que se encontrava situado nesta esquina elevada com uma escadaria ao lado, junto do Tribunal da Figueira da Foz. No inicio de janeiro de 2015 foi demolido o quiosque, esta semana foram as escadas... e o resto! 

Agora desapareceu tudo!

Uma obra inserida no "projeto de remodelação e beneficiação do Jardim Municipal e áreas envolventes". Que se espera que cumpra o prazo de execução previsto, que é de 12 meses!

Pontes da vala das Abadias já foram todas substituídas!

Mais uma daquelas "obras pequenas" que a cidade tanto precisa. 
Algumas destas pontes já 'tremiam' quando nela se passava, via-se ruína nas juntas e muita madeira apodrecida à vista!
« « « « « « « «

sábado, 27 de março de 2021

Já daqui a nada - Em madrugada de agitação marítima, muda a hora! E no 1º dia de abril começa a chover e não é mentira!

À 01 hora da próxima madrugada (domingo 28 de março em Portugal continental e na Madeira) os relógios devem ser adiantados 60 minutos, passando para as 02h00 da manhã, entrando-se assim no Regime de Verão. Nos Açores esta mudança será feita das 00h00 horas para a 01h00. Ou seja, os dias vão ficar maiores. 

Para além desta alteração, há um aviso amarelo do IPMA para agitação marítima em vigor neste sábado e até ao início da próxima madrugada de domingo. 

Por fim e quanto às previsões meteorológicas, tempo parcialmente nublado até ao fim de março, mas a partir do dia 1 de abril (próxima 5ª feira) prepare-se para alguma chuva e aguaceiros moderados pelo menos nos primeiros dez dias! Quanto à temperaturas e neste período até dia 10 de abril, esqueça, não espere nenhuma subida nem das mínimas nem das máximas. E até pode haver algum vento... frio!

Sul do concelho sem água desde ontem devido a dupla rutura!

A margem sul da Figueira da Foz ficou esta sexta-feira desde as 21h00 sem fornecimento de água devido a uma dupla rotura na rede. 
O Diário As Beiras, de onde extraímos estas linhas, ouviu João Damasceno o diretor-geral da empresa concessionária de água e saneamento Águas da Figueira, que referiu tratar-se de uma avaria que demora a reparar mas que se espera que fique resolvida ainda este sábado. 

Entretanto foram utilizados os reservatórios o que permitiu repor o serviço às populações situadas a sul de Armazéns de Lavos, mas a Zona Industrial e a Freguesia de São Pedro terão de esperar pela reparação da avaria. 

Para assegurar o fornecimento de água ao hospital, lares e outros equipamentos sociais sensíveis, foram mobilizados autotanques dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. Por outro lado, foi acionada a Estação de Tratamento de Água de Lavos, fornecida por furos da concessionária e com o apoio de água fornecida pelas unidades industriais do setor do papel Celbi e The Navigator Company. 

“Correu tudo mal, porque houve uma dupla rotura, na conduta principal e na conduta de reserva. Não é normal, mas aconteceu”, esclareceu o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, adiantando que “poderá ter sido provocada pelo comboio a passar [na linha do porto comercial]”

Na sua página do Facebook o Município Figueirense prevê que o restabelecimento de fornecimento de água se efetue entre as 21h00 e as 22h00 horas de hoje, e que até lá se encontram dois veículos tanque a fornecer água junto ao Largo da Igreja de São Pedro e do estacionamento da Praia da Cova. (Ilustração nossa. Compilação de Diário As Beiras)

sexta-feira, 26 de março de 2021

Violência doméstica contra sogra na Figueira da Foz leva a pena de prisão para mulher!

Uma mulher e o seu companheiro moravam numa habitação, mas apesar de a vítima viver num anexo desta habitação "viviam, conviviam e comiam juntos, com uma vivência comum durante uma década". 

O Tribunal de Coimbra deu como provados os factos constantes da acusação do Ministério Público, tendo ficado 'convencido' de que a arguida, que tinha um problema de alcoolismo, "afogou com o braço" a idosa, disse que a matava, arranhou-a e, já depois de sair de casa, a assustava à noite com uma lanterna apontada à habitação "com o único intuito de a aterrorizar". Segundo a acusação, em 2019 o convívio com a mãe do seu companheiro, que já era precário e difícil, tornou-se mais violento. 

Assim, condenou esta quinta-feira a mulher de 46 anos a uma pena suspensa de dois anos e meio de prisão por violência doméstica contra a mãe do seu companheiro, na Figueira da Foz. Para a definição da pena pesou o facto de a arguida não ter antecedentes criminais e de ser ter afastado da vítima, tendo terminado a relação com o seu na altura companheiro e filho da ofendida. 

No julgamento, a arguida respondia ainda por outro processo, anexado a este, em que era acusada de ofensas a um homem na Figueira da Foz, no entanto, acabou por não ser condenada por ter havido desistência da queixa... (Ilustração nossa. Extrato de notícia de TVI24 que pode ler completas AQUI)

quinta-feira, 25 de março de 2021

Três detidos ontem por tráfico, posse ilegal de arma e coação no concelho da Figueira da Foz!

Esta 4ª feira de manhã a Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial da Figueira da Foz, na sequência de uma investigação que durava há cerca de quatro meses, deteve 3 homens pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, posse ilegal de arma e coação com recurso a arma de fogo. 

Os suspeitos, com idades compreendidas entre 22 e 26 anos, foram na manhã de ontem alvo de buscas domiciliárias e não domiciliárias em diferentes áreas do concelho da Figueira da Foz, tendo sido apreendido os seguintes itens: 

Uma arma de fogo de calibre 9mm com quatro carregadores; 187 munições de calibre 9mm; Uma arma de fogo transformada de marca "Browning" calibre 6.35mm sem número de série; Uma pistola de ar comprimido calibre 4.5 de cor preta de marca Gamo; Um cartucho de calibre 12 de cor cinza de marca JG; Uma caixa de munições vazia com capacidade de 50 munições; 1125 doses individuais de liamba; Duas balanças de precisão para pesagem de produto estupefaciente; 655 euros em dinheiro; 5 telemóveis; Vários documentos conectados com o crime de extorsão; E diverso material informático. 

Da investigação levada a efeito até ao momento foi possível perceber que os detidos promoviam a sua atividade criminal na cidade da Figueira da Foz e áreas limítrofes, vendendo produto estupefaciente a um grande número de toxicodependentes, chegando a operar noutros pontos do país para consumar crimes de extorsão. 

Os 3 indivíduos detidos foram a 1º interrogatório judicial, aguardando-se a Douta Decisão Judicial quanto às medidas de coação a aplicar. 

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP)

GNR alerta para as burlas através de SMS que oferecem prémios ou pedem para atualizar a sua conta bancária!

Estas novas formas de burla chamam-se 'smishing', um derivado do 'phising'. Smishing é quando alguém tenta convencê-lo a fornecer informações privadas através de mensagens SMS ou de texto, e está a tornar-se uma ameaça disseminada e crescente no universo da segurança online. 

Normalmente é enviada uma SMS ou uma MMS, onde são, por exemplo, oferecidos prémios ou a solicitar a confirmação de algum tipo de vínculo com uma empresa credível. A mensagem contém um link e ao clicar no mesmo é reencaminhado para uma página onde é solicitado o preenchimento de dados pessoais, como cartão de crédito ou outros. 

Estas mensagens são enviadas em nome de empresas conhecidas, geralmente de comercializadoras de energia, de operadores de telecomunicações e de empresas de entrega de encomendas. 

=A GNR publicou vários alertas que pode consultar AQUI=

quarta-feira, 24 de março de 2021

Grupos vendiam droga na região Centro - Casal liderava tráfico na Figueira da Foz - 20 arguidos vão agora a julgamento!

O Tribunal de Coimbra começa a julgar na sexta-feira 20 arguidos de diferentes grupos que se dedicavam ao tráfico de droga, principalmente a revendedores, em toda a região Centro. 

Foram identificados cinco grupos que se dedicavam ao tráfico de droga, sobretudo cocaína e heroína, entre 2017 e 2019. 

Quase todos os grupos eram liderados por casais, sendo identificado um grupo que tinha uma área de atuação que ia da Figueira da Foz até Viseu e Lamego, outro que se dedicava na zona do Peso da Régua, um no Pinhal Interior, outro em todo o litoral da região Centro, da Serra d'El Rei até à Praia de Mira, e um último que trabalhava sobretudo no interior, em concelhos do distrito da Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Viseu. 

Cinco dos 20 arguidos já foram condenados várias vezes por tráfico de droga. Três estão em prisão preventiva e dois em prisão domiciliária... 

(Ilustração nossa. Extrato de notícia compilada de Correio da Manhã que pode ler completa AQUI)

Quê!? Ora deixem-me aqui recordar que 'intigamente' na Escola Conde de Ferreira...

Resumindo = ...se eu chegasse a casa, vindo da escola primária Conde de Ferreira da Figueira da Foz (uma grande escola primária e de início de aprendizagem de muitos) e dissesse que o professor Ferro Alves (igualmente um grande professor) me tinha dado um puxão de orelhas ainda 'levava' mais e das boas! (Um palpite muito próprio sem por em causa esta notícia apelidada pela mãe de "maus tratos")!

terça-feira, 23 de março de 2021

Obras recomeçam no promontório e as do mercado lá vão indo!

Recomeçaram ontem as obras naquele apelidado promontório situado no passeio entre a Praça Velha e a Avenida Foz do Mondego. O qual, como publicámos há mais de um ano, trata-se de "um prolongamento da Praça Velha e será uma continuidade de espaço público. Ficará ligeiramente rampeado, criando um 'plateau' mais elevado relativamente ao arruamento, o que permitirá dois eixos de enquadramento de vistas, um sobre a marina e o rio e ou outro para a própria Praça Velha. O espaço será revestido a lajeado em pedra e área ajardinada, e no referido ponto mais alto terá três bancos em pedra sem costas." 

Pronto, então está bem! Aliás, está bem qualquer coisa desde que as obras avancem mesmo, estas que tiveram início vai para dois anos! 

...........

Já junto ao mercado as obras no 'buraco' lá vão andando, devagar, devagarinho... ontem estiveram paradas porque, segundo se comentava, "estava-se à espera que uma 'ligação' viesse lá de cima das outras obras!..." mas hoje a 'ligação' já devia ter chegado pois trabalhava-se em força! 

E as pessoas vão-se cansando até ao limite destas obras que, dizem os responsáveis, são muito úteis... mas exasperam porque nunca mais acabam!

O jovem que disparou contra a Discoteca NB na Figueira da Foz vai a julgamento acusado de 7 crimes de homicídio!

Um jovem de 25 anos começa a ser julgado amanhã no Tribunal de Coimbra sob a acusação de sete crimes de homicídio na forma tentada, após ter efetuado disparos à porta de uma discoteca na Figueira da Foz, em 2019. O arguido, que está preso preventivamente, terá, na mesma madrugada, efetuado disparos contra sete pessoas, duas das quais seguranças, à entrada da discoteca NB na Figueira da Foz, a 01 de dezembro de 2019. 
Segundo o Ministério Público, o jovem tinha sido proibido de entrar naquela discoteca entre os finais de 2018 e início de 2019, "na sequência de episódios de violência física e verbal dirigidos contra funcionários e clientes, no interior daquele espaço". 

Desde então, o arguido alegadamente "ficava muito exaltado", sempre que lhe era negada a entrada na discoteca, tendo "ameaçado de morte os elementos de segurança" do espaço. 

Em 01 de dezembro de 2019, depois de ter estado a confraternizar com alguns amigos perto da discoteca, o arguido terá abandonado o local e regressado, duas horas depois, às 07h07, tendo parado o seu carro a cerca de seis metros da entrada do estabelecimento, conta o despacho de acusação. 

Num momento em que à porta estavam um segurança e três clientes, o jovem empunhou um revólver de calibre .22 e terá efetuado pelo menos dez disparos, não atingindo nenhuma das pessoas. 

Meia hora depois, quando estava o mesmo segurança que tinha sido alvo dos disparos acompanhado de um colega, a relações públicas da discoteca e um cliente a verificar os estragos, o arguido voltou ao espaço, acompanhado de um indivíduo que não foi identificado pela investigação. 

Dentro do carro e a cerca de 60 metros do local, os dois homens efetuaram disparos na direção dos dois seguranças da discoteca, sem acertarem em ninguém, e colocaram-se em fuga... 

=Compilação de MSN Notícias que pode ler completa AQUI=

Mão cheia de rapidinhas sobre o nosso concelho publicadas nos últimos 7 dias!

DESTAQUE para o facto de ontem, 2º feira dia 22 de março, não ter sido assinalado um único caso de contágio no concelho da Figueira da Foz e de também já não existir um único caso ativo em lares e IPPS locais! 

Dia 16 - Notícias de Coimbra: Lançado concurso de 18 milhões de euros para reabilitar Ponte Edgar Cardoso na Figueira da Foz, um investimento estimado em 18 milhões de euros e um prazo de execução previsto de 720 dias, envolvendo trabalhos de proteção das superfícies de betão das torres e anticorrosiva da estrutura metálica do tabuleiro da ponte, a limpeza, decapagem e pintura dos guarda-corpos incluindo reparação dos módulos danificados, a substituição do revestimento existente nos passeios e das juntas de dilatação, e a alteração do sistema de iluminação pública. 

Dia 18 - Jornal de Negócios: Navigator inaugura central solar fotovoltaica na unidade da Figueira da Foz que se encontra instalada na cobertura da área fabril; 

Dia 18 - Revista Visão: Portugal disponibilizou 20 milhões de euros para combater espécies invasoras entre as quais uma intervenção na Lagoa da Vela e outra visando os 'jacintos de água' que costumam, anualmente, invadir o Rio Mondego entre Montemor-o-Velho e Figueira da Foz; 

Dia 20 - Eco Sapo: Quem se queira candidatar ao concurso do Fundo Revive Natureza poderá ter acesso a um financiamento de até 200 mil euros. Este Fundo abarca o Antigo Posto Fiscal de Quiaios e a Antiga Sede da Administração Florestal da Figueira da Foz; 

Dia 20 - Correio da Manhã: Empresários da restauração da Figueira da Foz apelam a prudência na Páscoa porque "o pior que podia acontecer para a economia é confinar, desconfinar, confinar e voltar a desconfinar..." 

Dia 23 - Município da Figueira: Depois de ontem não ter havido registo de novos casos de infeção de Covid-19 no nosso concelho, e de se terem registado hoje 9 casos, continua a não haver registo de nenhum novos casos ativos nos lares e IPPS.

segunda-feira, 22 de março de 2021

PSP da Figueira com fim de semana duro: Crimes de recetação, sem cartas, injúrias, e detenção para cumprimento de pena!

Na transata 6ª feira, dia 19, a Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial da Figueira da Foz realizou uma busca domiciliária no âmbito de uma investigação em curso em que existem suspeitas da prática do crime de recetação. Esta diligência processual foi bem sucedida, tendo sido possível recuperar um ciclomotor, um velocípede elétrico e três velocípedes, todos eles provenientes de furtos. 

.......... 

Também neste dia foi detida na cidade uma mulher de 30 anos para ser conduzida ao estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. 

A detida foi condenada a 7 anos de prisão efetiva por ter sido condenada pela prática dos crimes de Auxílio à Imigração Ilegal e Crime de Associação de Auxílio à Imigração Ilegal. 

.......... 

Ainda nesta 6ª feira a PSP da Figueira da Foz intercetou e deteve, na rua Heróis do Ultramar pelas 11 horas, um homem de 65 anos por se encontrar a conduzir um ciclomotor sem habilitação legal para o efeito. 

Já à noite, cerca das 22h45 no Passeio Infante Dom Henrique e pelos mesmos motivos, foi detida uma mulher de 33 anos por conduzir um ligeiro de passageiros. 

.......... 

Já no sábado à noite um homem de 30 anos foi detido por injúrias a um agente de autoridade. Elementos policiais acorreram a uma chamada dando conta de desavenças no interior de um prédio na rua Visconde Sousa Prego. Deslocaram-se ao local com o propósito de as sanar, onde chegaram por volta das 23 horas. Enquanto se inteiravam do sucedido, um suspeito recusou identificar-se e tentou agredir os agentes, dirigindo-lhe diversas injúrias. Por esta razão foi detido.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP )

Clube Náutico sugere gerir Marina da Figueira da Foz ao invés da sua entrega a privados!

Assinado pela direção do Clube Náutico da Figueira da Foz recebemos o seguinte comunicado: 

"Desde há muito que se fala duma eventual concessão a privados da exploração da Marina da Figueira da Foz. 

O assunto nos últimos tempos tem ganho proporção, tanto mais que o referido equipamento que compõe aquele espaço demonstra sinais evidentes de grande desgaste e necessita duma séria intervenção de modo a permitir que a Marina continue a prestar condignamente os serviços a que se destina, nomeadamente, assegurar a atracagem de embarcações de recreio náutico de vário tipo e dimensões, e onde os passadiços, os pilares de suporte, as linhas de fornecimento de eletricidade e água devem estar em perfeitas condições de segurança e funcionamento, assim como existe uma necessidade periódica de manter limpo e dragado todo aquele plano de água. 

A Marina da Figueira da Foz é considerada uma estrutura de média dimensão, condicionada por uma barra portuária com grande agitação marítima, vista como uma valência predominantemente doméstica sobretudo utilizada pelos residentes locais e dos concelho limítrofes, à exceção dos meses de verão onde acolhe utentes oriundos de várias partes do mundo em rota de passagem e que regra geral nela acostam para uma ou duas pernoitas. 

Não se trata pois duma Marina concorrida o ano inteiro, o que não a torna um produto apetecido para os grandes investidores particulares ligados ao setor, devido ao facto de não se mostrar um equipamento muito rentável em termos económicos, sendo no entanto indiscutível que se trata, ainda assim, duma grande valia para a cidade, concelho e região. 

O CNAFF, que há mais de 40 anos vem intervindo naquela área em virtude da atividade que desenvolve ao nível do recreio e competição náutica, nunca escondeu o seu interesse em explorar aquele equipamento, porquanto a sua proximidade com o meio, seja na sua utilização permanente, seja através do apoio que ali vem prestando, confere-lhe um conhecimento profundo sobre toda aquela realidade.

Atento ao acima exposto o CNAFF entende que aquela Marina, ao contrário de poder vir a ser objeto duma eventual concessão cujo processo corre o risco de se arrastar no tempo e não avançar por falta de interessados privados dada a sua parca competitividade económica, mostrar-se-ia preferível que fosse equacionada uma parceria formada entre este Clube, a Entidade Portuária e a Câmara Municipal, no sentido de se encontrar um modelo de gestão tripartida, delegando-se no CNAFF a administração do espaço contando com as supervisões da Administração do Porto e da Câmara Municipal da Figueira da Foz no que respeita ao aspeto da logística e da manutenção necessária para garantir o bom funcionamento daquela infraestrutura pública."

domingo, 21 de março de 2021

Sismo com epicentro a norte de Leiria sentido esta madrugada na Figueira da Foz!

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que na madrugada deste domingo pelas 01h35 foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo.

De magnitude 3.0 na escala de Richter, o seu epicentro foi localizado a cerca de 8 km a norte-noroeste de Leiria. 

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais, e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Leiria, tendo sido também sentido com menor intensidade nos concelhos de Figueira da Foz, Alcobaça, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós.

'Rota das Fontes da Freguesia de Maiorca' que vai ligar esta vila a Sanfins inaugurada amanhã

A Rota das Fontes da Freguesia de Maiorca do concelho da Figueira da Foz, projeto vencedor do Orçamento Participativo Geral 2019, tem como objetivo ligar a vila de Maiorca ao lugar de Sanfins pelas suas fontes e serras e é constituída pelos seguintes pontos por onde se irá passar: Fonte das Sete Bicas, Mãe de Água, Nascente da Mãe de Água, Caminho Real, Fonte da Serra de S. Bento, Fonte da Serra de Castros, Fonte do Canudo, Fonte do Casal Benzedor, Cruzeiro de Sanfins, Fonte de Sanfins de Baixo e Fonte de Sanfins, e tem condições para ser feita por via pedonal ou ciclável. 

Vai ser inaugurada amanhã, 2ª feira dia 22 de março pelas 15 horas, em cerimónia que irá decorrer no seu ponto inicial, no Parque de Merendas de Maiorca.

Entre tantos que há por aí... eis o cepo da cidade!

Virou atração em poucos
dias!
O CEPO!
Já agora
vamos a um desafio:
*dar-lhe um nome!*
Na sua
opinião, 
qual será
o mais adequado!?

sexta-feira, 19 de março de 2021

Continua-se 'a mandar' as pessoas para os supermercados onde não se paga nada!

Uma leitora nossa escreveu no seu mural do Facebook: "-Acho vergonhoso... em tempo de pandemia... o pequeno comércio com tantos problemas, com tantas contas para pagar..." 

Acrescenta que todos querem ajudar mas que, perante a melodia ao borolento estilo de "...eles come tudo", é mesmo preferível ir ao supermercado! 

Isto enquanto em Lisboa o pagamento de estacionamento continua suspenso desde 25 de janeiro e até que acabe o confinamento, portanto sem previsão de "data de fim"! E de modos similares noutras cidades!

quinta-feira, 18 de março de 2021

Concluída renovação - de 12 milhões de euros - no resort Malibu da Figueira da Foz!

A La Grande Maison Younan Collection, do grupo norte-americano Younan, concluiu a segunda fase da renovação do resort Malibu Foz, na Figueira da Foz, tendo o investimento superado os 12 milhões de euros. 

O resort, então designado Sweet Residence & Gardens, foi comprado pela Younan Collection em dezembro de 2018 por 3,5 milhões de euros, revelou ao Negócios Zaya S. Younan, CEO do grupo, em 2019. 

Seguiu-se uma primeira fase de remodelações, que abrangeu 40 quartos e as áreas comuns, com um investimento superior a cinco milhões de euros. Agora, a segunda e última fase contemplou 54 quartos e suites, bem como o ginásio e spa tendo o investimento superado os seis milhões de euros. 

A remodelação do resort implicou um investimento muito superior ao avançado por Zaya S. Younan ao Negócios em 2019, quando apontava para um valor de três milhões de euros. 

O resort irá reabrir ao público esta primavera... =Ler notícia completa de Jornal de Negócios AQUI=

quarta-feira, 17 de março de 2021

Sabe que no meio do novo jardim onde tantas crianças brincam vão poder circular bicicletas!?

É uma imprevidência e falta de bom senso gritante! Então não é que, segundo consta do Flyer Informativo, e divulgado por vários órgãos de comunicação social "A requalificação urbanística inclui várias ruas, um novo parque infantil e um corredor pedonal e ciclável..." (D.C.)

Ora não se pode pedir às crianças para ficarem confinadas no interior do, ou dos, parques infantis, ela vão correr todo o espaço verde! Afinal aquilo é um jardim! E de "confinamentos" estão todos fartos!

E se acontecer algum acidente!? Porque é previsível! Chama-se a PSP, a Câmara, a Figueira Parques, o empreiteiro, o engenheiro, ou fica assim!?

E também não estamos a ver as bicicletas só se remeterem ao tal "corredor pedonal e ciclável", algumas irão invadir as zonas à volta... e também misturar naquele corredor pessoas e bicicletas "não-lembra-ao-diabo"... mas lembrou a alguém!

terça-feira, 16 de março de 2021

Mãe que fugiu com filha detida na Figueira da Foz será julgada por subtração de menor!

A mãe e avó de menor que foram detidas na Figueira da Foz, e que estavam acusadas pelo Ministério Público dos crimes de maus tratos e de sequestro agravado, conheceram ontem a decisão tomada por um juiz de instrução criminal de Bragança que no despacho de pronúncia ilibou a avó da criança, decretando a sua imediata restituição à liberdade. 

A mãe, que em 2011 levou a menor para Barcelona, em Espanha, e que também estava em prisão preventiva, foi igualmente libertada, mas ficando sujeita a termo de identidade e residência, a mais leve das medidas de coação, enquanto aguarda pelo julgamento. 

A mãe da menor, de 57 anos, e a avó, de 81, tinham detidas em janeiro de 2021 pela GNR na Figueira da Foz, tendo estado desde então em prisão preventiva. 

A história remonta a fevereiro de 2011 quando o Tribunal de Barcelos decidiu alterar o regime do exercício do poder paternal relativo à menor, determinando que a mesma fosse confiada à guarda e cuidados do pai. A mãe não se conformou e “tudo fez” para não entregar a filha ao pai, segundo o processo. Chegou a marcar uma data para entregar a criança, tendo o pai pedido a uma irmã que a fosse buscar a casa, em Carvalhas, Barcelos. 

No dia marcado, o acesso à habitação estava “bloqueado” pelos habitantes da freguesia, pelo que a irmã do pai da menina nem sequer conseguiu aceder à porta da casa. No local, estava também a comunicação social, tendo a mãe da criança dito perante todos os presentes que o tribunal ia entregar a filha ao pai “apesar de este ter abusado sexualmente” dela. 

Desta forma, a mãe incitou a população à revolta e criou um ambiente de tensão, inviabilizando a entrega da criança. Chegou a haver uma “vigília” popular à porta de casa, tendo entretanto a mãe impedido a filha, então com sete anos, de ir à escola, para não ser “apanhada” pelo pai. 

No dia 01 de março de 2011, o tribunal ordenou a entrega coerciva da criança ao pai, mas a mãe já tinha fugido com ela para Barcelona, em Espanha, tendo ambas ali vivido até ao verão de 2018. 

Regressaram então a Portugal, tendo passado a viver na Figueira da Foz, onde a mãe e a avó da criança foram detidas, em janeiro deste ano. 

(Compilação de Notícias de Coimbra)

segunda-feira, 15 de março de 2021

*Desconfinamento para desopilamento com distanciamento e a Figueira com zero novos casos assinalados nas últimas 24 horas

Ufa! No dia em que teve início a primeira fase de desconfinamento, o sol aliou-se a uma belíssima tarde, sem vento - que só 'soprou' um pouco ao início desta noite - e sem frio. 

Ainda que timidamente, deu para desopilar, e de que maneira! Mas tudo ao postigo! Para 'dar uma' de conversa ao postigo, beber o saudoso cafezinho ao postigo, fazer uma compra mesmo que não necessária "mas só porque sim porque já tinha saudades" ao postigo... 

Agora vamos lá ver (cruzem aí os dedos...) se é para durar!... 

............................... 

Espera-se bem que sim. Pelo menos saúde-se a boa nova da divulgação no site do município que, segundo o Relatório da Situação Epidemiológica divulgado hoje, não ter havido nenhum novo caso de contágio nas últimas 24 horas no concelho da Figueira da Foz! Que continua no nível de Risco Moderado.

Duas detenções na Serra da Boa Viagem no mesmo local e por idêntico motivo!

Na passada 6ª feira pelas 14h15, no decurso de uma fiscalização levada a cabo por elementos da PSP da Figueira da Foz na Rua 1º de Maio na Serra da Boa Viagem, um indivíduo de 19 anos foi intercetado a conduzir um ciclomotor sem habilitação legal para o efeito.

Mais tarde, cerca das 14h30 no mesmo local e pelo mesmo motivo, foi também detido um homem de 23 anos por conduzir um ligeiro de passageiros.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Canas de pesca roubadas de carro em Buarcos!

Até mesmo canas de pesca à vista dentro de um automóvel 'cativam' os 'amigos-do-alheio'! 

Segundo o CM de hoje, um homem fez queixa à PSP por lhe terem furtado três canas de pesca que tinha deixado dentro do carro estacionado em Buarcos! (Notícia CM - Ilustração nossa)

domingo, 14 de março de 2021

Terá sido mesmo este o último domingo da proibição automóvel nas avenidas!? Mas os carros que se cuidem das ratoeiras!

Já se sabe que quando aparece uma nica de sol obviamente que as pessoas querem é sair e, pelo menos, caminhar e apanhar um pouco de vitamina D! 

Verdade que se nota na generalidade um extremo cuidado acrescentado, com quase todos a reafirmarem que fazem essas saídas com máscaras, respeitando o distanciamento, que usam álcool gel, etc. 

Verdade que consideramos que a avenida de Buarcos (avenida D. João II) fechada ao trânsito automóvel não tem muito cabimento, pois só ocasiona que as pessoas se concentrem mais noutros locais, como nas avenidas 25 de Abril e do Brasil, gerando maior aproximação entre si. Mas como este poderá ter sido o último fim de semana de confinamento, já não interessa... mas olhem que ainda não é certo, continuem com todos os cuidados! 

................. 

Por outro lado, e nos restantes dias, os automobilistas que se cuidem das ratoeiras existentes no piso da Avenida D. João II, que são os locais das grelhas de escoamento das águas pluviais exageradamente "afundadas" no alcatrão, o que já tem provocado danos nos rodados e com pneus rebentados à mistura!

Se na primeira foto, perto da Tamargueira, o buraco da grelha ainda-vá-que-não-vá pois se encontra encostado ao lancil do estacionamento, já o segundo, perto do Teimoso e ainda mais fundo, situa-se quase no local de rodagem dos pneus do lado direito dos veículos! 

Todos consideram incompreensível esta situação mais a mais por estar assim há tanto tempo e também por, no meio de tantas obras que se vêm por aí, não haver quem cuide desta anomalia que vai causando prejuízos ciclicamente!

Figueira da Foz, um lugar mágico! (TVI)

Dizem que é um sítio mágico, com o mar à volta, unindo a terra jurássica do Cabo Mondego, o rio com esse nome e a serra, a da Boa Viagem, de marinheiros e peregrinos. Figueira da Foz, cidade de praia e "praia da claridade", onde o sol brilha mais horas e a luz é o mais essencial... =Reportagem TVI hoje no 'Jornal da Uma' = VER AQUI=

sábado, 13 de março de 2021

A árvore que ia ser derrubada durante as obras do hotel... foi agora deitada abaixo quando já não há obras nenhumas!

Foi a modos que assim de repentemente nesta manhã deste sábado... sem ninguém contar "toma-lá-que-já-almoçaste!

No entanto, garantiram-nos que a árvore já estava mesmo seca há alguns anos! Como não sabemos, não comentamos, somente esperamos que as coisas sejam feitas com conta, peso e medida pelos responsáveis!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------